e Bike


Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 05, 2013 9:18 pm

Re: e Bike

Mensagem por supermarte25 »

Obrigado. Podem-me dar uma sugestão. Eu apenas queria gastar 300 euros. É que isto em termos monetários está complicado. Os meus pais não podem contribuir com muito :( mesmo que o top speed seja abaixo do previsto, nao faz mal, ja que a distância é curta. Acham que com esse orçamento é possível? Parece que não tinha noção do custo das coisas. Estou mesmo muito verde...
Obrigado mais uma vez

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: e Bike

Mensagem por MRider »

300 Eur da para as baterias de lítio :-)
Live long and prosper!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: e Bike

Mensagem por Fidel »

Entao é assim
Na eclipsebikes com 350€ fazes um sistema 36v 12Ah posto em Portugal com tudo o que precisas para montar.
Se for para 36v 10Ah fica uns 40€ mais barato.

Na ev-power 380€ 36v 15Ah e 300€ pouco por um sistema 36v 10Ah

Recapitulando:
Eclipse
- 350€ 12Ah
-310€ 10Ah

Ev-power
-380€ 15Ah
-300€ 10Ah

Eu escolhi uma configuraçao de 36v pois para o orçamento é o melhor que se consegue.
Tens de ter em atençao que quanto mais alto for os "Ah" mais autonomia tens e melhor é o sistema para puxar por ele.
A minha escolha na ev-power é so para as baterias, todos os outros componentes (carregador, BMS,...) vêem da eclipse na mesma.

Espero que te ajude e qualquer duvida por favor nao hesites em perguntar.


Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 05, 2013 9:18 pm

Re: e Bike

Mensagem por supermarte25 »

Fidel Escreveu:Entao é assim
Na eclipsebikes com 350€ fazes um sistema 36v 12Ah posto em Portugal com tudo o que precisas para montar.
Se for para 36v 10Ah fica uns 40€ mais barato.

Na ev-power 380€ 36v 15Ah e 300€ pouco por um sistema 36v 10Ah

Recapitulando:
Eclipse
- 350€ 12Ah
-310€ 10Ah

Ev-power
-380€ 15Ah
-300€ 10Ah

Eu escolhi uma configuraçao de 36v pois para o orçamento é o melhor que se consegue.
Tens de ter em atençao que quanto mais alto for os "Ah" mais autonomia tens e melhor é o sistema para puxar por ele.
A minha escolha na ev-power é so para as baterias, todos os outros componentes (carregador, BMS,...) vêem da eclipse na mesma.

Espero que te ajude e qualquer duvida por favor nao hesites em perguntar.
Boas. Muito obrigado. Qual será a diferença em termos de autonomia e top speed entre os sistemas de 10, 12 e 15 aH?
Obrigado mais uma vez


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: e Bike

Mensagem por Fidel »

Depende de tanta mas tanta coisa que é quase impossível dizer... ainda por cima nunca tive nenhum sistema a 36v logo nao consigo sequer ter uma ideia.
Alguem que tenha esta configuração que diga algo.
Eu acredito que com 10Ah da para fazer 20km, claro que muito provavelmente tens de ter cuidado com o punho, mas alguém que se prenuncie.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Também existe as LiPo, geralmente utilizadas em modelismo, com grandes disponibilidades energéticas, pouco peso e volume. Como contra têm poucos ciclos (uns 600) e são facilmente inflamáveis em caso de acidente físicos (por perfuração) ou outros (por sobre-carga). Que eu não recomendo!!!


Eu como quase sempre andei em VE com regenerativa, recomendaria o motor na roda (sem desmultiplicação)! Único modo de aproveitar a regeneração da travagem, e também bem mais silencioso e com menor desgaste de peças!

Passo a citar o que eu escolheria para mim:

Este kit de 500W de potencia é muito facil de instalar e até tem lições de montagem no site:
http://www.ev-power.eu/EVBike-Kits-1-1/ ... html?cur=1

Mesmo que a velocidade seja pequena, em modo fora de estrada a 40Km/h, sempre é uma muito boa ajuda para as subidas.

Para um pack de baterias, poderia comprar 12 células de 15Ah Wina, que se arrumam muito facilmente no meio do quadro da bike, com autonomia garantida para 30km sempre ao máximo de velocidade e sem pedalar. Mais de 1500 ciclos, 1728W a 3C
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1

Seu carregador: http://www.ev-power.eu/EVBike-Parts/SPA ... html?cur=1

Seu bms: http://www.ev-power.eu/SBM-CBM-1-1/Simp ... html?cur=1

Fiz a simulação para estes materiais todos que recomendei e o investimento é inferior a 600€ (com mais umas horitas a montar tudo como deve ser)

Mais barato do que isto, só mesmo com velocidades muito baixas e com pouca autonomia. (não se fazem omeletes sem ovos)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 05, 2013 9:18 pm

Re: e Bike

Mensagem por supermarte25 »

boas. obrigado Jorge Rocha. Se usar esse material, que controlador sugeres? é que tenho que adicionar um punho, para não andar aos esticões.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Tudo o que é necessário já bem no KIT(controlador, acelerador, manetes de travão com micro interruptores, conta km digital com medidor de carga iluminado e com uma data de funções). Tudo bastante fácil de montar, já com fichas de cores diferentes para não haver trocas!
http://www.i4wifi.cz/inc/_doc/attach/St ... ual_EN.pdf

Depois a bateria é que será mais dificil, visto que nem ligadores traz, e as ligações ao bms também requerem alguns conhecimentos.
Mas os packs que vendem não têm muita capacidade e para essa corridas rapidamente se esgotavam. Para além de serem um pouco caros.
Se necessitares de ajuda para fazer o pack nós estamos por cá, e vamos orientando da melhor forma.
Se quisesses poupar no bms, terás de tirar um curso de como cuidar bem de um pack sem bms. É gratuito, mas requer muita aprendizagem com base na leitura e observação. Mas até para ter um aquário com peixinhos de água quente, também é necessário muitos conhecimentos, e há muito quem tenha sucesso! É necessário ter-se gosto!
Tudo por um mundo mais limpo!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: e Bike

Mensagem por Fidel »

Podes sempre comprar um kit ja montado de baterias com BMS + Carregador que a Eclipse bikes tem, este: http://eclipsebikes.com/eclipse-commute ... rrency=EUR
É caro, é certo, mas é de 15Ah e sao das melhores baterias que ja me passaram pelas maos, com estas aqui conseguias puxar mesmo muito por elas, e a autonomia seguindo as contas do Jorge Rocha daria para uns 45Km...
Neste exemplo que te dou o carregador é de 4A logo é duas vezes mais rapido a carregar. É logico que é mais caro um pedaço, um pedaço bem grande mas tens mais autonomia, tens umas boas baterias, e como as baterias sao de maior capacidade nao vais puxar assim tanto por elas logo vao durar bem mais.

Eu com isto nao estou a dizer que devias ir para estas, so te quero dar a conhecer todas as possibilidades e as melhores escolhas.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: e Bike

Mensagem por apr »

Olá,

Tenho o meu pack de baterias antigo parado se estiveres interessado posso vender-te o sistema completo que tirei da minha bicicleta. O Pack tem 1 ano e meio e fez 100 cargas e é composto por uma caixa tipo "frog" com 10s3p e um BMS + um suporte com chave e o respetivo carregador. No meu DB tens lá bastante info do pack com fotos e alguns detalhes.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=16214

Se tiver tempo ainda coloco nos classificado do forum, pode ser que haja mais alguém interessado

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Fidel, as contas que fiz eram para uma capacidade de 576Wh (12 células de 3,2V e com 15Ah). Então as que sugeres não são exactamente iguais em capacidade?

Para uma bicicleta (baixo peso) uma potencia a 3C de 576W já daria 1728W. Bem bom para os meus referidos 40 Km/h, nem necessitaria de tanto! Eu referi que o seu volume, das Wina, ajuda muito a coloca-las em qualquer cantinho na bike, principalmente por não ser um bloco já feito!
Tudo por um mundo mais limpo!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: e Bike

Mensagem por Fidel »

Desculpa Jorge, fiquei na ideia que eram de 10Ah, respondi pelo telemovel e por isso nao me deu jeito ir confirmar isso.... tens toda a razao.
Sendo assim sao mesmo a melhor escolha.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Nem digo que seja a melhor escolha, mas já serviria bem! Se o motor fosse de 1000W já não aconselhava tal pack, e as headway ainda seria uma boa solução.
Se o apr vender o seu pack a bom preço, pode ser que seja boa solução. Qual é a capacidade e a disponibilidade energetica do pack apr? E qual a sua composição química?
Tudo por um mundo mais limpo!


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: e Bike

Mensagem por apr »

Oi, são células LiMnO2 IMR26650 da MNKE. Da última vez que andei com o pack consegui 8Ah. No fim de semana vou montá-las na bicicleta e ver quantos Ah consigo com uma carga completa.


Autor do tópico
supermarte25
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 05, 2013 9:18 pm

Re: e Bike

Mensagem por supermarte25 »

Obrigado a todos pelas sugestões. Só vou poder por as mãos na massa lá para Janeiro/Fevereiro. Assim que encomendar/comprar as peças informo os prestaveis users aqui do forum :grin:
Abraços


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: e Bike

Mensagem por jordison »

as LiFePO4 sao as mais usadas porque têm uma boa descarga, um bom ciclo de vida e são +/- seguras.
se não fosse pelo preço comprava era umas "a123"
as lipo têm uma descarga excelente mas estoiram com facilidade, são as mais perigosas

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: e Bike

Mensagem por vinnys »

Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.

Assim sendo se o seu projecto foi em frente, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.

Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”