Dimensionar Bateria para Moto

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por 2wheelfun »

Obrigado Jmal pelo teu comentário. Sabes refutar sem ser indelicado e fica a saber que além de uma opinião diferente em algumas matérias prezo a tua atitude e os teus conhecimentos, especialmente porque és um dos que é capaz de falar e de opinar com conhecimento de causa.

Espero com a minha intervenção alguns posts atrás, ter deixado algumas pessoas a pensar. O Hmgp concluiu, e bem, o meu raciocionio com exemplo concretos. Eu aprendi muito ao vê-los. Espero que a partilha tenha sido positiva, pelo menos. Nada mais a acrescentar por mim neste tema.

Cumps.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por O_volt »

Aé que enfim uma lufada de ar fresco neste forum e trazido por antigos colaboradores, em breve até o pnunes aparece com a qualidade técnica destes textos.
Os meus parabéns pelos vossos comentários e ideias.
Só falta dizer que o jack usa packs sobredimensionados, o que facilita em muito as descargas e evita o stress elevado. Em packs justinhos é sim preciso monotorizar as celulas. Aliás a Bm, Tesla e Estrela já o fazem...aprenderam depressa.
Espero que, em breve, apresentem também os vossos projetos, sobretudo o do arduino. A partilha errada ou certa é que faz cada um de nós fazer o que mais difícil o ser divino nos deu: a ESCOLHA.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por serges »

Bem gostaria que este tópico tivesse tido outro fim e sei bem que nem todos o queriam como tal...
Peço desculpa se houve ofensas de parte a parte e só posso dizer que me sinto envergonhado com as atitudes que aqui se tomaram.
Peço desculpa em nome do fórum e dos moderadores da NovaEnergia.
Para breve vai ser limpo as expressoes e textos menos correctos em que nada ajudaram o que aqui se debate...

Peço a vossa atençao e por favor mantenham se no topico com os argumentos que cada um defende...

PS o user Volt nao representa neste topico a opinião dos moderadores, escreve como utilizador, ao que de forma nenhuma se deve ser levado ao geral de todos os que aqui representam a direcção pois nao se aceita que assim seja essa generalidade.

Regra 22. " 22 - Qualquer post que seja escrito, apenas com o intuito de criticar destrutivamente em público a Moderação/Administração, ou de a denegrir e desafiar publicamente, é expressamente proibido e será de imediato removido, sendo que o seu autor sofrerá uma penalização a determinar pela Administração."
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por 2wheelfun »

O_volt Escreveu:Aé que enfim uma lufada de ar fresco neste forum e trazido por antigos colaboradores, em breve até o pnunes aparece com a qualidade técnica destes textos.
Os meus parabéns pelos vossos comentários e ideias.
Só falta dizer que o jack usa packs sobredimensionados, o que facilita em muito as descargas e evita o stress elevado. Em packs justinhos é sim preciso monotorizar as celulas. Aliás a Bm, Tesla e Estrela já o fazem...aprenderam depressa.
Espero que, em breve, apresentem também os vossos projetos, sobretudo o do arduino. A partilha errada ou certa é que faz cada um de nós fazer o que mais difícil o ser divino nos deu: a ESCOLHA.
Bons olhos te vejam, O_volt. Engraçado como de repente se reunem aqui 3 antigos companheiros.

E para que não fique completamente off-topic... O_volt tens razão, é precisamente essa a prática corrente das conversões que falávamos - o sobredimensionamento, precisamente para não ter de levar as células ao seu limite, logo ao stress que falas. Um dos vídeos explica com uma analogia engraçada o significado de stress numa célula em carregamento. Citando Jack Rickard, imaginemos um bar que abre às 20h. Pouco a pouco vão entrando os seus clientes e vão-se sentando. À medida que as horas avançam, os clientes vão saindo do seu trabalho e vão-se juntando para entrar. Vão entrando e vão-se acomodando. Perto das 23h já praticamente não restam lugares sentados e o bar pode dizer-se "cheio", contudo, há sempre uns mais atrasados que ainda assim vão querer entrar , já ficando quase à porta e forçando a que os restantes mal se consigam mexer. O bar rapidamente passa de "cheio" para "à pinha", embora já não tenham entrado muitos mais. Troque-se o bar pela células e os clientes pelos eletrões para dizer que uma célula pode considerar-se cheia já perto dos 100%. A energia adicional para chegar aos 100% não é significativa em termos de autonomia real.

Quanto à monitorização, é um procedimento útil, sem dúvida, desde que não cause consumos parasitas que, esses sim, com o passar dos ciclos leva ao desbalanceamento de um pack. Dou um exemplo, como já aqui foi referido e bem pelo Jmal, o BMS instalado nas Thunder (ao contrário do que alguns pensam não era chinês, foi um projeto em determinado ponto programado e desenvolvido por portugueses que nem eram da empresa que comercializava a mota) teve um altura que para funcionar se alimentava de 'algumas' células e como este BMS estava permanentemente em monitorização (funcionava mesmo com a mota desligada), provocava descargas apenas nas células a que estava ligado. O resultado era um pack 'desnivelado'. Ainda se depois em carga fosse capaz de compensar essas perdas a coisa até podia andar mais ou menos mas como não o fazia, o resultado não foi bom.

O sobredimensionamento é pois prática comum e nenhuma marca arrisca a prescindir da sua margem de segurança. Uns mais conservadores do que outros mas todos têm esta margem. Tanto quanto sei, a BMW com o seu i3 diz-se ser a que aproveita mais a energia do seu pack. Sim, Volt, aqui estou a falar de cor.

O_Volt, sobre o CBduino o tal projeto que referes, ficou em águas de bacalhau precisamente porque de repente tanto eu como o Hmgp ficámos sem as nossas montadas. Sei que houve um outro projeto interessante do tipo, até aqui partilhado no NE mas efetivamente deixei de o seguir, mas os projetos não acabam, tenho um em curso onde estou a meter as mãos na massa e a aplicar muita da teoria que ao longo destes anos tenho aprendido. É a melhor forma de aprender.

Jmal, só um apontamento ao teu raciocínio anterior. Os defensores do bottom-balancing fazem-no UMA vez, quando iniciam o pack. Não o fazem "de vez em quando", nem o fazem com células já utilizadas, muito menos com aquelas sujeitas a bleeding.

Como diz o O_Volt, a partilha do conhecimento é positiva, seja ela a favor de uma coisa ou de outra, cabendo a nós a ESCOLHA. Para mim é tão válida uma conversão com ou sem BMS. Ceramente que que o utilizou julgou estar a fazer o melhor. Às vezes estamos é tão 'cegos' com o que nos vendem que nem questionamos as coisas e quem nos faz pensar, não é necessariamente alguém que nos quer mal.

Fiquem bem.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dimensionar Bateria para Moto

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes, caro 2wheelfun ainda pensei que seria a tua boa vinda ao forum para participar e partilhar e infelizmente vejo pouco além da critica pouco mais, fico triste pois conheces me bem, vir cá bater a porta que sempre esteve aberta para dizer que este forum todos abandonam porque todos gostam de criticar mas ajudar já nem sempre!...

Gosto que participes e que partilhes o teu conhecimento e que ajudes o forum a crescer e não a fazeres o que fizeste!

Depois do meu post acho que todos perceberam o que queria dizer e que deveria ter ficado por aqui...

Gostaria que todos os que podem partilhar as suas opiniões construtivas e fundamentadas para ajudar o Jorge e o Jasmim e não em guerrinhas fúteis em que ninguém ganha nada com isso!

Voltemos ao tema e claro vai ser retirado todo e qualquer comentário depreciativo do tópico, será desnecessário dizer se houver mais algum post desse tipo será retirado e suspenso seja quem for!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”