Um controlador de 5kW (DIY)


ivitro
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

Supostamente devia andar em roda livre. e depois quando fosse para parar regenerava energia consoante a desaceleração!

Já não me recordo mas essa ponte vai para os 10kW não é? 48V@200A certo?


Njay
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

Isso quer dizer que provavelmente com ciclo activo de 0% ele faz curto dos enrolamentos. Ele tem uma função BREAK que faz isso, tv um pouco estranho fazer tb com ciclo de 0%.
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jmal
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

ivitro Escreveu:Jmal, usas-te o em adição o mc33039? é que com este tens controlo em malha fechada da rotação ou seja irás ter um velocidade de rotação proporcional ao acelerador. Eu usei um driver com bootstrap e já não me recordo bem mas na altura fiz as contas e não havia problema.

Na entrada para o acelerador acho que era com um condensador e díodo dava para meter a aceleração mais soft. O que tinha de irritante era que quando metia o acelerador a 0 o motor simplesmente parava (isto sim acho que pode ser problemático).

Claro que com este tipo de controlo os mosfet iram aquecer sempre mais, nada como o FOC+SVPWM para ter o binário máximo por cada ampere.

Barrocas se vais fazer o controlador na base deste IC para a mota é fixe para começar mas depois o que ela pede é um controlador como deve ser.

Tenho aqui a placa que fiz o ano passado se quiserem testar e discutir as decisões tomadas quem sabe para futuramente se fazer melhor, está aqui disponível.

O ic para controle de malha fechada não me resolve o problema, alias, ainda o agrava a meu ver, mas não o utilizei. Este ic mc33039 será mais indicado para aplicações onde se exige controle de rpm, ele "força" o aumento de pwm até que a a rotação seja proporcional ao acelerador, ou seja, se meteres o acelerador a 40%, vai fazer com que o pwm aumente até 100 % e diminua conforme atinge a rotação selecionada.

Que potencia tinha o controlador que construis-te ??
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jmal
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Njay Escreveu:Isso quer dizer que provavelmente com ciclo activo de 0% ele faz curto dos enrolamentos. Ele tem uma função BREAK que faz isso, tv um pouco estranho fazer tb com ciclo de 0%.
O brake apenas desactiva o ic, não tem qualquer função adicional, acontece o mesmo que nas nossas scooters sem regenerativa, desactiva o controlador.
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ivitro
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

jmal Escreveu: O ic para controle de malha fechada não me resolve o problema, alias, ainda o agrava a meu ver, mas não o utilizei. Este ic mc33039 será mais indicado para aplicações onde se exige controle de rpm, ele "força" o aumento de pwm até que a a rotação seja proporcional ao acelerador, ou seja, se meteres o acelerador a 40%, vai fazer com que o pwm aumente até 100 % e diminua conforme atinge a rotação selecionada.
Vai de encontro ao que disse ;) mas então quando te referes aos outros controladores como é a relação entrada saída?
jmal Escreveu: Que potencia tinha o controlador que construís-te ??
Testei o controlador com um motor pequeno não chegai a esticar os mosfet até ao limite. Os mosfet eram os IRFP4110PbF acho que chegavam na boa aos 3kW dependendo do dissipador.

Já agora como é que vocês testam o controlador num motor desta potencia??


Tenho quase a certeza que quando testei ao desactivar o acelerador o motor travava ele activava a parte alta da ponte e as outras ficavam em aberto tal como o brake (ver datasheet), tive à procura de um vídeo mas não encontro. Sim na altura também achei muito estranho e depois acabei por desistir da ideia de experimentar num motor igual ao do Barrocas.
Última edição por ivitro em sexta jul 13, 2012 8:18 pm, editado 1 vez no total.


Njay
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

ivitro Escreveu:Tenho aqui a placa que fiz o ano passado se quiserem testar e discutir as decisões tomadas quem sabe para futuramente se fazer melhor, está aqui disponível.
Se quiseres "blogar" no MaE - Movido a Electrões sobre esse controlador e/ou design e/ou outro projecto "hardcore" que tenhas ou tenhas em mente, fala cmg que ofereço-te lá uma conta.

Em relação a como se testa num motor desta potência (depois do básico estar testado, que pode ser só o motor bem seguro), ainda não cheguei lá, mas neste momento vejo 2 possibilidades:

1) Acoplar um disco pesado, e travão, ao eixo. A inércia do disco vai exercitar o motor de certas maneiras "realistas" que é impossível fazer só com o eixo livre. Ou,

2) Testar com o motor já na mota e a roda levantada.

O ideal era ter um dinamómetro, mas isso dá um certo trabalho a construir. O ponto 1) tenta simular um dinamómetro, mas com uma massa mais pequena para ser um pouco menos perigoso... embora ainda assim possa ser perigoso. A construção da estrutura que segura o motor e massa tem que ser bastante robusta, porque se um disco daqueles com uma série de Kg a rodar a alta velocidade se desprende, é o "ai jesus nos acuda".

O teste na mota parece-me um pouco mais seguro porque está tudo já firme, só que a massa que está disponível é relativamente pequena para se fazer um teste tão realista.
Última edição por Njay em sexta jul 13, 2012 8:27 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

jmal Escreveu:
Njay Escreveu:Isso quer dizer que provavelmente com ciclo activo de 0% ele faz curto dos enrolamentos. Ele tem uma função BREAK que faz isso, tv um pouco estranho fazer tb com ciclo de 0%.
O brake apenas desactiva o ic, não tem qualquer função adicional, acontece o mesmo que nas nossas scooters sem regenerativa, desactiva o controlador.
Nao é bem assim...
Segundo a Datasheet do MC33035:
Pin 23 - BRAKE - A logic low state at this input allows the motor to run, while a high state does not allow motor operation and if operating causes rapid deceleration.

Dynamic motor braking allows an additional margin of safety to be designed into the final product.
Braking is accomplished by placing the Brake Input (Pin 23) in a high state.
This causes the top drive outputs to turn off and the bottom drives to turn on, shorting the motor−generated back EMF.
The brake input has unconditional priority over all other inputs.
The internal 40 kΩ pull−up resistor simplifies interfacing with the system safety−switch by insuring brake activation if opened or disconnected. The commutation logic truth table is shown in Figure 20.
A four input NOR gate is used to monitor the brake input and the inputs to the three top drive output transistors.
Its purpose is to disable braking until the top drive outputs attain a high state.
This helps to prevent simultaneous conduction of the the top and bottom power switches.
In half wave motor drive applications, the top drive outputs are not required and are normally left disconnected.
Under these conditions braking will still be accomplished since the NOR gate senses the base voltage to the top drive output transistors.

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jmal
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Barrocas Escreveu:
jmal Escreveu:
Njay Escreveu:Isso quer dizer que provavelmente com ciclo activo de 0% ele faz curto dos enrolamentos. Ele tem uma função BREAK que faz isso, tv um pouco estranho fazer tb com ciclo de 0%.
O brake apenas desactiva o ic, não tem qualquer função adicional, acontece o mesmo que nas nossas scooters sem regenerativa, desactiva o controlador.
Nao é bem assim...
Segundo a Datasheet do MC33035:
Pin 23 - BRAKE - A logic low state at this input allows the motor to run, while a high state does not allow motor operation and if operating causes rapid deceleration.

Dynamic motor braking allows an additional margin of safety to be designed into the final product.
Braking is accomplished by placing the Brake Input (Pin 23) in a high state.
This causes the top drive outputs to turn off and the bottom drives to turn on, shorting the motor−generated back EMF.
The brake input has unconditional priority over all other inputs.
The internal 40 kΩ pull−up resistor simplifies interfacing with the system safety−switch by insuring brake activation if opened or disconnected. The commutation logic truth table is shown in Figure 20.
A four input NOR gate is used to monitor the brake input and the inputs to the three top drive output transistors.
Its purpose is to disable braking until the top drive outputs attain a high state.
This helps to prevent simultaneous conduction of the the top and bottom power switches.
In half wave motor drive applications, the top drive outputs are not required and are normally left disconnected.
Under these conditions braking will still be accomplished since the NOR gate senses the base voltage to the top drive output transistors.
Certo, my bad ;)
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

ivitro Escreveu:Já não me recordo mas essa ponte vai para os 10kW não é? 48V@200A certo?
Nao, 60v@100A, limitado para protecção dos Mosfet IRFP3206.


ivitro
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

Njay Escreveu:
ivitro Escreveu:Tenho aqui a placa que fiz o ano passado se quiserem testar e discutir as decisões tomadas quem sabe para futuramente se fazer melhor, está aqui disponível.
Se quiseres "blogar" no MaE - Movido a Electrões sobre esse controlador e/ou design e/ou outro projecto "hardcore" que tenhas ou tenhas em mente, fala cmg que ofereço-te lá uma conta.

Em relação a como se testa num motor desta potência (depois do básico estar testado, que pode ser só o motor bem seguro), ainda não cheguei lá, mas neste momento vejo 2 possibilidades:

1) Acoplar um disco pesado, e travão, ao eixo. A inércia do disco vai exercitar o motor de certas maneiras "realistas" que é impossível fazer só com o eixo livre. Ou,

2) Testar com o motor já na mota e a roda levantada.

O ideal era ter um dinamómetro, mas isso dá um certo trabalho a construir. O ponto 1) tenta simular um dinamómetro, mas com uma massa mais pequena para ser um pouco menos perigoso... embora ainda assim possa ser perigoso. A construção da estrutura que segura o motor e massa tem que ser bastante robusta, porque se um disco daqueles com uma série de Kg a rodar a alta velocidade se desprende, é o "ai jesus nos acuda".

O teste na mota parece-me um pouco mais seguro porque está tudo já firme, só que a massa que está disponível é relativamente pequena para se fazer um teste tão realista.
Segue o link da documentação na altura fiz.
https://www.dropbox.com/s/d4lfcc5vb64ui ... C33035.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Segue também o esquema (acho que já tinha colocado)
[img=http://s16.postimage.org/4robhxp69/Sem_T_tulo.jpg]

Quando falava em testar era a arte electrónica devido à dimensão das correntes que vão excitar os enrolamentos. Eu na altura na faculdade não me senti à vontade para testar isto por um lado tinha medo de ter feito alguma asneira por outro era rebentar os os mosfet ou algo pior :s


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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

Barrocas Escreveu:
ivitro Escreveu:Já não me recordo mas essa ponte vai para os 10kW não é? 48V@200A certo?
Nao, 60v@100A, limitado para protecção dos Mosfet IRFP3206.
Pensava que era essa a de 10kW, já testas te isso? Aquece?

Desde que fiz este ando com uma vontade enorme de fazer um com controlo vectorial etc, para potencias entre os 10 e 20 kW, tenho já bastante documentação que vou lendo mas ainda não arregacei as mangas :\


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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

ivitro Escreveu:Quando falava em testar era a arte electrónica devido à dimensão das correntes que vão excitar os enrolamentos.
Se queres ver essas correntes e o limitador de corrente entrar em acção é trancares o eixo do motor.
Não sou nenhum expert e não sei como é que fazem os pros, mas eu faço assim: como em tudo, começas por correntes mais pequenas (por exemplo por limitação do ciclo activo de PWM ou do limitador de corrente), e vais acompanhando a forma de onda nas gates, nos rails, nas saídas pós enrolamentos, ...; e também as correntes, a da bateria (antes dos condensadores), a que entra nas meias pontes e a que circula no motor. Enquanto tudo estiver dentro dos limites vais subindo "a parada" até chegares às correntes para as quais dimensionaste a parte de potência. Se alguma coisa sair "da spec", é hora de parar e analisar porquê. Também é preciso ir dando uma olhada nas temperaturas.

Mas depois, quando entra a parte mecânica, há outro nível. A inércia mecânica quando o motor tem uma carga no eixo, causa algumas situações que não vês quando só testas a electrónica. Por exemplo, o que é que acontece à corrente quando vais a uma certa velocidade e reduzes um bocado o acelerador? A rotação do motor não acompanha essa redução imediatamente por causa de toda a inércia de ir agarrado à roda do veículo e toda a massa ter uma inércia que o impede de responder (ou não responde de todo, se estiveres a ir por uma ribanceira abaixo!). Nesta situação, o PWM continua a "mexer" abrindo alternadamente caminhos entre ele e bateria, fazendo circular corrente através do motor, que até pode ser no sentido contrário, ou seja motor a carregar a bateria (e a bateria pode absorver essa carga? será melhor forçar o PWM a desligar? ou dissipar essa energia "noutro sítio"?). É neste tipo de situação que as coisas se complicam, e isto só dá para testar quando tens uma massa agarrada ao eixo, ou, genericamente, quando uma força externa está actuar sobre o eixo (normalmente só pensamos que o motor é que está a fazer força sobre algo).

E para inicio de tudo isto... convém teres uma boa ideia de por onde é que circula a corrente em todas as situações.
ivitro Escreveu:Eu na altura na faculdade não me senti à vontade para testar isto por um lado tinha medo de ter feito alguma asneira por outro era rebentar os os mosfet ou algo pior :s
Podes crer que "mete medo" :). Eu certos testes só faço com óculos de protecção ;)
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jmal
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

jmal Escreveu:
Barrocas Escreveu:
jmal Escreveu:
O brake apenas desactiva o ic, não tem qualquer função adicional, acontece o mesmo que nas nossas scooters sem regenerativa, desactiva o controlador.
Nao é bem assim...
Segundo a Datasheet do MC33035:
Pin 23 - BRAKE - A logic low state at this input allows the motor to run, while a high state does not allow motor operation and if operating causes rapid deceleration.

Dynamic motor braking allows an additional margin of safety to be designed into the final product.
Braking is accomplished by placing the Brake Input (Pin 23) in a high state.
This causes the top drive outputs to turn off and the bottom drives to turn on, shorting the motor−generated back EMF.
The brake input has unconditional priority over all other inputs.
The internal 40 kΩ pull−up resistor simplifies interfacing with the system safety−switch by insuring brake activation if opened or disconnected. The commutation logic truth table is shown in Figure 20.
A four input NOR gate is used to monitor the brake input and the inputs to the three top drive output transistors.
Its purpose is to disable braking until the top drive outputs attain a high state.
This helps to prevent simultaneous conduction of the the top and bottom power switches.
In half wave motor drive applications, the top drive outputs are not required and are normally left disconnected.
Under these conditions braking will still be accomplished since the NOR gate senses the base voltage to the top drive output transistors.
Certo, my bad ;)
Boa, tive a ver isto em pormenor, pelo diagrama do ic, não faz isso, mas se faz ainda bem que nunca o utilizei, senão tinha queimado mais uns quantos drivers e mosfets, ligar as saidas dos mosfets de baixo sem qualquer controle sobre a corrente gerada pelo back EMF, quando o veiculo está em andamento, é fumo certo.
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

Estou a ler um longo topico iniciado em 2010, no Endless Sphere, Simple BLDC controller, onde o Jeremy Harris construiu um controlador simples, para 72v@120A, usando o MC33033, que é similar ao MC33035, mas mais simples, pois nao tem "drive circuit supply and ground pins, brake input, or fault output signal".

Na pagina 5, ele mostra o controlador a funcionar, e a fazer inversao de sentido quase instantanea (nem trava, é brutal), mas avisa que ao faze-lo, a amperagem sobe a niveis proximos do limitador.

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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Barrocas Escreveu:Estou a ler um longo topico iniciado em 2010, no Endless Sphere, Simple BLDC controller, onde o Jeremy Harris construiu um controlador simples, para 72v@120A, usando o MC33033, que é similar ao MC33035, mas mais simples, pois nao tem "drive circuit supply and ground pins, brake input, or fault output signal".

Na pagina 5, ele mostra o controlador a funcionar, e a fazer inversao de sentido quase instantanea (nem trava, é brutal), mas avisa que ao faze-lo, a amperagem sobe a niveis proximos do limitador.
Acaba por ser um teste sem qualquer resultado pratico, repara que o teu controlador a alimentar o motor na mota que estas a converter, vai andar 99 % do tempo em corte de corrente. O teste de corrente máxima é o mais importante.
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

jmal Escreveu:
Barrocas Escreveu:Estou a ler um longo topico iniciado em 2010, no Endless Sphere, Simple BLDC controller, onde o Jeremy Harris construiu um controlador simples, para 72v@120A, usando o MC33033, que é similar ao MC33035, mas mais simples, pois nao tem "drive circuit supply and ground pins, brake input, or fault output signal".

Na pagina 5, ele mostra o controlador a funcionar, e a fazer inversao de sentido quase instantanea (nem trava, é brutal), mas avisa que ao faze-lo, a amperagem sobe a niveis proximos do limitador.
Acaba por ser um teste sem qualquer resultado pratico, repara que o teu controlador a alimentar o motor na mota que estas a converter, vai andar 99 % do tempo em corte de corrente. O teste de corrente máxima é o mais importante.
Exactamente, e quando começar a ver a corrente a subir os mosfets aquecer e os cabos... nem é bom!

O sr fez aquilo porque o motor tá em vazio, se fosse na mota os mosfets já não estavam ali, mas tem ali boa informação de qualquer das maneiras ;)

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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

Nao vale a pena procurar mais, aqui está o melhor controlador DIY para aguentar grandes cargas: :lol:


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Celestino
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Celestino »

Muito bom :lol: :lol:

(Como é que é possível...)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por MRider »

quais mosfet quais quê loooooooooool
Live long and prosper!

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BondadeSua
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Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
:lol: :lol: :lol:
assim simmmm! ...carago!
nem o relvas conseguia xegar a inguneiro tãooo depressa! :oops:

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