Dimensionar Bateria para Moto

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Leinad1 »

Boa noite,

Queria projetar as baterias para instalar numa moto. Ela pesa atualmente 200Kg e o objetivo é percorrer 50Km. O motor é de 48V e de 100A de corrente nominal.
Estava a pensar colocar 60Ah, acham que serve?

Estava a pensar em 4 packs destes em paralelo: http://stores.headway-headquarters.com/ ... TERY+PACKS

No entanto fico com 4 carregadores e BMSs repetidos, e acho que não é bem isso que preciso...

Só preciso de 1 carregador para as baterias todas e do BMS respetivo. Não sei se o BMS é para o conjunto ou por pack, nem sei bem para que serve.... :(

Podem ajudar-me para este caso?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Njay »

reply5.png
reply5.png (17.47 KiB) Visto 9914 vezes
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por hp78 »

tens neste site uma alternativa com mais Ah, e menos €.

também podes comprar os modulos e fazer a bateria conforme o espaço e montar o bms.

http://www.evassemble.com/index.php?mai ... ucts_id=60
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Leinad1 »

O motor vai ser esse, ou então o Mars 0909. Este ultimo tem teoricamente um pouco mais de rotação e menos um bocado de binário.
Acho que fico satisfeito com essa autonomia. É que senão começo a ficar sem espaço e com muito peso na mota...

E em termos de carregador e BMS?

O BMS serve para gerir as baterias, não é?

PS:
hp78 Escreveu:tens neste site uma alternativa com mais Ah, e menos €.
também podes comprar os modulos e fazer a bateria conforme o espaço e montar o bms.
http://www.evassemble.com/index.php?mai ... ucts_id=60
Parece-me bem também! Vou analisar esse pack. :)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá!
Sei que não é uma escolha fácil, até porque o dinheiro está caro, e mesmo o espaço que se tem por vezes é reduzido para toda a capacidade de baterias que poderíamos pretender.
Para o caso da sua mota e com esse motor, a escolha não poderá ser muito inferior aos 80Ah (16 células de 3,2v=51,2v), pois se for inferior terá que reduzir muito na velocidade para que chegue aos 50kms.
Na minha, com motor de 48v 2kw, com os seus 140kg + 65kg de minha pessoa, no meu percurso habitual (50% em cidade e 50% fora de localidades, a uma média de 40km/h no computador de bordo, gasto aproximadamente 35w/km, logo seria necessário para a distancia de 50kms, uns bons 40Ah de lítio (16*3,2v=2048w).
Como ainda tenho as baterias de origem, gel 40Ah, não tarda muito também faço um investimento... só ando a ver quem faz mais baratinho!
O que ainda me pareceu melhor foi este, http://www.ev-power.eu/index.php?p=orde ... thankyou=1, com uma promoção que estão a fazer nas de 20AH, e se eu comprasse 80Ah, ficava com uma serie de 16*3,2v com paralelos de 4 baterias 20Ah, sendo o carregador o de origem, fraquinho, de 5Ah, penso que dispensaria o bms!? :)
Cumprimentos
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Jorge Rocha »

Passados mais de 3 anos de meus cálculos, neste meu ultimo post, quando ainda eu não tinha toda esta experiência nesta mobilidade, verifico que já tinha uma ideia bastante certa sobre o que poderia ficar, um determinado veiculo, com umas novas baterias de lítio colocadas.

O que previ aconteceu, coloquei as tais baterias da promoção...

Agora, com já mais de 55.000Km rodados com as mesmas baterias de 80Ah (4 x 20Ah) e sem BMS, posso afirmar que todo o pack se encontra de muito boa saúde.
Se andar apenas ao máximo de velocidade permitida por lei, poderá ainda fazer 140Km com uma só carga.

Espero voltar aqui novamente para relatar os 100.000Km realizados com as mesmas baterias, e com ainda muita autonomia.
Tudo por um mundo mais limpo!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por RNM »

Jorge Rocha Escreveu:as mesmas baterias de 80Ah (4 x 20Ah) e sem BMS, posso afirmar que todo o pack se encontra de muito boa saúde.
O pessoal que vende BMS's vai dar pulos de alegria... :mrgreen:

Os teóricos vão gritando que é essencial um BMS, os práticos (que sabem o que fazem) vão fazendo km tranquilamente...!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Volt »

Ora, o tópico fala em dimensionar bateria para moto. Eu de bicicletas e ciclomotores, não posso opinar com grandes certezas, mas em motociclos com alguma potência, andar sem BMS é suicídio de baterias. Fica aqui a minha opinião, para quem a quiser aproveitar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Jorge Rocha »

O Volt,
Se o dimensionamento for bem feito (capacidade suficiente para que as células em hipótese alguma sofram com descargas e cargas exageradas em corrente).

Se as células forem de boa construção (para não existir degradações diferentes entre as células).

Se não existir diferenças de capacidade entre as células (valores inferiores a 1% são aceitáveis).

Se suas auto-descargas forem muito idênticas umas às outras.

Se os níveis mínimos e máximos de tensões forem sempre respeitados (com margem de segurança).

Se as células tiverem a mesma idade e forem carregadas nas primeiras cargas e descargas estando todas em paralelo, para que fiquem bem balanceadas.

Se forem revistas suas tensões de 6 em 6 meses (e balanceadas se necessário for).

Se as mantiverem carregadas (isto em caso de abandono da viatura, pois sua auto-descarga pode-as levar a valores muito baixos).

Se não for levado a sério algum destes Se's... :lol: Então sim, será completamente recomendável (obrigatório) o uso de um bom BMS.

Se tiver BMS, terá que ter uns tantos outros Se's para verificar de vez em quando "Se" tudo está em bom funcionamento com o BMS, e consecutivamente com as baterias. E para verificar este BMS terá de se ter outros tantos de conhecimentos para saber reconhecer cada função vital do mesmo.

Nada é feito ao acaso!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Volt »

Bem, logo na primeira frase, essa noção de bom dimensionamento (aparentemente, nenhum veículo que possa andar em auto-estrada está bem dimensionado) é bonita de se ver escrita, mas nem tu a praticas (já falámos sobre isto no tópico da transformação da Vectrix do jasmim). Um motor de uma mota com um mínimo de potência facilmente provoca o que deves considerar uma descarga exagerada. Basta rodar o punho... Refiro-me obviamente a Vectrix, BMW, Brammo, Zero. Nenhuma destas marcas abdica de um BMS. Até digo mais, nenhuma marca mesmo, a não ser as "marcas brancas", abdica de um BMS (e não é um BMS chinês).

Quando dizes que é preciso rever as tensões das células, isso é uma das coisas que o BMS (não-chinês) faz. A diferença (em motos com um mínimo de potência) é que o BMS faz o balanceamento em todos os carregamentos completos, pois como afirmei em cima, é fácil provocar uma "descarga exagerada".

Se a mota tiver BMS de marca (não-chinês), o teu penúltimo parágrafo deixa de fazer sentido. Nenhum BMS precisa ser revisto. Para mim, um BMS chinês (ou de "marca branca") não é um BMS.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Jorge Rocha »

Achas que a Vectrix Li+ está bem dimensionada para a potencia e velocidade que dá? Como se justifica o estado avançado de degradação das baterias de algumas Li+, com menos de 3 anos e menos de 30.000Km realizados com o mesmo pack?

Para mim não é por ser de marca X, que terá mais valor que de marca branca. Contam para a avaliação, uma serie de factores, que o farão, todos juntos, ser um bom produto ou não.

No caso da VX1 Li+, poderá até o BMS ser muito bom, e disso não estou com duvidas. Mas nunca os sensores de temperatura deveriam estar na parte mais baixa da caixa plástica das células. A indicação de temperatura ficará com efeito retardado, enganando assim o BMS, e fazendo que ele não faça a redução das correntes quando ainda a tempo de proteger as células.

Com este meu ultimo paragrafo posso estar a dar-te razão, quando afirmas um bom dimensionamento por parte da Li+, mas não se pode afirmar que está tudo bem. Se assim fosse não existiria nenhum pack degradado nestas motas. Por vezes vasta uma pequena falha para colocar em risco todo um bom trabalho com os melhores materiais a serem nele aplicados.

Para se cuidar bem das baterias são necessários um conjunto de factores que o BMS nunca poderá abdicar de nenhum.
Todas as medições (temperatura, corrente, tensão) têm que ser bem aferidas e que façam uma leitura das mesmas, o mais rapido possivel, para que assim ele (o BMS) possa actuar devidamente.

Se eu souber programar o BMS para que ele faça um bom trabalho, também poderei saber criar as condições necessárias para poder abdicar dele, correndo sempre alguns riscos. Riscos estes bem maiores que o de avaria do BMS, mas este, tal como todas as coisas, também não está livre.
Anexos
Deixo a imagem para poder mostrar o ponto onde o sensor de temperatura se encontra, levando com o ar que vem de baixo da caixa das células para seu arrefecimento.
Deixo a imagem para poder mostrar o ponto onde o sensor de temperatura se encontra, levando com o ar que vem de baixo da caixa das células para seu arrefecimento.
PC190223.JPG (546.65 KiB) Visto 7799 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Volt »

Jorge Rocha Escreveu:Achas que a Vectrix Li+ está bem dimensionada para a potencia e velocidade que dá? Como se justifica o estado avançado de degradação das baterias de algumas Li+, com menos de 3 anos e menos de 30.000Km realizados com o mesmo pack?
E como é que explicas que a minha Li+ com mais anos e mais quilómetros não esteja no mesmo estado?

Segundo a tua teoria, nenhum veículo (de marca não-branca) está bem dimensionado, pois todos eles atingem potências "elevadas" e que obrigam a um BMS.
Jorge Rocha Escreveu:Para mim não é por ser de marca X, que terá mais valor que de marca branca. Contam para a avaliação, uma serie de factores, que o farão, todos juntos, ser um bom produto ou não.
Aqui estou 100% de acordo! É isso mesmo!
Obviamente que quando falo nas marcas (brancas ou não) refiro-me ao que existe actualmente no mercado.

Só acrescento que um BMS tem de fazer a sua função. Se não faz, é porque não é um BMS, mas sim uma imitação. Aqui acho que o problema é o mesmo dos famosos ABS chineses, que em vez de ser um sistema que não permitisse o bloqueio da roda, era um mero regulador de pressão ou "travão ao travão" (e neste caso, a única forma de não bloquear a roda é impedir que se trave a fundo).
Para saberem o que é um BMS e as suas funções, basta ler o primeiro parágrafo deste texto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Battery_management_system.
Idem para o ABS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Anti-lock_braking_system.
Jorge Rocha Escreveu:No caso da VX1 Li+, poderá até o BMS ser muito bom, e disso não estou com duvidas. Mas nunca os sensores de temperatura deveriam estar na parte mais baixa da caixa plástica das células. A indicação de temperatura ficará com efeito retardado, enganando assim o BMS, e fazendo que ele não faça a redução das correntes quando ainda a tempo de proteger as células.
Se eu acreditasse que o que afirmas é verdade, daria-te razão. Mas não dou. Na minha Li+, bem como todas as que vêm de fábrica, isso não acontece.

Infelizmente, ao teres "certezas" dessas, podes estar a enganar toda a gente que acredita em ti e que deposita muita fé nas tuas certezas. Tu próprio começaste por duvidar que a Vectrix fosse capaz de cometer um erro desses. Acho que o teu erro, neste caso, foi não teres continuado a duvidar... E olha que isso também pode explicar outros problemas que essa mota (que referes) teve na sua vida...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por 2wheelfun »

Volt Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Como se justifica o estado avançado de degradação das baterias de algumas Li+, com menos de 3 anos e menos de 30.000Km realizados com o mesmo pack?
...mas porquê é que ninguém faz a pergunta que se impõe???

"Como é que é possível uma mota com BMS ter esta degradação das baterias?"

Será que ninguém pensa? Será que ninguém vê aqui (e em muitos outros casos!) algo de errado e se começa de uma vez por todas a questionar a necessidade de ter sistemas a sangrar baterias, stressando-as, aquecendo-as, provocando avarias de packs completos, incêndios e sei lá mais o quê?? É engraçado que o sistema que está lá para proteger a bateria é o responsável por arruinar a mesma mas pronto, eu entendo, há interesses superiores e um industria para 'alimentar'.

Ao Jorge, parabéns pela opção das CA60Fi. São excelentes células, com uma quimica das mais estáveis que se conhece em Li, sem auto-descarga e sem desbalanceamento. Estou seguro que o BMS dessa VX vai ter muito menos trabalho na fase do carregamento do pack. Embora com menos C's que as originais, estas CALB fazem picos de 10 e 12C's (há testes e vídeos na net para quem quiser ir confirmar) e têm uma cuva de descarga muito estável. Boa escolha na minha opinião.

Continuação de bom trabalho, Jorge.

Não vou entrar em off-topic nem em (mais) discussões sobre BMS's. A informação está aí por essa internet fora e com testes e vídeos exaustivos sobre a matéria. Façam o vosso juízo de valor, é a mensagem que quero dar e não dêm como certo tudo o que ouvem...

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por hmgp »

O 2wheelfun tem toda a razão.

Apenas lhe acrescento que a fonte para se ir beber é alguém que tem feito conversões de carros há mais de 5 anos, anda milhares de km's em circuito real e tem feito cargas e descargas a "torto e a direito", chama-se Jack Richard, tem este site: www.evtv.me.

Aqui poderão aprender a verdade.

Para os mais preguiçosos podem ir para este post (http://www.myelifenow.com/2012/10/lifep ... -your.html) onde têm a papinha feita e os links directos aos vídeos que interessam.

Querem manter o vosso pack de baterias o resto das vossas vidas? Ou no mínimo durar mais que o chassis da mota?
Nada de BMS's.

É como o 2wheelfun diz, não assumam o que se diz só porque se diz. Quem diz que meta provas, dados, com vídeos de testes a durar 2 e 3 horas a mostrar cargas e descarga, dados reais e não "dados de dedos" que saem de um teclado de pessoas que depois na realidade muitas vezes nem nunca viram uma célula de LiFePo à frente.

Espero que este post e o do 2wheelfun ajudem alguém a abrir os olhos, mesmo que seja apenas um já fico contente.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por serges »

Bem primeiro calma malta isto é forum de troca de ideias e cada um defende a sua com argumentos e nada de stress...
Obrigado 2wheelfun pelo teu contributo que bem sabes que respeito e.muito pois sempre fiquei com a questão e se...

Hmgp, bons olhos te vejam... como esta a tua mota... e a tua casa... creio que tinhas as de aço... se não estou a fazer confusão, tens de partlhar com a malta.... quanto ao tema debatido existe sempre malta contra e a favor do bms... quanto aos argumentos devem ser apresentados e cada um que lê deve tirar as suas conclusões pois respeito e bem as duas ideias...

Obrigado pela vossa participação pois é mais que importante.

A ver se passam la na marina de.oeiras ja tenho saudades vossas...

Vá continuar a discussão mas com calma e nada de coisas de sempre...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por 2wheelfun »

serges Escreveu:Bem primeiro calma malta isto é forum de troca de ideias e cada um defende a sua com argumentos e nada de stress...
Obrigado 2wheelfun pelo teu contributo que bem sabes que respeito e.muito pois sempre fiquei com a questão e se...
Obrigado
Obrigado Serges, pelas tuas palavras.

Nada de stresses como dizes. Como eu também disse, não me irei alongar mais pelo tema. A minha participação neste forum tem sido muito reduzida, mas tenho acompanhado alguns temas e senti necessidade de pôr algumas cabeças a pensar. O Hmgp completou o meu raciocinio deixando vídeos que cada um pode ver e ajuizar. Creio que a experiência demonstrada por alguém que faz disto profissão e dá-se ao trabalho de publicar vídeos semanais dos seus projectos e das suas variadissimas conversões feitas, diz muito. Karmann Guia, Porshe Speedster, Volkswagem Doca, Cadillac Escalade, Smart, Mini entre outros e até barcos são exemplos de conversões que é possível acompanhar nos vídeos. Todas elas com um denominador comum, a ausência de BMS.

Recordo aos mais novos ou aos menos atentos que fui (sou!) possuidos de uma Batlight Thunder, cujo BMS foi o responsável por me arruinar 50% do pack de baterias e com ele ter iniciado o meu calvário em tribunal contra a referida empresa. É mais um caso de algo que está lá para proteger e que na verdade esteve foi lá a estragar durante ano e meio. O desfecho do caso não foi o melhor mas consegui tirar alguns ensinamentos que os estou a aplicar agora. Pode ser que vos traga novidades um dia destes.

Termino passando uma ideia ao Jorge Rocha que pode ser útil para a durabilidade das baterias de Li que está a usar na conversão, refiro-me ao "bottom balancing" das células do pack. É uma técnica demonstrada pelo Jack num dos vídeos que o Hmgp indicou e que é usada em todas as conversões. Inclusivé, já houve alguns "azares" de packs que foram trazidos a 0V (zero volts!) e que foram recuperados com sucesso. Acredito que o Jorge já conheça mas para quem não conhece fica a dica.

Posto isto, continuação de bom trabalho Jorge e, como sempre, vai-nos alimentando a curiosidade com fotos e comentários do teu trabalho.

Cumps.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por Jorge Rocha »

A nossa finalidade (a de nós todos que aqui estamos a discutir), é juntar os ingredientes todos para no final fazer uma boa sopa.
Por outras palavras, todos procuramos encontrar formas para que estas viaturas eléctricas durem cada vez mais e que assim sejam conhecidas, por não dar problemas, e por sua manutenção não ser muito cara.
É isto que tento fazer cada vez que inicio cada trabalho.
Agradeço a todos os intervenientes por estar nesta luta pelo mesmo fim. Um bem haja a todos vós!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por hmgp »

Olá Serges, obrigado pelas tuas palavras, também tenho saudades de estar contigo.
A mota, foi vendida mas há outros projectos na calha, a casa, "de aço" como dizes, está 5* pá. Muito boa mesmo.
Penso que sabes, mas caso não saibas, respeito imenso o trabalho que fazes na NovaEnergia.
Concordo contigo que devemos partilhar, sou fervoroso adepto do open-source.
No entanto discordo quando dizes "Calma malta..." porque não vi nenhum acesso de stress, ou falta de calma, no post do 2wheelfun ou no meu.
Estávamos a partilhar outro ponto de vista, bem sei que é contrário ao que é vigente aqui no fórum, mas não o torna só por isso menos válido.
Já nesta resposta "Bem, pouco há para discutir. Vocês dois acham que todas as marcas ("não brancas") de motas e carros têm engenheiros que não percebem nada do assunto e agora descobriram um tipo que faz conversões, sabe a "verdade", defende que os sistemas de protecção de baterias é que as desprotege?! Aparentemente, o interesse das marcas é fazer com que as baterias se estraguem. Bom, já ouvi teorias de conspiração mais coerentes, mas deixo que fique ao intelecto de cada um tirar as suas conclusões e procurar a sua verdade. Nem precisam abrir os olhos, basta usarem a cabeça.", talvez aqui encontres stress, dado que por ter opinião diferente somos logo catalogados de "teóricos da conspiração", stress talvez não mas falta de respeito sem dúvida...
Apenas com um post lembrei-me logo o porquê do meu afastamento...

Mas como este assunto é importante demais, quero deixar aqui algumas considerações, para que os mais "recentes" nestas andanças não se assustem com este tipo de opinião que é "extremamente bem fundamentada" dado ser baseada nos engenheiros das marcas, mas apenas os das marcas "não brancas"...

Primeira coisa a ter em mente, a verdadeira inovação NUNCA veio das grandes corporações, muito menos das grandes corporações que mantêm o "status-quo". Não é nenhuma crítica, é apenas uma constatação da realidade. A Internet nasceu da carolice de muitos pequenos e não das AT&T, etc. Google, Microsoft, Dell, Apple, tudo nasceu da carolice de poucos, em garagens ou idênticos. Já depois do Google ser grande e a Microsoft ser enorme, foi o Facebook que surgiu, porque é que o Google ou a Microsoft não o fizeram?
Porque é mesmo assim que funciona, depois as grandes empresas servem, e isso fazem bem, para espalhar a inovação, sabem fazer escalar as coisas muito bem.


Constatação da realidade:

O que é que as centenas de engenheiros, os tais sabedores de tudo das marcas "não brancas", nos deram nos últimos, vá, vamos ser "amigos", nos últimos 10 anos? Isto dentro dos carros/motas eléctricas, claro. Resumidamente, carros/motas sofríveis, com autonomias ainda mais sofríveis e sempre com a desculpa de que era o que se conseguia, que o preço era incomportável para serem competitivos, a tecnologia actual de baterias não dava para mais, blá, blá, blá. Quem mudou isto? Um inovador claro, alguém que até então nunca tinha construido um carro, não tinha centenas de engenheiros nem centenas de anos de know-how de construção de veículos. Foi a Tesla que consegue produzir um carro com uma autonomia decente, qualidade fantástica, com tecnologia de baterias actual, nada futuristico e portanto disponível também aos "engenheiros sabem tudo", e acima de tudo e incrivelmente, ao preço de um carro equivalente a gasolina!


Constatação da realidade:

A Tesla NÃO TEM BMS a fazer top-balancing, muito menos BMS a nível de célula.
A Tesla tem um avançado sistema de gestão térmica do pack (é um dos factores que realmente influencia as baterias, um dos, existem outros).
A Tesla monitoriza o pack a nível de blocos de células, atenção!! Monitoriza!!! Não faz top-balancing.
Não acreditem em mim, vão ler.


Constatação da realidade:

Se os "engenheiros sabem tudo" da industria automóvel são bons, os das marcas "não brancas" claro, o que dizer dos engenheiros da indústria aeronautica?
Epá! Esses sabem tudo e muito mais, porque ali se falha o avião cai! Esses é que devem saber tudo MESMO.
E não é que o Boeing 787 Dreamliner após um ano e pouco ao serviço, começa a ter fogos porque as baterias de Lítio usadas entravam em stress?
Não pode ser!! É que esses da aeronautica, são mais que os "engenheiros sabem tudo", são os que supostamente "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!"
Pois é, após a investigação pela FAA (entidade regulamenta a aviação nos Estados Unidos) chega à conclusão que a maneira como foi dimensionado o pack e acima de tudo o que o BMS lhe fazia levou ao stress completo das células em apenas 1 ano e pouco até provocarem um fogo. Devo lembrar que as células para provocarem um fogo, é porque estão em sobre carga, ou seja o que os BMS de top-balancing fazem... Curiosamente como deram a hipótese dos mesmos "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!" resolverem a questão o que eles fizeram foi ... meter mais electronica no BMS. Não é uma crítica, eles estão a fazer o que sabem e a pensar que estão a fazer bem, só que a realidade mostrou-lhes o contrário. O meu primeiro conselho, se voarem, evitem os Boeing 787, desconfio que, dado eles terem feito a reconversão dos packs à cerca de 1 ano, mais um ano e vamos ouvir novamente sobre este assunto. Não acreditem em mim, vão ler o relatório, está online, como eu tb fui. Só para quem não souber, o avião quando pousa e vai para a manga e desliga motores, fica alimentado por baterias até ser “ligado à ficha”. Mas investiguem.


Constatação da realidade:

Sabem que existe uma marca que lida há mais anos que outra qualquer com milhões de pack de baterias de lítio? Sabem que marca é?
É a DeWalt, marca de power tools. Extremamente bem referenciada no mercado, mesmo o profissional. As power tools deles são alimentadas por packs de Lítio faz anos, foram dos primeiros no mercado de grande volume. Imaginam o quanto sofrem os pack dessas ferramentas? As descargas, as cargas rápidas para voltarem a estar dísponiveis, o numero de ciclos. Imaginam?
Sabem qual é a patente deles que, quando fui ver ainda estava pendente, fala sobre carregamento e gestão de pack de Lítio?
É uma patente sobre um metódo de carregamento e gestão de packs sob a forma de ... bottom-balancing. Atenção não confundir com top-balancing por favor!!!
Não acreditem em mim, vão procurar a patente como eu tb fui.


Constatação da realidade:

Seja por marcas "não brancas" ou por marcas "brancas", porque é que temos "n" exemplos de veículos que falham quando têm uma peça (leia-se BMS de top-balancing) desenvolvida para evitar isso mesmo?
Não estou a dizer que á conspiração contra os "engenheiros sabem tudo" ou de marcas, estou a afirmar é que o conhecimento é válido quando a realidade o corrubora, e não porque uma quantidade de "engenheiros sabem tudo" assim o dizem. Não acreditem em mim, verifiquem se assim é.


Isto são apenas alguns exemplos que a realidade derrota os "engenheiros sabem tudo" que alguns gostam de afirmar ser a unica fonte de prova e até derrota os "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!". A realidade é uma coisa tramada... Mas repito, não acreditem em mim, vão ler, investigar, as fontes que indiquei no primeiro post são apenas inicios, a ponta do fio. Quem quiser que desenrole. Não me compete a mim fazer a opinião de outros, muito menos baseada em "engenheiros sabem tudo".


Tenho no meu email e no meu computador, alguns documentos, estudos cientificos, etc. que corruboram o que aquele sr diz faz alguns anos. Ele chegou lá pela experiência própria, por horas infindáveis de teste, estragando células nesses testes.
Os estudos estão a chegar lá apenas agora, porque a inerência do método ciêntifico leva a que os estudos tenham regras e ... demorem tempo, e testar ciclos de carga e descarga e abusos nesses ciclos, influência da temperatura, etc. leva muito tempo.
O primeiro grande erro foi achar que, porque todas as baterias até então tinham auto-descarga, as de LiFePo também teriam e como tal haveria drif nas células e como tal levava a desbalanceamento. Só que a existir auto-descarga ela é tão residual que deixa de ter efeito. O desbalanceamento só o conheço em packs com BMS por top-balancing, em balanceamento por bottom-balancing e com as regras de pequeno undercharge nos carregamentos, as células ficam sempre sem problemas.

Again, se chegaram até aqui, os meus parabéns, são heróis da leitura :-) mas o verdadeiro conselho que dou é: não acreditem no que leram aqui comigo, vão investigar.

Espero ter partilhado conhecimento suficiente para criar dúvidas.

Fiquem bem, TODOS, é o meu desejo.

Serges, para ti um abraço especial porque acho que és verdadeiramente uma pessoa boa.

Jorge Rocha, fizeste uma excelente escolha de baterias. São das melhores hipóteses disponíveis ao comum do mortais, nomeadamente no trinómio densidade energética/volume/capacidade de descargas. É de longe muito superior às specs da “folha” do fabricante, aguentam muito mais do que lá está escrito sem problemas. Se quiseres, terei todo o gosto em partilhar contigo tudo o que sei, manda-me é uma PM que eu forneço-te o meu email. Aqui é complicado partilhar conhecimento fora do que “engenheiros sabem tudo” de marcas “não brancas!” dizem. Gera-se muito ruido de fundo e infelizmente parte-se para o abuso de posição e para a falta de respeito.

P.S.: Escrito com erros e na antiga ortografia.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por jmal »

Bom, conversa sobre bms já estou cansado, alias, desde o tempo que a batlight veio aqui dizer que os bms eram feitos pela mesma empresa japonesa que fez para a toyota, portanto boa coisa não se esperava mas todos me caíram em cima, entendo que às vezes sou um pouco difícil, mas por vezes até tenho as minhas razões. Ao que parece, eles não tiveram azar só com os bms, as baterias e motores também não se portaram bem, ainda existem baterias dessas com bms bons a trazer dificuldades à malta.

Ainda sobre bms, eu acho que cada um deve tomar a sua decisão de usar ou não, também já vi packs destruídos por bms, também já vi packs destruídos sem nunca terem bms, e já vi packs pouco danificados porque tinham bms, até um bem conhecido que meteu água, sem o bms o estrago tinha sido muito maior e detectado mais tarde também, o desta li+ até deve ser um desses casos, pois considerando a forma como era tratado, ter apenas 2 células com problemas, é certo que para funcionar a 100% não devia ter nenhuma nas couves, certo, certo, mas será que foi bem parametrizado. Eu sei que esta vectrix era muito mal tratada, cargas incompletas, só era carregada umas horas antes de usar, por vezes sem completar balanceamento, mas isto não serve de desculpa, algo correu mal e acho despropositado estar a trazer conclusões sem uma analise rigorosa.

Não se esqueçam que conversões de veículos com todo e qualquer tipo de equipamento standart é uma coisa, a produção de veículos em massa é outra, uma marca como a nissan, tesla, renault, kia, bmw, e outras que me tenha esquecido, têm de responder e responsabilizar pelos seus veículos, estes não se podem dar ao luxo de ensinar o cliente que deve fazer um balanceamento por baixo de tanto e em tanto tempo, ou então levar à oficina para o fazer. Tenham em atenção que usando esse método também já derreteram muitas baterias, e compreendo que não gostem de usar bms porque também vendem baterias de fabricantes que não dão qualquer suporte e garantia sobre as mesmas, alias, sem bms nem se pode falar em garantias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por jmal »

Olá hmgp, fico contente de te ver novamente por cá.
hmgp Escreveu:Olá Serges, obrigado pelas tuas palavras, também tenho saudades de estar contigo.
A mota, foi vendida mas há outros projectos na calha, a casa, "de aço" como dizes, está 5* pá. Muito boa mesmo.
Penso que sabes, mas caso não saibas, respeito imenso o trabalho que fazes na NovaEnergia.
Concordo contigo que devemos partilhar, sou fervoroso adepto do open-source.
No entanto discordo quando dizes "Calma malta..." porque não vi nenhum acesso de stress, ou falta de calma, no post do 2wheelfun ou no meu.
Estávamos a partilhar outro ponto de vista, bem sei que é contrário ao que é vigente aqui no fórum, mas não o torna só por isso menos válido.
Já nesta resposta "Bem, pouco há para discutir. Vocês dois acham que todas as marcas ("não brancas") de motas e carros têm engenheiros que não percebem nada do assunto e agora descobriram um tipo que faz conversões, sabe a "verdade", defende que os sistemas de protecção de baterias é que as desprotege?! Aparentemente, o interesse das marcas é fazer com que as baterias se estraguem. Bom, já ouvi teorias de conspiração mais coerentes, mas deixo que fique ao intelecto de cada um tirar as suas conclusões e procurar a sua verdade. Nem precisam abrir os olhos, basta usarem a cabeça.", talvez aqui encontres stress, dado que por ter opinião diferente somos logo catalogados de "teóricos da conspiração", stress talvez não mas falta de respeito sem dúvida...
Apenas com um post lembrei-me logo o porquê do meu afastamento...

Mas como este assunto é importante demais, quero deixar aqui algumas considerações, para que os mais "recentes" nestas andanças não se assustem com este tipo de opinião que é "extremamente bem fundamentada" dado ser baseada nos engenheiros das marcas, mas apenas os das marcas "não brancas"...

Primeira coisa a ter em mente, a verdadeira inovação NUNCA veio das grandes corporações, muito menos das grandes corporações que mantêm o "status-quo". Não é nenhuma crítica, é apenas uma constatação da realidade. A Internet nasceu da carolice de muitos pequenos e não das AT&T, etc. Google, Microsoft, Dell, Apple, tudo nasceu da carolice de poucos, em garagens ou idênticos. Já depois do Google ser grande e a Microsoft ser enorme, foi o Facebook que surgiu, porque é que o Google ou a Microsoft não o fizeram?
Porque é mesmo assim que funciona, depois as grandes empresas servem, e isso fazem bem, para espalhar a inovação, sabem fazer escalar as coisas muito bem.


Constatação da realidade:

O que é que as centenas de engenheiros, os tais sabedores de tudo das marcas "não brancas", nos deram nos últimos, vá, vamos ser "amigos", nos últimos 10 anos? Isto dentro dos carros/motas eléctricas, claro. Resumidamente, carros/motas sofríveis, com autonomias ainda mais sofríveis e sempre com a desculpa de que era o que se conseguia, que o preço era incomportável para serem competitivos, a tecnologia actual de baterias não dava para mais, blá, blá, blá. Quem mudou isto? Um inovador claro, alguém que até então nunca tinha construido um carro, não tinha centenas de engenheiros nem centenas de anos de know-how de construção de veículos. Foi a Tesla que consegue produzir um carro com uma autonomia decente, qualidade fantástica, com tecnologia de baterias actual, nada futuristico e portanto disponível também aos "engenheiros sabem tudo", e acima de tudo e incrivelmente, ao preço de um carro equivalente a gasolina!


Constatação da realidade:

A Tesla NÃO TEM BMS a fazer top-balancing, muito menos BMS a nível de célula.
A Tesla tem um avançado sistema de gestão térmica do pack (é um dos factores que realmente influencia as baterias, um dos, existem outros).
A Tesla monitoriza o pack a nível de blocos de células, atenção!! Monitoriza!!! Não faz top-balancing.
Não acreditem em mim, vão ler.
Desculpa, mas já vi esse tema discutido várias vezes em fóruns e é sempre desmentido ou contrariado, um bms não é um sistema de balanceamento por cima ou por baixo, é sim um sistema de monitorização com ou sem balanceamento, se não tem balanceamento é porque a tecnologia de baterias que usa não necessita, mas faz monitorização de tensão por grupos e também de temperatura, tal como as usadas nos pcs, que tem bms mas não faz balanceamento, no tesla roadster podemos encontrar 11 módulos de 618 células cada, cada modulo envia a tensão e temperatura ao controlador principal.

hmgp Escreveu:Constatação da realidade:

Se os "engenheiros sabem tudo" da industria automóvel são bons, os das marcas "não brancas" claro, o que dizer dos engenheiros da indústria aeronautica?
Epá! Esses sabem tudo e muito mais, porque ali se falha o avião cai! Esses é que devem saber tudo MESMO.
E não é que o Boeing 787 Dreamliner após um ano e pouco ao serviço, começa a ter fogos porque as baterias de Lítio usadas entravam em stress?
Não pode ser!! É que esses da aeronautica, são mais que os "engenheiros sabem tudo", são os que supostamente "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!"
Pois é, após a investigação pela FAA (entidade regulamenta a aviação nos Estados Unidos) chega à conclusão que a maneira como foi dimensionado o pack e acima de tudo o que o BMS lhe fazia levou ao stress completo das células em apenas 1 ano e pouco até provocarem um fogo. Devo lembrar que as células para provocarem um fogo, é porque estão em sobre carga, ou seja o que os BMS de top-balancing fazem... Curiosamente como deram a hipótese dos mesmos "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!" resolverem a questão o que eles fizeram foi ... meter mais electronica no BMS. Não é uma crítica, eles estão a fazer o que sabem e a pensar que estão a fazer bem, só que a realidade mostrou-lhes o contrário. O meu primeiro conselho, se voarem, evitem os Boeing 787, desconfio que, dado eles terem feito a reconversão dos packs à cerca de 1 ano, mais um ano e vamos ouvir novamente sobre este assunto. Não acreditem em mim, vão ler o relatório, está online, como eu tb fui. Só para quem não souber, o avião quando pousa e vai para a manga e desliga motores, fica alimentado por baterias até ser “ligado à ficha”. Mas investiguem.


Constatação da realidade:

Sabem que existe uma marca que lida há mais anos que outra qualquer com milhões de pack de baterias de lítio? Sabem que marca é?
É a DeWalt, marca de power tools. Extremamente bem referenciada no mercado, mesmo o profissional. As power tools deles são alimentadas por packs de Lítio faz anos, foram dos primeiros no mercado de grande volume. Imaginam o quanto sofrem os pack dessas ferramentas? As descargas, as cargas rápidas para voltarem a estar dísponiveis, o numero de ciclos. Imaginam?
Sabem qual é a patente deles que, quando fui ver ainda estava pendente, fala sobre carregamento e gestão de pack de Lítio?
É uma patente sobre um metódo de carregamento e gestão de packs sob a forma de ... bottom-balancing. Atenção não confundir com top-balancing por favor!!!
Não acreditem em mim, vão procurar a patente como eu tb fui.

Não é bem assim.

Sabes que baterias são essas ?? são a123, foi a esses packs que consegui as minhas primeiras a123, e sabes o que vinha lá dentro ?? isto.

Imagem

Aquela coisa prateada é o bms, e tem balanceamento por cima, é fácil de identificar o circuito com resistências de sangramento, funciona muito bem, também corte por tensão baixa, que funciona muito bem, que nas restantes ferramentas no mercado não existe, neste caso estamos perante um bms como aqueles que se usam nos restantes veículos que usam esta tecnologia de baterias.


hmgp Escreveu:Constatação da realidade:

Seja por marcas "não brancas" ou por marcas "brancas", porque é que temos "n" exemplos de veículos que falham quando têm uma peça (leia-se BMS de top-balancing) desenvolvida para evitar isso mesmo?
Não estou a dizer que á conspiração contra os "engenheiros sabem tudo" ou de marcas, estou a afirmar é que o conhecimento é válido quando a realidade o corrubora, e não porque uma quantidade de "engenheiros sabem tudo" assim o dizem. Não acreditem em mim, verifiquem se assim é.


Isto são apenas alguns exemplos que a realidade derrota os "engenheiros sabem tudo" que alguns gostam de afirmar ser a unica fonte de prova e até derrota os "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!". A realidade é uma coisa tramada... Mas repito, não acreditem em mim, vão ler, investigar, as fontes que indiquei no primeiro post são apenas inicios, a ponta do fio. Quem quiser que desenrole. Não me compete a mim fazer a opinião de outros, muito menos baseada em "engenheiros sabem tudo".


Tenho no meu email e no meu computador, alguns documentos, estudos cientificos, etc. que corruboram o que aquele sr diz faz alguns anos. Ele chegou lá pela experiência própria, por horas infindáveis de teste, estragando células nesses testes.
Os estudos estão a chegar lá apenas agora, porque a inerência do método ciêntifico leva a que os estudos tenham regras e ... demorem tempo, e testar ciclos de carga e descarga e abusos nesses ciclos, influência da temperatura, etc. leva muito tempo.
O primeiro grande erro foi achar que, porque todas as baterias até então tinham auto-descarga, as de LiFePo também teriam e como tal haveria drif nas células e como tal levava a desbalanceamento. Só que a existir auto-descarga ela é tão residual que deixa de ter efeito. O desbalanceamento só o conheço em packs com BMS por top-balancing, em balanceamento por bottom-balancing e com as regras de pequeno undercharge nos carregamentos, as células ficam sempre sem problemas.

Again, se chegaram até aqui, os meus parabéns, são heróis da leitura :-) mas o verdadeiro conselho que dou é: não acreditem no que leram aqui comigo, vão investigar.

Espero ter partilhado conhecimento suficiente para criar dúvidas.
Não entendo a tua posição, achas que os ve's se massificam com tomadas de posição dessa natureza, é errado dizer que tudo funciona a 100%, mas desde ai se criar esse terror pelos bms, eu não vejo nenhuma marca seja ela pequena ou grande a não usar bms, só mesmo o Jack, se dão problemas, claro que dão, é necessário é haver gente que resolva.

hmgp Escreveu:Fiquem bem, TODOS, é o meu desejo.

Serges, para ti um abraço especial porque acho que és verdadeiramente uma pessoa boa.

Jorge Rocha, fizeste uma excelente escolha de baterias. São das melhores hipóteses disponíveis ao comum do mortais, nomeadamente no trinómio densidade energética/volume/capacidade de descargas. É de longe muito superior às specs da “folha” do fabricante, aguentam muito mais do que lá está escrito sem problemas. Se quiseres, terei todo o gosto em partilhar contigo tudo o que sei, manda-me é uma PM que eu forneço-te o meu email. Aqui é complicado partilhar conhecimento fora do que “engenheiros sabem tudo” de marcas “não brancas!” dizem. Gera-se muito ruido de fundo e infelizmente parte-se para o abuso de posição e para a falta de respeito.

P.S.: Escrito com erros e na antiga ortografia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”