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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 12:00 pm
por Fidel
Underkaos Escreveu:O da traccao quase de certeza k é ac, o outro so depois de o tirar é k consigo ver , a nao ser que arranje o manual completo do komatsu
Tem quantos fios a sair dele? se tiver 3 de alimentaçao é AC, e se tiver so dois é DC.
Estou certo?

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 12:17 pm
por Underkaos
Tive pouco tempo a olhar p eles mas parece me k a alimentacao sao 3 apesar de ter mais alguns k devem ser de sensores, logo a tarde v ver se o gajo ta por la e v negociar a entrega do bicho

No tal projecto k vi na net com um empilhadore eles tb n aproveitaram o da traccao

Outra coisa, por exemplo para um warp9 k me parece ser o motor mais usado nos eua p estas modificacoes um conjunto de escovas custa 200 dolares, tb faz parte da manutencao, sao coisas k um gajo vai apanhando dos projectos ja feitos.

Eu se consegui se uma autonomia de 60 ou 80 km com uma velocidade de 60 km h ja nem precisava de mais, mas nada como testar o material, no site do brasileiro ele tem la uma formula que supostamente um gajo consegue ter uma percepcao, eu nao pesco é nada de matematica mas aquilo esta facil de perceber

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 12:22 pm
por Underkaos
Pergunta estupida n1- os veiculos eletricos estao sujeitos a insp periodicas como os carros normais , imaginemos k legalizo um carocha eletrico, depois tenho de ir todos os anos a insp ?

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 1:19 pm
por Fidel
Quanto as escovas, se for o tal de 3 fios AC(acho eu) é o chamado Brushless, logo nao leva qualquer tipo de escova.
quanto a tua pergunta, eu acho que sim, mas nao sei se alguem tem essa informaçao, nao ha assim muitos convertidos ca em portugal.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 2:27 pm
por civic
O facto de ser 3 fios pode ser DC ou AC, o caso dos brushless são DC e têm 3 fios, os AC têm 3 fios também mas são de corrente alternada.
Existem 3 tipos de motores muito utilizados nos veículos eléctricos:
DC com escovas, que podem ser ligados de diferentes maneiras, a mais comum é em série e assim a ligação é feita por 2 fios.
DC sem escovas (brushless), são ligados com 3 fios, mais a fiarada dos sensores (também os há sem sensores).
AC, não têm escovas e são ligados por 3 fios também.
Para cada um destes tipos de motor existe um controlador apropriado, mas como compras o pack completo não terás esse problema.
Alem disso o facto do motor ou controlador não tem nada a ver com a autonomia do veículo, isso só o determinas no final quando comprares as baterias, essas sim é que têm uma palavra a dizer na autonomia.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 4:04 pm
por Fidel
Mas entao como é que um motor brushless DC pode ter 3 fios?? nao percebo como é possivel ser DC e usar 3 fios... DC pelo que eu aprendi um fio é o - e o outro o +, nao conheço nada DC de 3 fios.
Mas esta questao ja por muitas vezes me fez confusao... e ainda nao consegui perceber.
No caso de ser AC sei que sao 3 fazes... no DC sao 3 +?? isto tem alguma logica??

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 4:30 pm
por RJSC
Muita gente chama motores DC a motores que na realidade são motores AC trifásicos síncronos de iman permanente.
Eles funcionam com 3 fases AC (onda quadrada) que são criadas pelo controlador, mas como foram pensados para usar com fontes DC há gente que lhes chama DC sem escovas.

Os que toda a gente chama AC são trifásicos assíncronos: os vulgares motores de indução com rotor em curto-circuito.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 4:48 pm
por Underkaos
pelo pouco k sei de eletricidade , se não tem escovas tem de ter indução, e a indução tem de ser feita por uma corrente alterna, quadrada ou sinusoidal, agora íman permanente é o que ? aqueles k eu desmanchava dos carrinhos ? esses trablahm com corrente continua certo ?

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 4:56 pm
por RJSC
Tens aqui pelo fórum várias fotos de motores de motos abertos com imans.

São assim:
Imagem

Têm os 3 conjuntos de enrolamentos no estator e depois um rotor com imans.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 5:24 pm
por civic
RJSC Escreveu:Muita gente chama motores DC a motores que na realidade são motores AC trifásicos síncronos de iman permanente.
Eles funcionam com 3 fases AC (onda quadrada) que são criadas pelo controlador, mas como foram pensados para usar com fontes DC há gente que lhes chama DC sem escovas.

Os que toda a gente chama AC são trifásicos assíncronos: os vulgares motores de indução com rotor em curto-circuito.
Desculpa lá mas não concordo, o que acontece nesses motores é uma corrente DC em cada polo e são três para que haja movimento, o principio é o mesmo dos corrente AC, mas na verdade utilizam corrente DC, de outra forma não eram precisos os imans permanentes, bastava a gaiola de esquilo curto circuitada), no momento do accionamento o polo é energizado com corrente DC, saltando para o polo seguinte conforme o movimento do motor, nos AC não é assim, simplesmente seguem a onda das fases.
Não vejo muita gente a chamar motores DC Brushless, ouço toda a gente, os fabricantes de motores incluído (BLDC).
Aqui o principio de funcionamento:
http://mpmendes-electronica.blogspot.pt ... hless.html

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 5:32 pm
por jmal
Motores BLDC também existem com 2 fases, um caso onde existem muitos são as turbinas dos pcs.

EDIT: Curiosamente o do exemplo que o civic postou é de 2 fases.

PS: Todos os motores AC que se utilizam nos veículos elétricos são síncronos, isto é uma particularidade do controlador, mas o motor tem de ter algo que dê para fazer o sincronismo, normalmente um encoder, caso não fossem síncronos, os veículos não saiam do mesmo sitio. :lol:

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 6:05 pm
por Underkaos
Epa isto nao precisa de concordancias :) essa gaita ja esta inventada, temos é de aprender o funcionamento de cada um, por exemplo nos meus portoes extriores ja tive de de desmontar os motores p manutencao, teem 2 imans enormes, e depois teem escovas e trabalham a 24v dc, portanto é um motor de brinquedo em ponto grande

Ja agora um concelho, nao metam oleo em spay de modo a atingir as escovas, mesmo depois de limpo as escovas ficam moles e tao sempre a empapar o colector, o que me obriga a desmontalos de vez em quando, cometi o erro de borrifar o topo do motor para evitar corrosao e pimba, escorreu la p dentro

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 6:13 pm
por civic
Isso é de conhecimento geral, as escovas devem ficar sempre secas, por isso vês nos berbequins e afins que toda a lubrificação da parte mecânica é feita com massa consistente.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 8:49 pm
por Fidel
Encontrei isto na wikipedia (que vale o que vale)
"Brushless DC electric motor (BLDC motors, BL motors) also known as electronically commutated motors (ECMs, EC motors) are synchronous motors that are powered by a DC electric source via an integrated inverter/switching power supply, which produces an AC electric signal to drive the motor (AC, alternating current, does not imply a sinusoidal waveform but rather a bi-directional current with no restriction on waveform);"
O que me parece ter logica, visto que realmente cada uma das fazes passa por correntes positivas e correntes negativas.
E encontrei tambem este video que mostra o funcionamento dos motores BLDC: http://www.youtube.com/watch?v=ZAY5JInyHXY podem passar para o minuto 2:56 para verem o caso de 3 fases.
E o gajo mostra que se tem de aplicar correte positiva e corrente negativa, uma onda quadrada mas acho que se pode dizer que é AC.

Eu so estou a insistir tanto neste assunto pois queria ficar a entender a verdade sobre isto.
ja agora, desculpa la amigo Underkaos por estar a usar o teu topico ;)

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 9:09 pm
por jmal
Uma onda quadrada não é AC.

PS: Só para criar mais confusão, também existem BLDC's de uma fase. :lol:

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 9:12 pm
por civic
Não acho que se possa considerar AC porque a corrente que é enviada para cada polo é DC, com o movimento do motor é que aparece a onda quadrada, isso deve-se ao facto do controlador estar sempre a comutar entre os polos, um positivo, outro negativo e outro neutro, isto com 3 fases. Um motor AC vai atrás da onda alternada, são coisas completamente diferentes.
Num motor AC se estiver preso a onda entre as fases continua a existir, no caso de um BLDC se estiver preso ele envia corrente DC para o mesmo polo até ele se mover, por isso é que se chama de motor DC, existe uma comutação entre os polos que provocam essa onda quadrada, mas isso é devido à rotação do motor e não à fonte.
Esses BLDC de um polo existem para aplicações em que não é preciso muito binário, certo?

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 9:16 pm
por jmal
civic Escreveu:Não acho que se possa considerar AC porque a corrente que é enviada para cada polo é DC, com o movimento do motor é que aparece a onda quadrada, isso deve-se ao facto do controlador estar sempre a comutar entre os polos, um positivo, outro negativo e outro neutro, isto com 3 fases. Um motor AC vai atrás da onda alternada, são coisas completamente diferentes.
Num motor AC se estiver preso a onda entre as fases continua a existir, no caso de um BLDC se estiver preso ele envia corrente DC para o mesmo polo até ele se mover, por isso é que se chama de motor DC, existe uma comutação entre os polos que provocam essa onda quadrada, mas isso é devido à rotação do motor e não à fonte.
Esses BLDC de um polo existem para aplicações em que não é preciso muito binário, certo?
Exato. num AC a onda está sempre lá, independentemente se está a andar ou não.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 9:24 pm
por Underkaos
pera la uma coisa, uma corrente alternada não ker dizer k tenha de fazer uma curva perfeita, as curvas são quadradas pk são produzidas eletronicamente, mas não deixam de ser AC, acho k vocês estão a confundir corrente efectuada por impulsos com corrente alterna, nos fracos conhecimentos que tenho uma corrente alterna, supostamente alterna entre o positivo e o negativo se tiveres por exemplo 10V AC, a sinusoidal sobe 5+ e 5- o total da corrente são 10V AC, o que se passa nos motores de corrente continua, e isto foi a ideia com que fiquei do site do Brasileiro Luiz, é que a corrente nestes motores é gerada por impulsos com uma determinada frequência para controlar a velocidade do motor, e ai fica uma onda quadrada, mas não é corrente alterna, é corrente continua que chega ao motor numa determinada frequência para controlar a velocidade do motor, tou me a fazer entender ?

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 9:44 pm
por Fidel
Entao temos uma tensao positiva e uma tensao negativa alternadamente em cada fase, com uma frequencia (que vai afetar a velocidade), se isto nao é AC entao tou mesmo muito baralhado...
pelo que entendi ha sempre a tensao positiva e a tensao negativa que alternam.

Re: Inicio de projecto Vw carocha

Enviado: quinta jun 13, 2013 10:05 pm
por civic
Nada disso, a tensão que é enviada em cada momento para as bobines é sempre continua, seja ela positiva ou negativa, num motor de corrente alterna a tensão descreve um ciclo, por isso se chama de alternada, é enviada em ciclos de 360º, por isso descrevem uma curva completa, isto é corrente alternada, no caso destes motores o que é enviado para cada bobine é um impulso que a liga ou desliga, apenas isso, tal como a bobine de um relé.
No momento em que um motor BLDC arranca, tem uma determinada corrente numa bobine que faz com que ela se desloque (corrente continua), o sensor hall ao detectar este movimento manda transferir esse impulso DC para a bobine seguinte e assim sucessivamente, isto é uma sequência comutada, não tem qualquer curva de alternância, ou seja, de um lado dos polos tens uma tensão positiva no outro uma negativa, isto não forma um ciclo como na corrente alternada mas sim uma comutação.