Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v lipo
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Tens ai um trabalho altamente parabéns
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
...continuação...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
...para finalizar.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Muito bons acabamentos
Parabéns
Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Muito pro, parabéns. Ja construíste o pack lipo? Como o vais carregar?
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Bem, ta mesmo um trabalhinho fantástico, gostei de bastantes pormenores que ai tens. É pena que nao a consigas por pronta ate ao encontro de Agueda, queria tanto dar umas voltinhas
Muitos parabens mais uma vez, ta mesmo fixe
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Essa caixa está impecável... Parabéns excelente trabalho.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Olá pessoal,
Obrigado pelos elogios. Depois de tanto trabalho e tempo dedicado na construção desta menina, sabe sempre bem ouvir opiniões positivas...
apr,
O pack de lipo ainda não está montado, mas vai ser assim:
Tenho 8 baterias, de 5amp e 6 celulas cada. Vou ligar em paralelo duas a duas, ficando com 4 blocos de 10 amp e aprox. 25volts cada bloco. Quando as coloco na bike, tenho um conector, liga os 4 blocos em serie, ficando com 100volts 10 amp. Quando as retiro da bike, deixam de estar em serie. Par carregar, sempre dentro da lareira, carrego um bloco de 6s2p de cada vez...posso carregar todos aos mesmo tempo em paralelo, o carregador tem potencia suficiente, mas carregando os blocos em separado, tenho uma ideia melhor do estado das celulas.
fidel,
Quando estiver pronta, a gente combina um encontro...moramos relativamente perto.
Abraço,
Luis Costa.
Obrigado pelos elogios. Depois de tanto trabalho e tempo dedicado na construção desta menina, sabe sempre bem ouvir opiniões positivas...
apr,
O pack de lipo ainda não está montado, mas vai ser assim:
Tenho 8 baterias, de 5amp e 6 celulas cada. Vou ligar em paralelo duas a duas, ficando com 4 blocos de 10 amp e aprox. 25volts cada bloco. Quando as coloco na bike, tenho um conector, liga os 4 blocos em serie, ficando com 100volts 10 amp. Quando as retiro da bike, deixam de estar em serie. Par carregar, sempre dentro da lareira, carrego um bloco de 6s2p de cada vez...posso carregar todos aos mesmo tempo em paralelo, o carregador tem potencia suficiente, mas carregando os blocos em separado, tenho uma ideia melhor do estado das celulas.
fidel,
Quando estiver pronta, a gente combina um encontro...moramos relativamente perto.
Abraço,
Luis Costa.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Pois, é pena que não possas vir a este, nem consegues aparecer? vens conhecer o pessoal e ver as suas maquinas.
Essa tensão que falas ta ligeiramente errada, tas a dizer que as células são de 4.2v mas na realidade são de 3.7, elas só tem 4.2v quando estão no final da carga, mal deres a primeira aceleradela elas baixam logo para os 88.8v.
Essa tensão que falas ta ligeiramente errada, tas a dizer que as células são de 4.2v mas na realidade são de 3.7, elas só tem 4.2v quando estão no final da carga, mal deres a primeira aceleradela elas baixam logo para os 88.8v.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
O paralelo é permanente? A forma como vais montar o pack é o ideal, eu fiz ao contrario, 18s em serie permanente e estou arrependido.
Porque preferiste carregar em multiplos de 6 ao invés de ser em bulk com um bms?
Desculpa tantas perguntas
Porque preferiste carregar em multiplos de 6 ao invés de ser em bulk com um bms?
Desculpa tantas perguntas
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Fidel,
Trabalho por turnos, no Aeroporto F.S.C...no fim de semana estou a trabalhar das 00:00 as 08:00, durante o dia é para dormir.
4.2v é carregadas ao maximo. 4.2x24celulas= 100.8v. Posso utilizar até 3.7v cada no minimo. 3.7x24= 88.8v. Quando atingir 88.8v nominal, sem ser em acelaração, a bateria está praticamente vazia.
Estas baterias tem um comportamento diferente das tuas. E mais "perigosas".
apr,
Sim, o paralelo é permanente. No fundo, fico com uma bateria de 10amp. Os BMS disponíveis para LIPO (ex:bestekpower) ainda são muito recentes e pouco testados.
O meu carregador é de 6s. Posso carregar todas as baterias, 24, em paralelo, se quiser. Só que assim o carregador vê a bateria como sendo 6s40amp, se houver alguma bateria "marada" não é fácil de identificar. Assim sendo, carrego em 4 grupos de 6s10amp.
O carregador é o BMS para a carga e o controlador é o BMS para a descarga, programado para cortar a corrente a volta dos 86v. Estas baterias "nano", foram mais caras, mas em aceleração praticamente não existe SAG.
Luís Costa.
Trabalho por turnos, no Aeroporto F.S.C...no fim de semana estou a trabalhar das 00:00 as 08:00, durante o dia é para dormir.
4.2v é carregadas ao maximo. 4.2x24celulas= 100.8v. Posso utilizar até 3.7v cada no minimo. 3.7x24= 88.8v. Quando atingir 88.8v nominal, sem ser em acelaração, a bateria está praticamente vazia.
Estas baterias tem um comportamento diferente das tuas. E mais "perigosas".
apr,
Sim, o paralelo é permanente. No fundo, fico com uma bateria de 10amp. Os BMS disponíveis para LIPO (ex:bestekpower) ainda são muito recentes e pouco testados.
O meu carregador é de 6s. Posso carregar todas as baterias, 24, em paralelo, se quiser. Só que assim o carregador vê a bateria como sendo 6s40amp, se houver alguma bateria "marada" não é fácil de identificar. Assim sendo, carrego em 4 grupos de 6s10amp.
O carregador é o BMS para a carga e o controlador é o BMS para a descarga, programado para cortar a corrente a volta dos 86v. Estas baterias "nano", foram mais caras, mas em aceleração praticamente não existe SAG.
Luís Costa.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Eu antes de usar LifePo usei LiPo, e tanto quanto eu sei 3.7 é a tensao nominal delas, nao é a tensao quando estao descarregadas.
Nas LifePo a tensao nominal é 3.2, quando carregadas podem ir ate aos 3.8 mas passando uns segundos vem para os 3.4/3.3 e acho que nas Lipo o processo é identico, mas nao ateimo muito pois a minha experiencia com elas nao foi das melhores.
Nas LifePo a tensao nominal é 3.2, quando carregadas podem ir ate aos 3.8 mas passando uns segundos vem para os 3.4/3.3 e acho que nas Lipo o processo é identico, mas nao ateimo muito pois a minha experiencia com elas nao foi das melhores.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Tambem não sou nenhum expert...
3.7v equivale a 10% de carga, 4.2v equivale a 100%.
Quando chego a 3.7v, carrego á volta de 9amp até aos 4.2v.
Luis.
3.7v equivale a 10% de carga, 4.2v equivale a 100%.
Quando chego a 3.7v, carrego á volta de 9amp até aos 4.2v.
Luis.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.
Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Olá vinnys,
Motor da marca Crystalyte, modelo 5306, preço 400€. Este motor já não está em produção mas tens o crystalyte ht.
carregador da marca Powerllab 6, preço do kit 250€, mais 100€ para fonte alimentação.
BMS não tenho.
Baterias da Hobbyking, 8 turnigy 5000mha, preço 400€.
cycle analyst, para medir consumos , voltagem...etc. recomendo.
Luís.
Motor da marca Crystalyte, modelo 5306, preço 400€. Este motor já não está em produção mas tens o crystalyte ht.
carregador da marca Powerllab 6, preço do kit 250€, mais 100€ para fonte alimentação.
BMS não tenho.
Baterias da Hobbyking, 8 turnigy 5000mha, preço 400€.
cycle analyst, para medir consumos , voltagem...etc. recomendo.
Luís.
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- Membro Gold
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
E entao? ja esta a ficar pronta a bike? ja anda?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Olá fidel
Ainda não quando estava nas ligações das fases e dos hall sensors, descobri que tinha um hall-sensor que não funcionava. Resultado... desmontar e abrir o motor e reparar o problema.
Luís.
Ainda não quando estava nas ligações das fases e dos hall sensors, descobri que tinha um hall-sensor que não funcionava. Resultado... desmontar e abrir o motor e reparar o problema.
Luís.
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- Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Estou a acompanhar o tópico e estou a gostar muito... Grande trabalho.
Aguardo por a ver a andar...
Aguardo por a ver a andar...
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- Membro Silver
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
este projecto esta excelente.
só uns pormenores, 100v e só 10ah não deve dar muita autonomia com essa potencia toda.
só uns pormenores, 100v e só 10ah não deve dar muita autonomia com essa potencia toda.
para usar baterias destas convem ser um expert, eu li mais sobre estas baterias do que sobre todo o resto da bike, 3.7 não equivale a 10% mas sim a 20%de cargaluisdacosta Escreveu:Tambem não sou nenhum expert...
3.7v equivale a 10% de carga, 4.2v equivale a 100%.
Quando chego a 3.7v, carrego á volta de 9amp até aos 4.2v.
Luis.
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Autor do tópico - Membro Silver
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- Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm
Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l
Olá jordison,
Sim, 10ah não é muito... de futuro talvez consiga 15ah, mas fica um pouco apertado dentro da caixa.
3.5 equivale a 3% a 4% aproximadamente.
3.6 equivale a 7% de carga aproximadamente.
O meu controlador está programado para cortar aos 88.8 volts, 3.7 por bateria e carrego no maximo até 99.6 volts, 4.15 cada uma.
Em alguns gráficos, abaixo dos 3.65 as baterias ficam muito instáveis e dai eu ir aos 3.7. Uma margem de segurança...
Sem duvida que já li umas centenas de tópicos sobre as lipo, principalmente no "endless-sphere" e no "rc-groups", para já tudo corre bem, mas não facilito. A primeira coisa que eu faço, quando chego a casa, e tirar as baterias e colocar dentro da lareira.
Sim, 10ah não é muito... de futuro talvez consiga 15ah, mas fica um pouco apertado dentro da caixa.
3.5 equivale a 3% a 4% aproximadamente.
3.6 equivale a 7% de carga aproximadamente.
O meu controlador está programado para cortar aos 88.8 volts, 3.7 por bateria e carrego no maximo até 99.6 volts, 4.15 cada uma.
Em alguns gráficos, abaixo dos 3.65 as baterias ficam muito instáveis e dai eu ir aos 3.7. Uma margem de segurança...
Sem duvida que já li umas centenas de tópicos sobre as lipo, principalmente no "endless-sphere" e no "rc-groups", para já tudo corre bem, mas não facilito. A primeira coisa que eu faço, quando chego a casa, e tirar as baterias e colocar dentro da lareira.