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Mensagem por Njay » quinta out 18, 2012 11:36 pm

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Re: RS125e

Mensagem por BondadeSua » sexta out 19, 2012 10:56 am

Isto é um grande "projecto"...e já vai adiantado. Melhor ainda!
Parabéns!

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Re: RS125e

Mensagem por pafi » sexta out 19, 2012 3:12 pm

Muito fixe este blog. Certamente irá ficar uma referência para quem vier a seguir... (via NE, ou seja pelo próprio blog)
Tenho andado a consultar o Elmoto (http://www.elmoto.net/forum.php) e o EValbum (http://www.evalbum.com/) onde aparece imensa gente a apresentar os seus projetos de conversão - e não são assim tão poucos! Há coisas muito bem conseguidas e fico contente por alguém português se ter chegado à frente e publicar uma coisa desta magnitude. Já temos aqui exemplos disso, mas um blog é um formato mais contínuo e de melhor leitura. As primeiras linhas estão escritas e a informação está detalhada. Vai ficar um autêntico tratado de conversão! Que tenha sucesso e que dentro em breve possamos contar com mais estes e- rolantes!
E a mota é muito fixe, claro ;).

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Re: RS125e

Mensagem por pafi » sexta out 19, 2012 3:14 pm

É o user Njay que está a fazer a conversão?

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Re: RS125e

Mensagem por Njay » sexta out 19, 2012 8:13 pm

BondadeSua Escreveu:Isto é um grande "projecto"...e já vai adiantado. Melhor ainda!
Parabéns!
Bondade sua, mas obrigado :)

Sim sou eu pafi. Obrigado, e se achaste que nas 1ªs linhas "a informação está detalhada", ainda não viste nada ;)
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Re: RS125e

Mensagem por civic » sexta out 19, 2012 11:14 pm

Parabens, pelo projecto.
De facto acho que o melhor para as conversões e não alterar muito a estetica da mota, é este tipo com carenagens tapadas, alem disso as 125 serão muito leves.
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Re: RS125e

Mensagem por pafi » domingo out 21, 2012 6:07 pm


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Re: RS125e

Mensagem por Njay » segunda out 22, 2012 8:12 pm

Obrigado pafi. Por acaso já conheci mas não ia lá há muito tempo, o tutorial agora já está mto mais completo :)
Há uma conversão no elmoto que acaba por ser um projecto muito muito similar ao que pretendo atingir:

http://www.elmoto.net/showthread.php?21 ... lleMoto-EV

Esta é de uma Cagiva Mito mas a mota é da mesma gama que a RS125, e o motor e baterias que vou usar são muito muito similares ao que ele tem. Eu acho é que a RS tem um bocadinho mais espaço na zona do motor, porque o amortecedor traseiro não é tão deitado como o da Mito. Por outro lado, o quadro da Mito é bem "direitinho" (a la 80's) e o da RS já tem mais umas curvitas...
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Re: RS125e

Mensagem por pafi » segunda out 22, 2012 10:01 pm

Estou fã do Elmoto. Acho impressionante o que se vai fazendo pelo mundo fora. A que gosto mais é a GSX-E (http://www.colorado.edu/physics/Educati ... cle_1.html).
Aqui no NE aparecem conversões e resoluções de problemas espetaculares, mas é bom estar atento ao que se vai fazendo no resto do mundo. Por exemplo, há poucos a utilizar os Kelly. Este sueco da Cagiva usa um Alltrax. A escolha das baterias e dos motores varia muito, mas também já se pode dizer que o leque da oferta é bem grandinho.
Ou seja, até eu já comecei a pesquisar no olx por "motas usadas", "motas com motor partido" para começar a pensar no assunto. Já me estou a imaginar a enveredar por um projeto destes e a fazer viagens Coimbra-Lisboa de uma só vez :lol: :lol: :lol:. Aliás, o primeiro passo vai ser a encomenda do livro http://www.amazon.com/Build-Electric-Mo ... 0071622934. Já li as páginas que estão disponíveis no Amazon e acho que é um bom ponto de partida! E aqui nas bibliotecas da Universidade de Coimbra também se deve encontrar literatura útil. Enfim... ideias e projetos a longo prazo... e com muuuita calma... ;).

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Re: RS125e

Mensagem por Njay » segunda out 22, 2012 10:20 pm

Sempre achei que essa GSX-E podia estar melhor acabada, as baterias não ficaram bem enquadradas, embora também não seja das piores. Eu não sei soldar por isso é mais fácil esconder tudo com carenagens, mas quem tem experiência disso acho que pode fazer estruturas bem jeitosas.

Os Kelly não são muito bem vistos no que toca a fiabilidade. Já dos Alltrax nunca ouvi dizer uma falha. O próprio fabricante dos LEMCO recomenda Alltrax e dizem que nunca tiveram uma única falha num Alltrax, e posso dizer-te que os LEMCO são dos motores mais dificeis que aí andam de controlar porque têm inductância muito baixa.

Eu não acho a escolha assim tanta...

Quanto ao projecto força, se quiseres partilhar o desenvolvimento no MaE és bem vindo é só falares comigo, e se tiveres perguntas a que eu saiba responder não ficarás sem resposta, assim como será com o restante pessoal que anda aí com projectos desses.

Quanto às motas usadas, regateia o preço para baixo o mais que puderes porque o pessoal faz as coisas mais incríveis (incrivelmente parvas) às motas, assassinam tudo. Hei-de fazer um post só sobre isso, e posso dizer-te que esta mota deve ter dezenas de pequenos problemas, e eu nem sequer olhei para dentro do motor (provavelmente não vou chegar a fazê-lo). A mais surreal foi que quando tirei a protecção de plástico do pinhão de ataque, estava lá uma volta de arame a segurar a engrenagem em vez dum circlip (parece uma anilha mas aberta e com 2 buraquinhos para se usar um alicate especial para meter e tirar); e só o nózito fraco do arame é que segurava alguma coisa. Se eu tivesse comprado a mota para andar até podia ter tido um belo acidente à pála daquilo. Mas depois conto os detalhes :). Também convém, claro, ter o manual de serviço da mota; pode ser difícil de arranjar em motas muito recentes.
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Re: RS125e

Mensagem por pafi » segunda out 22, 2012 10:45 pm

Njay Escreveu:Sempre achei que essa GSX-E podia estar melhor acabada, as baterias não ficaram bem enquadradas, embora também não seja das piores. Eu não sei soldar por isso é mais fácil esconder tudo com carenagens, mas quem tem experiência disso acho que pode fazer estruturas bem jeitosas.
Temos que dizer ao Jorge para fazer uma ação de formação sobre esse assunto.
...O próprio fabricante dos LEMCO recomenda Alltrax e dizem que nunca tiveram uma única falha num Alltrax, e posso dizer-te que os LEMCO são dos motores mais dificeis que aí andam de controlar porque têm inductância muito baixa.
...
Eu não acho a escolha assim tanta...
Mais uma marca para adicionar aos favoritos! E eu que achava que já seria difícil escolher (esta é a lista de sites que já reuni):
favoritos.png
favoritos.png (58.33 KiB) Visto 6446 vezes

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Re: RS125e

Mensagem por Njay » segunda out 22, 2012 10:54 pm

A maior parte dos que aí tens são lojas, não são tipos de baterias nem de motores, e era a isso que eu me referia :). Tens o EV power 2 vezes.
Podes acrescentar ai os AGNI (o Jozz tem; tem também a única RS125 convertida que encontrei), que espero ainda vir a equipar a RS.

Comprei o contactor na e-Transportation, na altura foi um excelente negócio por um contactor muito bom (Tyco/Kilovac LEV200).
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Re: RS125e

Mensagem por pafi » segunda out 22, 2012 11:14 pm

Pois, certo; mas como há fabricantes que não vendem diretamente e há lojas que mostram as características dos produtos, daí ter colocado tudo junto.

Agnimotors... check!

Curioso teres referido esse componente, o contactor. Ainda no sábado enquanto eu e o e_bike estávamos à espera do carregamento estivemos a falar sobre isso. Aqui não se fala (ou nada?) desse componente. É mais disjuntores e fusíveis, mas isto é algo bem mais vantajoso e seguro. Já percebi que no Elmoto gostam muito de o usar.

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Re: RS125e

Mensagem por Njay » segunda out 22, 2012 11:54 pm

Não se fala muito porque as vossas scooters eléctricas têm todas motores sem escovas. O contactor só costuma ser usado em sistemas de motores com escova. Se por exemplo o controlador tiver uma avaria na secção de potência e ligar o motor às baterias permanentemente (e isto é o modo de falha mais comum nos MOSFETs), o motor com escovas fica a rodar à sua velocidade e potência máxima. Interromper uma corrente eléctrica DC grande é muito difícil por causa do "arco" - pode ocorrer um arco/plasma entre 2 contactos electricamente separados que mantém a corrente a fluir. Isto não acontece em AC (AC como nas tomadas lá de casa) porque a tensão passa por zero múltiplas vezes por segundo e logo a corrente também, quebrando-se o arco. Por isso um fusível ou disjuntor tipicamente é especificado por exemplo para 10KiloA 1000V em AC mas apenas 30A e 30V em DC (os fusíveis auto servem até 32V). Um contactor é uma espécie de relé mas super robusto e forte, para conseguir interromper uma corrente eléctrica alta numa tensão alta.
Num motor sem escovas, uma avaria na secção de potência não mete o motor a rodar, porque é preciso fornecer uma certa sequência para se dar a rotação.

Ah, também te falta aí a GoldenMotor :)
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Re: RS125e

Mensagem por pafi » terça out 23, 2012 12:08 am

:roll: ok, um dia destes (depois de ler o livro e o que ainda vais escrever no blog...) talvez consiga opinar sobre isto :P.

... e mais outro para a lista. Também era boa ideia partilhar estes sites todos num tópico que estivesse fixo (1 página chegava), mas que desse para ir editando.

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Re: RS125e

Mensagem por civic » terça out 23, 2012 3:26 pm

E porque não usas um motor brushless? o preço não é muito diferente.
Numa mota não comprendo porque usar o motor de escovas, pois a possibilidade de levar com água é muito grande e acho que as escovas não se devem dar muito bem com isso.
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Re: RS125e

Mensagem por Njay » terça out 23, 2012 9:32 pm

Para esta gama de potências tens os motores escovados de fluxo axial Lynch, que têm mais potência, mais eficiência e menos peso do que motores de tamanho similar brushless de tecnologia "tradicional". Eu descobri que ainda se vendia um "primo" (o tal eTek) por preço similar aos Mars e, apanhando um cupão de desconto de um amigo no eBay, comprei. Infelizmente neste momento o motor está com um problema que ainda não resolvi, mas de qualquer forma já decidi que depois não vou ficar por este e vou juntar carcanhol para um AGNI.
Por exemplo o teu motor pesa 9.9Kg para 48V 90A, este eTek pesa 9.5Kg para 48V 110A (eu acho que ele é para ~110A contínuos apesar do fabricante dizer 140A).
Estes motores sopram ar para fora radialmente quando em funcionamento, e podem levar "splaches" de água sem problemas que ela salta logo fora pelas laterais. Mas também não é muito difícil protegê-los dela.

Quando comprei o motor (que já foi há 2 anos) não havia tantos modelos da Mars como há hoje.

Por outro lado, querendo eu fazer o controlador, o motor com escovas é muito mais fácil de controlar.
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Re: RS125e

Mensagem por civic » terça out 23, 2012 10:00 pm

O meu motor é de 72v 100A continuos (ME0201014201).
Sim, no caso dessa mota que tem carenagens não é muito dificil de resguardar da água, mas para quem compra o material todo fica quase o mesmo preço os motores brushless dos brushed. Por isso é que falei, já no caso dos carros, um motor brushless com alguma potência já vai para valores proibidos.
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Re: RS125e

Mensagem por tavares » terça out 23, 2012 11:19 pm

Até que enfim,

Já pensava que tinhas desistido , há quase dois anos que estivemos em Lisboa juntos e estivemos a falar deste projecto.

Força , tenho pena de não estar mais perto de ti para te ajudar ( eu sei soldar ).


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Re: RS125e

Mensagem por Njay » quarta out 24, 2012 1:00 am

civic Escreveu:O meu motor é de 72v 100A continuos (ME0201014201).
Peguei no exemplo dos 48V 90A (são dados da Mars) porque são um ponto de referência comparável com o eTek (mesma tensão, e o meu sistema é de 48V, por requisito), mas se calhar não foi a melhor escolha; eu pretendia comparar apenas a tecnologia. Mas usemos então um AGNI 95 que não é modelo mais potente deles para o mesmo peso e volume; tem potência continua (a 48V) de 10.7KW versus 7.2KW desse Mars a 72V, e o AGNI só pesa mais quase 1,1Kg e tem o pico de eficiência nos 93% (e é de 56V). É bastante mais caro sim, como já tinha dado a entender.

É verdade grande Tavares, já lá vai um tempo mas não desisti da ideia. Obrigado de qualquer forma, pode ser que ainda te vá chagar um dia aí para esses lados :). Mas e o teu, decidiste parar?

Entretanto publiquei outro post no blog: http://mae.embeddeddreams.com/2012/10/2 ... -e-porque/
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