Alterar controlador de 48v para 60v


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

Njay: obrigado pela dica, encurtar o circuito(?), vou só esperar pelo "Watts up meter" chegar, para fazer medições correctamente, e depois ponho mãos à obra.
Jorge: obrigado pela referencia, realmente não tinha ainda encontrado nada a bom preço dentro da UE (são checos, não é?) vou tentar fazer o máximo de KMs com as de chumbo até se esgotarem e depois muito provavelmente sigo o teu conselho;) certamente irei voltar a pedir ajuda na altura da compra.


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

Hoje voltei a andar de volta do shunt/"boost switch" e já percebi o que estava mal:

no (péssimo) desenho tenho shunt a vermelho e a azul o meu interruptor (em cima)

em baixo usei um comutador para alterar entre o circuito com shunt e sem shunt (boost).

Agora já está tudo a funcionar na perfeição.

O que aproveito para perguntar é qual é o material de que é feito o shunt? a minha ideia seria ter um comutador com 2 diferentes shunt com limites diferentes em vez de estar o original (limitando a corrente) 18A e sem Shunt (a fritar a bateria).
Anexos
shunt.png
shunt.png (10.11 KiB) Visto 4567 vezes


Laxies
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 08, 2013 2:29 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Laxies »

Boas
Ora aqui esta um (post) que me interessa.
Comprei uma scooter usada que acho ser igual...
GIX com 4 baterias (novas)acido 12V/12ah.
Na primeira viagem com ela fiz cerca de 10 km e tem uma velocidade razoavel não posso dizer qual porque o velocimetro não funciona,e em subidas acentuadas sobe muito devagar.
Junto á roda grande da corrente tem um sensor com algo deve ser um regulador e na ponta do cabo uma ficha tripla (3 fios),que se encontra desligada do controlador.
No controlador não vejo ficha compativel para ligar,o que me leva a supor que este controlador não é o original desta scooter???
Necessitava que alguem me ajudasse como colocar a funcionar o velocimetro a dar mais força ao motor para as subidas.

Cumprimentos
Laxies
Anexos
FICHAS SCOOTER.jpg
FICHAS SCOOTER.jpg (1.36 MiB) Visto 3998 vezes
FICHAS CONTROLADOR.jpg
FICHAS CONTROLADOR.jpg (1.46 MiB) Visto 3998 vezes
CONTROL VELOCIDADE.jpg
CONTROL VELOCIDADE.jpg (1.99 MiB) Visto 3998 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Emanuel Couto »

Olá Laxies! seria mais interessante ter um tópico só seu, onde poderia colocar as suas questões!

Caso queira, movemos esse seu post para esse tópico!?
Só terá que nos dar o título do mesmo!


Já agora, passe pelas apresentações e fale-nos um pouco de si ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Jorge Rocha »

Passe um fio condutor de uma das fase do motor, para ligar ao velocímetro, e depois de bem afinado poderá ter uma velocidade parecida ao real.

Uma forma de não perder tanta velocidade, seria diminuir-lhe o peso, retirando as baterias de chumbo. Seria um ganho de uns 15 Kg e uma corrente muito mais segura, com células 18650 sendo possivel formar um conjunto de 14S, 5P totalizando 900Wh em apenas 3Kg de alta potencia de baterias.

Fazer alterações para melhores respostas e velocidades, com baterias de chumbo, seria o mesmo que nadar contra a maré.
Tudo por um mundo mais limpo!


Laxies
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 08, 2013 2:29 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Laxies »

Jorge Rocha...agradêço a resposta...
Fiz a ligação do fio e regolei até uma velocidade proxima do real...ficou na maxima acelaração a debitar 30Kmh.
O ideal era colocar o sensor que traz a a funcionar,mas julgo que este controlador não tem essa função?
Fiz o reforço do xanto com solda e sem duvida ficou com mais força nas sobidas.
Seria uma boa opção essas baterias 18650...sabem informar onde encontrar baterias dessas e a placa BMS?
Li algures que andam por aí muitas destas baterias falsas e não queria correr esse risco.

Cumprimentos
Laxies


Laxies
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 08, 2013 2:29 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Laxies »

Sem resposta...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por jmlflorencio »

Há um user que vende (montados pelo próprio) esses packs cá no fórum, com células de confiança. Deve estar nos classificados ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Jorge Rocha »

E em relação aos BMS, tenho adquirido alguns no Aliexpress e no ebay, tendo todos os riscos de compras feitas nestes locais, sendo eles de montagem e funcionamento muito simples (quando feito por quem percebe), e com boas protecções, alguns por menos de 50 euros.
(tenho que referir que já recebi alguns com avarias)
Tudo por um mundo mais limpo!


Laxies
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 08, 2013 2:29 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Laxies »

jmlflorencio...obrigado pela dica...já encontrei nos classificados...só que não consigo enviar MP,apesar de ja ter contactado a administração (se podiam liberar) não me deram resposta...
Jorge Rocha ...seria possivel enviarme MP com contacto s.f.f.???
Fidel ...seria possivel enviarme MP com contacto s.f.f.???

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Emanuel Couto »

Laxies Escreveu:só que não consigo enviar MP,apesar de ja ter contactado a administração (se podiam liberar) não me deram resposta...
PM's só depois de 5 post's!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Laxies
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 08, 2013 2:29 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Laxies »

Se é assim ca vai o 5...(my God)...

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”