E-Bike


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike Update

Mensagem por Fidel »

zointz Escreveu:
Boas,
Tens ai um projecto bem giro, como estás a pensar usar o gerador ? Só para as descidas e travagens, correcto ?

Boas,
Sim por acaso o motor gerador vai estar sempre a carregar, ou pelo menos sempre que o motor motriz estivera trabalhar.
Isso de meter o motor a carregar so quando se trava ou em descidas é se se usar o motor motriz para a regeneração, com o sistema de roda livre que tenho nao dava para isso.

Abraço


jmvsf
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: domingo ago 09, 2009 2:08 pm

Re: E-Bike Update

Mensagem por jmvsf »

Fidel Escreveu:
zointz Escreveu:
Isso de meter o motor a carregar so quando se trava ou em descidas é se se usar o motor motriz para a regeneração, com o sistema de roda livre que tenho nao dava para isso.

Abraço
Não quero criticar, mas só nas travagens e descidas é que poderias retirar algum proveito do gerador. Em todas as outras situações o simples facto de não haver uma conversão perfeita de energia torna toda a montagem contraproducente.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: E-Bike Update

Mensagem por zointz »

jmvsf Escreveu:
Fidel Escreveu:
zointz Escreveu:
Isso de meter o motor a carregar so quando se trava ou em descidas é se se usar o motor motriz para a regeneração, com o sistema de roda livre que tenho nao dava para isso.

Abraço
Não quero criticar, mas só nas travagens e descidas é que poderias retirar algum proveito do gerador. Em todas as outras situações o simples facto de não haver uma conversão perfeita de energia torna toda a montagem contraproducente.

Boas,
Tenho de concordar com jmvsf, usares um motor para fazer mexer um gerador não vais ganhar nada e perdes bastante.

Abraçso.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike Update

Mensagem por Fidel »


Não quero criticar, mas só nas travagens e descidas é que poderias retirar algum proveito do gerador. Em todas as outras situações o simples facto de não haver uma conversão perfeita de energia torna toda a montagem contraproducente.
Boas,
Tenho de concordar com jmvsf, usares um motor para fazer mexer um gerador não vais ganhar nada e perdes bastante.

Abraçso.

Ok, eu percebo o que voces dizem perfeitamente, isto nao passa de um teste. Mas acreditem o motor gerador nao tem quase atrito nenhum, roda com uma facilidade enorme, e como eu disse perdi so 3 km/h, antes conseguia 30km/h agora 27km/h.
Quando tiver tudo 100% operacional vamos ver, eu acho que pelo menos 50% de eficiência extra consigo. as baterias carregam em 30min com uma potencia de 12v 5A, conto conseguir com este gerador 12v 7/8A, por isso estou bastante optimista.

Abraço

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: E-Bike Update

Mensagem por zointz »

Fidel Escreveu:

Não quero criticar, mas só nas travagens e descidas é que poderias retirar algum proveito do gerador. Em todas as outras situações o simples facto de não haver uma conversão perfeita de energia torna toda a montagem contraproducente.
Boas,
Tenho de concordar com jmvsf, usares um motor para fazer mexer um gerador não vais ganhar nada e perdes bastante.

Abraçso.

Ok, eu percebo o que voces dizem perfeitamente, isto nao passa de um teste. Mas acreditem o motor gerador nao tem quase atrito nenhum, roda com uma facilidade enorme, e como eu disse perdi so 3 km/h, antes conseguia 30km/h agora 27km/h.
Quando tiver tudo 100% operacional vamos ver, eu acho que pelo menos 50% de eficiência extra consigo. as baterias carregam em 30min com uma potencia de 12v 5A, conto conseguir com este gerador 12v 7/8A, por isso estou bastante optimista.

Abraço

Boas,
Pois, eu acho que não compreendes, o gerador se roda lcom muita facilidade é porque não está a gerar energia, está a trabalhar em vazio, se quiseres fazer um teste (tem de ser curto) podes fazer um curto-circuito ao gerador e coloca-o a rodar, vais ver como prende muito mais.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike Update

Mensagem por Fidel »

zointz Escreveu:
Boas,
Pois, eu acho que não compreendes, o gerador se roda lcom muita facilidade é porque não está a gerar energia, está a trabalhar em vazio, se quiseres fazer um teste (tem de ser curto) podes fazer um curto-circuito ao gerador e coloca-o a rodar, vais ver como prende muito mais.
Boas, experimentei fazer o curto, reparei que realmente nao roda com tanta facilidade mas mesmo assim continua a rodar com alguma facilidade.

Abraço


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Njay »

Quanto a isso não tenhas dúvidas Fidel, cada vez que usares o gerador sem ser em travagem/descida, só estás a perder ou a tirar do teu corpinho a energia extra (e com perdas).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:Quanto a isso não tenhas dúvidas Fidel, cada vez que usares o gerador sem ser em travagem/descida, só estás a perder ou a tirar do teu corpinho a energia extra (e com perdas).
Isto nao passa de um teste.
Quando dizes : "só estás a perder ou a tirar do teu corpinho a energia extra (e com perdas)." nao sei se achas que o gerador so roda quando peda-lo, o gerador roda com a força do motor motriz.
Vou experimentar, ja fiz um teste em andamento a fazer curto e nao notei assim muita diferença na velocidade aceleração.

Abraço


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Njay »

Quando é o motor a fazer a força, ogerador é como um travão (quando se está a fazer uso dele); podes gerar alguma energia, mas como tanto o motor como o gerador não são 100% eficientes, estás na prática a perder energia.

Se fores tu a pedalar e estiveres a fazer uso do gerador, a energia gerada vem do teu esforço. Se não notas que é mais dificil pedalar, é porque não estás a gerar grande coisa.

Quando digo "fazer uso do gerador", quero dizer que algum dispositivo está a funcionar "à pala" de electricidade que vem do gerador. Se o gerador estiver lá mas não está ligado a nada, também não está a produzir. Em testes de fazer rodar a roda à mão pode não se notar muito porque a geração é pouca a baixa velocidade, agora quando fores a pedalar pela estrada já deves notar (ou não, se tiveres a usar o motor para fazer o esforço).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:Quando é o motor a fazer a força, ogerador é como um travão (quando se está a fazer uso dele); podes gerar alguma energia, mas como tanto o motor como o gerador não são 100% eficientes, estás na prática a perder energia.

Se fores tu a pedalar e estiveres a fazer uso do gerador, a energia gerada vem do teu esforço. Se não notas que é mais dificil pedalar, é porque não estás a gerar grande coisa.

Quando digo "fazer uso do gerador", quero dizer que algum dispositivo está a funcionar "à pala" de electricidade que vem do gerador. Se o gerador estiver lá mas não está ligado a nada, também não está a produzir. Em testes de fazer rodar a roda à mão pode não se notar muito porque a geração é pouca a baixa velocidade, agora quando fores a pedalar pela estrada já deves notar (ou não, se tiveres a usar o motor para fazer o esforço).
Nao sei reparas-te mas no meu sistema tenho roda livre na cremalheira que esta ligada ao motor, logo se o motor nao estiver ligado tanto o motor como o gerador estão parados. O teste que eu fiz foi em andamento como o motor a funcionar e de vez em quando fazia o curto, e nao notava grande diferença na velocidade.
Eu sei perfeitamente que tanto o motor como o gerador nao tem 100% de eficiência, eu so espero conseguir 50% de rendimento extra.
E pelos testes que tenho feito acho que sou capaz de conseguir.
Como eu já tenho dito isto é só um teste, uma experiência, só mesmo para ganhar conhecimento.

Abraço


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Njay »

50%? Só se for de rendimento negativo :)
Não é possível teres mais energia de saída num sistema do que aquela que tens de entrada, considerando que o sistema és tu, o gerador, o motor e as baterias.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:50%? Só se for de rendimento negativo :)
Não é possível teres mais energia de saída num sistema do que aquela que tens de entrada, considerando que o sistema és tu, o gerador, o motor e as baterias.
Nao sei porque mas ate dizers isso parecia possivel :P

Mas eu nao quero produzir mais do que o que preciso, so quero produzir metade do que necessito, estou a pensar erradamente??? sera que nao da???

Imagina que a energia que o motor precisa é 1, e para fazer o gerador andar sao preciso mais 0.3, ou seja 1.3(andar+gerar). Se conseguir produzir 0.5 no gerador, consigo 0.2 extra?? Estou a pensar corretamente??

Abraço

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: E-Bike

Mensagem por zointz »

Fidel Escreveu:
Nao sei porque mas ate dizers isso parecia possivel :P

Mas eu nao quero produzir mais do que o que preciso, so quero produzir metade do que necessito, estou a pensar erradamente??? sera que nao da???

Imagina que a energia que o motor precisa é 1, e para fazer o gerador andar sao preciso mais 0.3, ou seja 1.3(andar+gerar). Se conseguir produzir 0.5 no gerador, consigo 0.2 extra?? Estou a pensar corretamente??

Abraço
Boas,
Embora alguns tenham prometido semelhante feito, a verdade é que de acordo com as leis da física actuais isso é impossível, pois para gerar 0,5 tens de gastar 0,5+perdas, ou seja o saldo é sempre negativo gastas mais do que produzes, senão era energia grátis e o fim das guerras no mundo ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: E-Bike

Mensagem por tavares »

Mais um projecto condenado ao fracasso .

Revê o sistema , e esquece o uso de gerador + motor.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Njay »

Fidel Escreveu:Imagina que a energia que o motor precisa é 1, e para fazer o gerador andar sao preciso mais 0.3, ou seja 1.3(andar+gerar). Se conseguir produzir 0.5 no gerador, consigo 0.2 extra??
Se o gerador produzir 0.5, é porque lhe estão a dar 0.5 + perdas, como disse o zoint. Nunca poderias ter 0.5 de saída dando-lhe 0.3 (algumas pessoas até podem vir aí dizer-te que não, que não é verdade e tal, mas essas pessoas não têm nada para mostrar).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:
Fidel Escreveu:Imagina que a energia que o motor precisa é 1, e para fazer o gerador andar sao preciso mais 0.3, ou seja 1.3(andar+gerar). Se conseguir produzir 0.5 no gerador, consigo 0.2 extra??
Se o gerador produzir 0.5, é porque lhe estão a dar 0.5 + perdas, como disse o zoint. Nunca poderias ter 0.5 de saída dando-lhe 0.3 (algumas pessoas até podem vir aí dizer-te que não, que não é verdade e tal, mas essas pessoas não têm nada para mostrar).
Ok, ja percebi. isso faz toda a lógica... nao sei em que estava a pensar.
Obrigado, agora vou continuar a trabalhar na bike sem o gerador :D, ainda me falta colocar mais baterias e ver a autonomia.

Ja agora alguém conhece um sistema de roda livre na pedaleira?? A ideia de por roda livre na pedaleira era por o motor a rodar a cremalheira da pedaleira e assim poder usar as mudanças. So tenho o problema da roda livre na pedaleira, que nao me parece fácil de encontrar.

Abraço


beirao
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 19, 2011 11:48 pm

Re: E-Bike

Mensagem por beirao »

Viva!

Bom projecto :)
E 250W dão para 40km/h? nada mau :)

Estava a pensar em algo idêntico para uma bicicleta, mas estava a pensar em motor HUB. Por exemplo, um motor MagicPie da GoldenMotor: http://www.sismelv.com/index.php?page=s ... &Itemid=71 (isso é o kit completo, eu queria só o motor. O que acham? No site da goldenmotor custa uns 150€.. Depois com um microcontrolador fazia a gestão de outras coisas eléctricas/electronicas.

é que comprar por comprar, vale mais comprar logo motor HUB, nao?


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike

Mensagem por Fidel »

E assim, se comprares HUB e sempre a forma mais facil de instalar, e segura do rendimento :D
Mas eu nao gosto do que e facil :D , por isso e que opto sempre por motor nao HUB.
Mas sim esse motor e muito bom, ou pelo menos parece...

Abraço

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”