Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Responder

Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

boa tarde

como referi no meu tópico de apresentação pretendo construir uma cadeira de rodas eléctrica off-road, o mais barato possível, para o meu irmão. a cadeira será construída a partir do zero sem recurso a peças específicas de cadeiras de rodas pois estas são muito caras. a cadeira não será para uso diário será para dar uns passeios ao fim-de-semana quando fizer bom tempo.

a cadeira basta atingir 6/7 km/h não é necessário mais que isso e deve ser controlada através de joystick.

a minha ideia era usar um esquema do género: motor de 12/24 v controlado por controlador pwm de rc ou algo do género, em vez de usar um controlo remoto e receptor tentava usar um micro controlador que convertesse os sinais de um joystick para o controlador rc. e baterias deep cycle ou de gel (se tiver dito alguma calinada dêem o desconto que electrónica não é o meu forte ).

tenho duas ideias diferentes para o modo de condução. uma delas seria do género desta:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wjeuxo7e ... er&list=ul[/youtube]
penso que a desvantagem desta seja a necessidade de motores muito potentes para conseguir virar bem e também de usar dois controladores ou um controlador que controle dois motores independentes.

a segunda ideia (a minha preferida) seria esta:

Link
gosto muito do conceito desta cadeira, tem a vantagem de ser mais comprida e ter o peso melhor distribuído o que a torna mais segura e isso é um factor importante. no entanto caso faça algo inspirado neste modelo faria-a um pouco mais larga.

que potência acham que é necessária para mover este veículo com uma pessoa com 50kg?
que tipo de controlador acham que é o ideal?

dêem as vossas opiniões e críticas, desde já obrigado.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Volt »

eu não sou grande entendedor, por isso, vou deixar que os restantes se cheguem à frente. mas queria te dar os parabéns e desejar a maior sorte do mundo para o teu projecto.

já agora: queres te inscrever no workshop que vamos ter no próximo mês? penso que poderás beneficiar muito dele.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Njay »

2 amigos meus já encontraram trotinetas eléctricas "chinesas" no lixo. o que geralmente avaria nestas trotinetas são as baterias; o controlador e motor estão funcionais. os motores destas trotinetas são de 250w a 500w, e dada a velocidade exigida para a cadeira acho que 2 motores de 250w (~2/3 cv) faziam um "cadeirão racing".

exemplos:
http://www.trotinetes.net/electricas.html
http://www.lojadastrotinetes.net/trotin ... tricas.php

há um projecto que consiste em listas de email onde as pessoas dão coisas para re-utilizar por outras pessoas: http://www.freecycle.org/group/pt/portugal
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

volt Escreveu:eu não sou grande entendedor, por isso, vou deixar que os restantes se cheguem à frente. mas queria te dar os parabéns e desejar a maior sorte do mundo para o teu projecto.

já agora: queres te inscrever no workshop que vamos ter no próximo mês? penso que poderás beneficiar muito dele.
obrigado pelo incentivo.
esse workshop parece interessante e ainda por cima moro perto de leiria . só não sei se tenho disponibilidade nesse dia.


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

njay Escreveu:2 amigos meus já encontraram trotinetas eléctricas "chinesas" no lixo. o que geralmente avaria nestas trotinetas são as baterias; o controlador e motor estão funcionais. os motores destas trotinetas são de 250w a 500w, e dada a velocidade exigida para a cadeira acho que 2 motores de 250w (~2/3 cv) faziam um "cadeirão racing".

exemplos:
http://www.trotinetes.net/electricas.html
http://www.lojadastrotinetes.net/trotin ... tricas.php

há um projecto que consiste em listas de email onde as pessoas dão coisas para re-utilizar por outras pessoas: http://www.freecycle.org/group/pt/portugal
obrigado vou procurar nesse site que indicaste. só vejo um problema nessas trotinetes, é que o controlador não tem reverse e não tem travão electrónico do motor. gostava que quando o joystick estivesse na posição neutra travasse o motor para as rodas não ficarem soltas. mas os motores podiam ser aproveitados perfeitamente.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Njay »

o reverse pode ser feito com relés. e depois tem que haver mais alguma electrónica para gerir o sistema, interpretar os comandos do joystick e dar as ordens aos controladores, ler sensores de rotação das rodas, etc. mas isto tudo é só uma solução possível entre outras.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

peço desculpa por só responder agora tenho andado com pouco tempo.
njay Escreveu:o reverse pode ser feito com relés. e depois tem que haver mais alguma electrónica para gerir o sistema, interpretar os comandos do joystick e dar as ordens aos controladores, ler sensores de rotação das rodas, etc. mas isto tudo é só uma solução possível entre outras.
quanto à parte dos sensores de rotação das rodas, podes explicar qual é a funcionalidade?

um amigo falou-me da possibilidade de usar motores de limpa-para-brisas, são baratos, têm força e já têm caixa de redução incluída. acham que é uma boa opção? não são muito eficientes mas pelo preço...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Njay »

os sensores não são essenciais mas ajudam a eliminar diferenças entre os 2 motores (mesmo sendo iguais podem ter velocidades de rotação e torque ligeiramente diferentes), e podem ajudar a guiar a cadeira da direcção certa (se o joystick diz que é para a frente mas as velocidades das rodas forem diferentes, o controlador pode ajustar automaticamente).

quanto aos motores não sei, acho que depende da potência deles...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Cumulonimbos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda jan 04, 2010 2:15 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Cumulonimbos »

olá.

desculpa a intromissão... não te esqueças de verificar a voltagem dos motores e dos controladores. por norma são 24 ou 36v para uma ebike chinesa. os 250w não equivalem de forma alguma a 2 ou 3cv... 1cv são 746watts, mas o binário gerado por um motor eléctrico é superior e mais linear do que num motor a gasolina, por isso são mais eficientes. se queres uma coisa simples, sim, 250w serão suficientes, mas não esperes por muita pujança nas subidas.
as baterias, podes ter várias ligadas em série (ligas sempre os pólos negativo de uma ao positivo de outra, e vice versa), obtendo assim os volts necessários (24v seriam 2 baterias de 12v, por exemplo). não esquecer o fusível de segurança e sistema de travagem (um sistema de bicicleta deve bastar, pela velocidade que vai atingir). as cadeiras de rodas eléctricas, por norma usam travões magnéticos, interligados ao motor... quando páras de acelerar, trava. como não vais ter essa função, adopta mesmo um sistema de bicicleta, porque não a vão conseguir parar rapidamente á mão... adapta-lhe também um micro interruptor no sistema de travagem,para cortar a corrente ao motor quando travas. se fores adoptar toda a electrónica que as cadeiras de rodas eléctricas normais usam, vai-te sair mais cara do que comprar uma nova... tenta manter o projecto simples, e depois evoluis. primeiro funciona, depois melhora-se. hehehe

abraço, e boa sorte


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Njay »

amigo, eu escrevi "2/3", ou seja, "dois terços", aproximadamente 500w (2 motores de 250w como referi).
uma vantagem das tais trotinetes é que já têm uma série de interruptores e sistemas de segurança para desligar o motor.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

njay Escreveu:os sensores não são essenciais mas ajudam a eliminar diferenças entre os 2 motores (mesmo sendo iguais podem ter velocidades de rotação e torque ligeiramente diferentes), e podem ajudar a guiar a cadeira da direcção certa (se o joystick diz que é para a frente mas as velocidades das rodas forem diferentes, o controlador pode ajustar automaticamente).

quanto aos motores não sei, acho que depende da potência deles...
ok percebi, é uma solução muito interessante mas acho que não é essencial para uma fase inicial.
procurei por essas trotinetes chinesas mas não encontrei nada, só uma ou outra usada à venda mas ainda são caras.
cumulonimbos Escreveu:olá.

desculpa a intromissão... não te esqueças de verificar a voltagem dos motores e dos controladores. por norma são 24 ou 36v para uma ebike chinesa. os 250w não equivalem de forma alguma a 2 ou 3cv... 1cv são 746watts, mas o binário gerado por um motor eléctrico é superior e mais linear do que num motor a gasolina, por isso são mais eficientes. se queres uma coisa simples, sim, 250w serão suficientes, mas não esperes por muita pujança nas subidas.
as baterias, podes ter várias ligadas em série (ligas sempre os pólos negativo de uma ao positivo de outra, e vice versa), obtendo assim os volts necessários (24v seriam 2 baterias de 12v, por exemplo). não esquecer o fusível de segurança e sistema de travagem (um sistema de bicicleta deve bastar, pela velocidade que vai atingir). as cadeiras de rodas eléctricas, por norma usam travões magnéticos, interligados ao motor... quando páras de acelerar, trava. como não vais ter essa função, adopta mesmo um sistema de bicicleta, porque não a vão conseguir parar rapidamente á mão... adapta-lhe também um micro interruptor no sistema de travagem,para cortar a corrente ao motor quando travas. se fores adoptar toda a electrónica que as cadeiras de rodas eléctricas normais usam, vai-te sair mais cara do que comprar uma nova... tenta manter o projecto simples, e depois evoluis. primeiro funciona, depois melhora-se. hehehe

abraço, e boa sorte
gostava de poder usar esse sistema de travagem mas devido às incapacidades da pessoa que vai usar a cadeira é praticamente impossível. como a pessoa em questão tem alguma falta de força e coordenação ia ser um perigo lol. além disso este veículo é coisa para ficar pesada e provavelmente seria muito difícil travá-lo em pisos inclinados.
então e travão eléctrico? se bem percebi nas pesquisas que fiz, se se aplicar um curto-circuito no motor ele para de rodar e actua como travão, certo? quais são as implicações disto? será difícil de implementar?

já agora nas minhas pesquisas sobre controladores, encontrei este controlador de robots: http://www.active-robots.com/products/m ... ails.shtml
http://www.active-robots.com/products/m ... th2x12.pdf
se bem percebi este controlador tem travão. e permite controlar dois motores de forma independente que é o ideal para uma cadeira de rodas. que acham disto?

entretanto já comecei a fazer um desenho cad do veículo, quando tiver alguma coisa de jeito posto aqui umas fotos

obrigado a todos pelas respostas


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

http://www.active-robots.com/products/r ... lers.shtml

aqui estão mais controladores, eu não percebo muito de controladores, acham que estes são indicados para este projecto?


Cumulonimbos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda jan 04, 2010 2:15 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Cumulonimbos »

se só cortares a energia ao motor, ele não vai parar a cadeira por si só... tanto as cadeiras de rodas, como os carros de golfe, etc, teem um travão magnético, como lhe chamam...vem incorporado no motor (não usam motores de ebike/trotinete), que é activado sempre que se larga a alavanca de comando. para mover o veículo com o motor desligado, têm uma pequena alavanca no motor, que chamamos de "push mode lever". por estares a usar motor de trotinete, é que aconselhei o sistema de travagem de bicicleta, porque não tem o travão interno/magnético. se ele tem dificuldade em utilizar as mãos, provavelmente vai ser dificil adaptar algum sistema eficaz de travagem... mesmo um sistema "homem-morto", que iria requerer esforço extra, mantendo a pressão.
ao cortares a corrente ao motor, só o estás a soltar (que é o que fazem os tais micro-interruptores de que te falei).
as ebikes, usam o interruptor para cortar a corrente, e podermos aplicar os travões de forma segura.
desculpa não ter percebido os 2/3... de qualquer forma, agora já podes fazer o cálculo. heheh
mais uma vez, não te esqueças de que os componentes devem ser compatíveis em voltagem... aqui não consigo fazer o download do ficheiro (país bloqueado pra caramba, este) do controlador, nem o site... se conseguir mais logo com a vpn, dou uma espreitadela.
consegues-me dizer qual é a voltagem dos motores? 24, 36v? deve dizer, incluído no número de série... (normalmente diz voltagem e watts).


Cumulonimbos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda jan 04, 2010 2:15 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por Cumulonimbos »

bem, consegui abrir agora com a vpn (nem consegui ver antes que tinhas videos embutidos... ahahha).
podes ver alguma info neste site: http://www.goldenmotor.com/
fabricam (alegam eles) motores , controladores, e afins , para veículos eléctricos... a vantagem, é que fornecem os diagramas no site... podes dar uma espreitadela...
aqui também... http://www.chinaripu.com/mobility-scooters/
mas acho que ias gostar mais de uma coisa destas, pelos videos que mostraste: http://www.chinaripu.com/trekker.html hehehehe
pode ser que possas usar alguma ideia dali...


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

cumulonimbos Escreveu:se só cortares a energia ao motor, ele não vai parar a cadeira por si só... tanto as cadeiras de rodas, como os carros de golfe, etc, teem um travão magnético, como lhe chamam...vem incorporado no motor (não usam motores de ebike/trotinete), que é activado sempre que se larga a alavanca de comando. para mover o veículo com o motor desligado, têm uma pequena alavanca no motor, que chamamos de "push mode lever". por estares a usar motor de trotinete, é que aconselhei o sistema de travagem de bicicleta, porque não tem o travão interno/magnético. se ele tem dificuldade em utilizar as mãos, provavelmente vai ser dificil adaptar algum sistema eficaz de travagem... mesmo um sistema "homem-morto", que iria requerer esforço extra, mantendo a pressão.
ao cortares a corrente ao motor, só o estás a soltar (que é o que fazem os tais micro-interruptores de que te falei).
as ebikes, usam o interruptor para cortar a corrente, e podermos aplicar os travões de forma segura.
desculpa não ter percebido os 2/3... de qualquer forma, agora já podes fazer o cálculo. heheh
mais uma vez, não te esqueças de que os componentes devem ser compatíveis em voltagem... aqui não consigo fazer o download do ficheiro (país bloqueado pra caramba, este) do controlador, nem o site... se conseguir mais logo com a vpn, dou uma espreitadela.
consegues-me dizer qual é a voltagem dos motores? 24, 36v? deve dizer, incluído no número de série... (normalmente diz voltagem e watts).
realmente nunca tinha pensado a fundo na questão do travão. mas há uma coisa que ainda não percebi, por exemplo nos controladores que eu postei e nos controladores rc quando dizem que têm travão que tipo de travão é esse? por exemplo normalmente os controladores de carros rc dizem que têm forward, reverse e brake.
eu ainda não tenho nenhum motor, o njay sugeriu os motores de trotinete e parece-me boa ideia, já procurei e encontram-se algumas a venda por menos de 100 euros. mas ainda não tenho nada.
cumulonimbos Escreveu:bem, consegui abrir agora com a vpn (nem consegui ver antes que tinhas videos embutidos... ahahha).
podes ver alguma info neste site: http://www.goldenmotor.com/
fabricam (alegam eles) motores , controladores, e afins , para veículos eléctricos... a vantagem, é que fornecem os diagramas no site... podes dar uma espreitadela...
aqui também... http://www.chinaripu.com/mobility-scooters/
mas acho que ias gostar mais de uma coisa destas, pelos videos que mostraste: http://www.chinaripu.com/trekker.html hehehehe
pode ser que possas usar alguma ideia dali...
gostei desse último link, queria fazer uma coisa um pouco fora do vulgar como esse carro de golf, gosto principalmente do pormenor do chassis articulado tal como a segunda cadeira do segundo video que postei no primeiro post.


Autor do tópico
ricard026
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo abr 17, 2011 8:55 pm

Re: Projecto Cadeira de Rodas Eléctrica Off-Road

Mensagem por ricard026 »

njay Escreveu:os sensores não são essenciais mas ajudam a eliminar diferenças entre os 2 motores (mesmo sendo iguais podem ter velocidades de rotação e torque ligeiramente diferentes), e podem ajudar a guiar a cadeira da direcção certa (se o joystick diz que é para a frente mas as velocidades das rodas forem diferentes, o controlador pode ajustar automaticamente).

quanto aos motores não sei, acho que depende da potência deles...
njay os motores de limpa-para-brisas que falei, a potencia varia mas, normalmente tem a volta de 150w.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”