Smart BMS

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Smart BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso é muita energia acumulada! Temos que ver que se trata de 3,7V! Ainda vai dar confusão para muitos casos, por ser do tamanho das AA.
Bons testes!
Tudo por um mundo mais limpo!


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Smart BMS

Mensagem por RuiSantos10 »

Ora bolas!

Concluí agora a leitura deste tópico, depois de vir do começo do mesmo com Arduino, e parece-me que terá sido mais um projecto abandonado :( ou pelo menos, em stand-by há demasiado tempo...

Atraiu-me particularmente por ser Arduino, e por ser uma das coisas que também ando a estudar e a experimentar há uns meses! Estou longe de ter conhecimentos para construir um sistema de raiz por mim mesmo, mas muito rapidamente concluí que as ideias que tenho são justamente as que aqui foram referindo. Infelizmente fiquei foi com a noção de que realmente será muito difícil eu fazer este sistema sozinho.
Uma coisa é lidar com correntes baixas e fazer projectos do tamanho da mão, outra é gerir a fidelidade e o comportamento de um sistema de baterias.

Ainda assim, estou bastante convicto de que quando conseguir obter um VE, o Arduino será certamente incluido, provavelmente não para o BMS por várias razões, mas certamente para controlo da iluminação e segurança/alarme do veículo. Acho que é um sistema extremamente personalizável e até certo ponto muito fiável, mesmo não sendo propriamente robustos.


Começo é a pensar que tal como os projectos de conversões têm acabado por morrer devido à aparente impossibilidade de legalizar, este também morra e nem tem nada a ver com legalização, até porque poderia perfeitamente ser incluida numa dessas motas a electrões de origem. E assim volto ao tema comum aos meus tópicos, que é o de profunda vergonha em pertencer a um país que condena aqueles que tentam inovar low cost.

Talvez viva um pouco revoltado demais com o sistema, mas tenho todas as razões para isso e além do mais, vaguear aqui pelo fórum tem-me mostrado que em alguns aspectos é muito difícil ou impossível bater o pé.
Mas também vejo que isso acontece por razões meramente burocráticas, e portanto incomóda-me que o Tuga volte a cruzar os braços, como sempre faz quando a coisa complica.

Gostava mesmo muito de perceber se há ainda alguém disposto a lutar pelo lugar das conversões eléctricas na estrada, pois que se não há, a minha ilacção é de que realmente há por aí demasiada gente com demasiado dinheiro que se diverte à grande a jogar SimCity na vida real.

Como dizia o outro, "a melhor maneira de roubar um banco, é administrá-lo". Traduzindo para VE's, vejo que se quiser um, tenho de o comprar assim de origem.
Ora não podendo eu gerir um banco para o roubar - não tendo portanto dinheiro para comprar de origem, leva à parte em que o pobre coitado que rouba 500€ para sustentar a família, vai dentro por isso.
Restaria-me então construir eu mesmo a minha, mas dá para imaginar onde isso me pode levar, mas como já disse noutro post tenho até alguma curiosidade nisso.

Peço desculpa se ando a repetir-me demasiado, mas realmente estou numa fase em que estou realmente intrigado/desiludido/deprimido com actual conjuntura e a manipulação dos media para fazer o povo acreditar que estamos a sair da crise, ou que até já saímos e já está tudo bem.
Ao construir/montar coisas - seja o que for - abstraio-me do país/problemas no geral e concentro as minhas energias em criar algo útil e bonito, para mim ou não.
Se me cortam as asas tão rapidamente como as ideias me surgem, então mais uma vez a minha conclusão é de que devo desprezar o país que me viu nascer e ajudou a crescer, e seguir para um qualquer que me satisfaça fisica e intelectualmente.

Ignorância é mesmo felicidade em alguns casos...

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Smart BMS

Mensagem por BondadeSua »

RuiSantos10 Escreveu:Ora bolas!
...
Ainda assim, estou bastante convicto de que quando conseguir obter um VE, o Arduino será certamente incluido, provavelmente não para o BMS por várias razões, mas certamente para controlo da iluminação e segurança/alarme do veículo. Acho que é um sistema extremamente personalizável e até certo ponto muito fiável, mesmo não sendo propriamente robustos.
....
Talvez viva um pouco revoltado demais com o sistema, mas tenho todas as razões para isso e além do mais, vaguear aqui pelo fórum tem-me mostrado que em alguns aspectos é muito difícil ou impossível bater o pé.
Mas também vejo que isso acontece por razões meramente burocráticas, e portanto incomóda-me que o Tuga volte a cruzar os braços, como sempre faz quando a coisa complica.
...
...
Peço desculpa se ando a repetir-me demasiado, mas realmente estou numa fase em que estou realmente intrigado/desiludido/deprimido com actual conjuntura e a manipulação dos media para fazer o povo acreditar que estamos a sair da crise, ou que até já saímos e já está tudo bem.
Ao construir/montar coisas - seja o que for - abstraio-me do país/problemas no geral e concentro as minhas energias em criar algo útil e bonito, para mim ou não.
Se me cortam as asas tão rapidamente como as ideias me surgem, então mais uma vez a minha conclusão é de que devo desprezar o país que me viu nascer e ajudou a crescer, e seguir para um qualquer que me satisfaça fisica e intelectualmente.

Ignorância é mesmo felicidade em alguns casos...
No entretanto, vais tomando consciência, de que somos "todos uns paus mandados". É para isso que servem as "sociedades secretas" que assaltam o poder...e mandam "os paus mandados"!
Se conseguires aguentar-te, será uma enorme vitória. Vai contribuindo o melhor possível para o teu equilíbrio e o de muitos outros. Nesta "treta" de país, há que sobreviver aos energumenos dos média e dos partidos. Se conseguires então já ajudaste muita gente!

BondadeSua


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Smart BMS

Mensagem por RuiSantos10 »

Faço os possíveis por manter a minha sanidade, mesmo ouvindo constantemente motivos para a perder.
Preocupa-me é a quantidade de paus mandados em que este país se tornou, que nem uma manifestação mais assertiva é capaz de fazer! Mas há que a pouco e pouco ir tentando fazer ver que as coisas podem ser diferentes, mas há muito por fazer e a mentalidade de um povo não se muda assim, provavelmente nem em 5 a 10 anos.

Sou jovem e tenho algumas capacidades acima da média geral, principalmente na minha faixa etária. Recuso-me a "dar graças" por "pelo menos receber um ordenado", pois para isso não me tinha esforçado por ser o melhor aluno em algo, e tinha ido para trolha, que não só dá mais físico como provavelmente iria receber um pouco mais.

Se me lembrar da quantidade de amigos/conhecidos da minha idade ou mais velhos até 10 anos, então a minha esperança de felicidade em Portugal reduz drasticamente, já que por este andar, só daqui a 5/10 anos a economia irá estar estável o suficiente para empregar como deve ser. E mesmo assim tenho muitas dúvidas!

Portanto, como não vejo maneira de conseguir ter uma vida estável por cá antes dos 30/35 para poder pensar em constituir família, então estou mesmo no sítio errado! Deste modo considero que o país não merece as minhas capacidades - sejam elas muitas ou poucas, ou as que forem - nem a minha permanência, quanto mais o dinheiro que possa eventualmente gastar!

E já me estou a alongar outra vez!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Smart BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

RuiSantos10,
Sempre existirá uma solução, apenas poderá estar noutro sitio onde a procuramos!
Pessoas como tu, penso, devem concentrar todo o potencial e fazer alguma coisa que esteja a ser necessária! Pode ser até mesmo algo para ti, mas coloca mão à obra!
Força!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Smart BMS

Mensagem por sergiomms »

Rui podes fazer um bms usando o arduino em vez de qualquer outro uP. Aproveita o arduino que até é mais barato e tens uma data de extras.
Fazer um bms é simples, o dificil é programá-lo, ou seja, bater código, se não souberes, arregaça as mangas compra uns livros e uma ligação à net e vais ver como te surpreendes.

A malta prefere comprar um VE do que converter, porque fica quase ao mesmo preço, ou seja, tens que ter o carro a petroleo, pagaste-o e é velho, compras um motor, um pack de baterias, fazes a montagem bem feita, e no fim gastaste 10 a 15k€ e tens um carro velho na mesma que tens que estar sempre a fazer alterações porque ainda não está bem afinado.

Por mais 15k€ tens um VE novo limpinho e afinadinho e com garantia! Embora a burrocracia não ajude a culpa não é do país.

Agora existem problemas económicos no pais, sim, mas aconselho-te a ter a televisão mais tempo desligada e a meteres mãos à obra, vais ver que a crise deixa de ser tão evidente e tu menos depresivo e mais contente.
sergiomms


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Smart BMS

Mensagem por RuiSantos10 »

Bom dia,

É verdade Jorge Rocha, às vezes há que dar a volta e fazer se calhar o mesmo mas de maneira completamente diferente.
O chato é quando o produto final da ideia que entusiasma, não é legal! Ou fica na garagem, ou corre-se o risco. Mas de qualquer forma há outras coisas que vou fazendo, tanto para entreter como aprender mais com isso.
Acho que vou acabar por comprar uma chinesita com pedais usada, para recompôr/alterar. Está um bocadinho longe do que quero, mas também rola!


Sergiomms, o arduino permite uma catrefada de coisas por um preço irrisório! Antes de partir para o BMS ando a preparar-me por montar uma pequena impressora 3D com motores reciclados de drives dvd. Por cerca de 100€ fica todo o hardware para controlar tudo! e com motores e carris maiores, imprime maior e até maquina madeiras ou metais!
A parte do programar é a que mais resultados dá, mas mais trabalho também. Mas há programas já feitos e livres de acesso e partilha, que é só adaptar/cortar e colar de uns para os outros com conhecimentos básicos.

Ando fascinado com as possibilidades, e às vezes sem saber bem para que lado me virar :lol:

Quanto a isso de comprar novo por ficar praticamente ao mesmo preço, discordo! O único preço identico será o das baterias, que são a maior despesa. Tirando isso, o mais difícil está a ser encontrar motor adequado, mas ainda não fui ao sítio certo - está quase. Fazendo tudo em casa, só fica mais caro pelo valor que eu lhe poderei atribuir, pelas horas de trabalho.
Fazer a parte electrónica como eu tenciono, com mini-computador de bordo com controle sobre tudo, desde controle célula a célula, a modos de curva de acelaração adequados a diferentes tipos de condução, estimativa de bateria, sistema de alarme e basicamente tudo o que quiser pagar: Sistema de localização GPS, controlo/feedback do veículo por GPRS ou Bluetooth, ou Wireless... fica garantidamente pelo menos 70% mais barato que comprar tudo pronto a montar e usar. A meu ver compensa!


Por 30k€, convertia um um 4x4 extremamente impecável (autonomia, performance, e acima de tudo, segurança), e ainda guardava 5k para emigrar para bem longe daqui ;)


A televisão é divertida para caçar erros gramáticos dos pivôts e dos rodapés! Tirando esses 10/15min de noticiário durante a refeição, só vejo TV relacionada com documentários/tutoriais, e mesmo assim vejo pouco.
Prefiro ir até à garagem e construir/recuperar alguma coisa!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Smart BMS

Mensagem por sergiomms »

RuiSantos10 Escreveu:... Fazer a parte electrónica como eu tenciono, com mini-computador de bordo com controle sobre tudo, desde controle célula a célula, a modos de curva de acelaração adequados a diferentes tipos de condução, estimativa de bateria, sistema de alarme e basicamente tudo o que quiser pagar: Sistema de localização GPS, controlo/feedback do veículo por GPRS ou Bluetooth, ou Wireless... fica garantidamente pelo menos 70% mais barato que comprar tudo pronto a montar e usar. A meu ver compensa!
sergiomms Escreveu:... e no fim gastaste 10 a 15k€ e tens um carro velho na mesma que tens que estar sempre a fazer alterações porque ainda não está bem afinado ...
RuiSantos10 Escreveu: Por 30k€, convertia um um 4x4 extremamente impecável (autonomia, performance, e acima de tudo, segurança), e ainda guardava 5k para emigrar para bem longe daqui ;)
Não, não o fazias! Convertias um 4x4 sim; mas por esse preço não ficava como dizes :)
Já tou farto de simular várias conversões.....
sergiomms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Smart BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

RuiSantos10,
Também te acho muito optimista quanto a contas numa conversão.
Uns 35KWh LiFePO4 de mínimo para um 4x4 poder percorrer 200Km a velocidades nem muito altas nem muito baixas, custaria 15K€, cerca de metade do que referiste (só as baterias). Agora juntando todos os materiais envolventes ao projecto e umas centenas de horas de trabalho, acho que não sobraria para saíres para muito longe daqui.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”