Conversão carro electrico


Autor do tópico
ivitro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 29, 2010 6:55 pm

Conversão carro electrico

Mensagem por ivitro »

olá a todos!


visito o site já a muito tempo mas só hoje me registei!


bem..tenho em mãos uma conversão para fazer, e então pedia-vos a ajuda em sites que vendam o material.


a base ainda nao decidi qual vai ser a base, andava a procura de um smart mas são caros que se fartam no nosso país. motor estava a pensar num de 20kw, ponderei fazer o controlador mas visto que fica mais caro do que comprar um é preferível comprar.


aceito todo o tipo de sugestões.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por jmal »

verifica nestes tópicos, existe por aqui pessoal a vender material para conversões.


http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13384
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13510
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
ivitro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 29, 2010 6:55 pm

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por ivitro »

obrigado jmal.


mais alguma sugestão?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por mauri »

ivitro Escreveu:obrigado jmal.


mais alguma sugestão?
e agora com os materiais em mão, como vai o projecto?
convém dar-nos notícias e fotos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
ivitro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 29, 2010 6:55 pm

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por ivitro »

boas


ainda não tenho o material porque tou dependente de outros para tal. mas no papel o projecto continua avançar..


possivelmente a conversão vai cair sobre um mini..


para muito compreendo que seja uma aberração e que vá contra os princípios de quem tenha um!



mas quem projectou o primeiro mini fez no intuito de ser um carro económico, consequentemente este se for convertido vai ser económico e amigo do ambiente... espero em breve dar boas novidades!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por Flamingo »

Este fórum já não é o que era... :(

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por serges »

Flamingo Escreveu:Este fórum já não é o que era... :(
Off topic, se existe alguma dúvida flamingo deves colocar no local correcto.

Obrigado

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por civic »

Sempre gostava de ver como parou isto.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu:verifica nestes tópicos, existe por aqui pessoal a vender material para conversões.


http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13384
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13510
O primeiro link não abre. O segundo diz que eu não tenho permissão para visitar aquele fórum (???).
Já aconteceu o mesmo a mais alguém? :o

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por sergiomms »

Ya, a mim. :?
sergiomms

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por klinzter »

Flamingo Escreveu:
jmal Escreveu:verifica nestes tópicos, existe por aqui pessoal a vender material para conversões.


http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13384
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=13510
O primeiro link não abre. O segundo diz que eu não tenho permissão para visitar aquele fórum (???).
Já aconteceu o mesmo a mais alguém? :o

O primeiro link deve ter expirado... como está no mercado livre... afim de x dias é feito o auto limpeza.
o segundo link já devem conseguir. estava no sitio erado.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

Flamingo Escreveu:... queria ver se metia o meu garoto ao baralho, mas ele ainda é novo, e de momento carros para ele só nos jogos virtuais, ainda não liga ... ... ;)
Entretanto o rapaz já deve ter idade para pensar em carros fora dos jogos, certo?
Flamingo Escreveu:Não é minha intenção desenterrar nenhum tópico mas penso que este é o mais apropriado para postar o que se segue.
Em principio o eleito para converter vai ser este que se mostra nas fotos. O negócio já foi feito por palavra, mas apenas o considero meu quando estiver pago e em meu nome.
Os tópicos servem para isto mesmo.... serem desenterrados para a informação ficar arrumada...
Acho o civic uma boa cobaia para a conversão, é leve (para as suas dimensões) tem espaço no compartimento do motor, e é um carro a sério....
Mas já tens a ideia acente em papel? Pergunto se já tens o estudo sobre que componentes utilizar, local onde os fixar, estimativas de consumos, performance e autonomias, custos, tempos e prazos, fornecedores...... .... enfim as coisas que deverias de pensar antes de lhe arrancar o motor.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

sergiomms Escreveu: Entretanto o rapaz já deve ter idade para pensar em carros fora dos jogos, certo?
................................
Os tópicos servem para isto mesmo.... serem desenterrados para a informação ficar arrumada...
Acho o civic uma boa cobaia para a conversão, é leve (para as suas dimensões) tem espaço no compartimento do motor, e é um carro a sério....
Mas já tens a ideia acente em papel? Pergunto se já tens o estudo sobre que componentes utilizar, local onde os fixar, estimativas de consumos, performance e autonomias, custos, tempos e prazos, fornecedores...... .... enfim as coisas que deverias de pensar antes de lhe arrancar o motor.
-Se tivermos em conta que nos dias de hoje se encontram,... ou existem pessoas com a minha idade (quase 45), e viciadas em jogos virtuais,... não sei que resposta te possa dar.

-Sobre o Honda Civic eu sou um bocado suspeito, porque sempre gostei do carro, mas de um modo geral, basicamente falas-te o que eu tenho na ideia.
Neste momento o projeto que existe é apenas mental, tenho contas a fazer mas isso é com o carro cá em casa, e uma das primeiras coisas a fazer é medir o perímetro de uma das rodas, e a partir daí começar a estudar tudo melhor e mais aprofundado. Ele vem calçado com 175/70R13 e eu queria ver se o calçava com 165/65R14, mas isto são contas em cima do joelho, eu nem sei o que ele trás averbado no livrete...

O que tenho na ideia ainda é muito superficial, e a saber é o seguinte:
-Dispensar por completo caixa de velocidades e diferencial.
-Um motor por cada roda com potência unitária de 5 ou de 7,5 KW.
-Preferência por motores de corrente alterna, ou de corrente continua se não for escovado. (esta parte tenho de a trabalhar muito bem e está sujeita a diversas alterações devido ao efeito regenerativo)
-Um controlador por cada motor (possivelmente serão adquiridos em conjunto com os motores)
-Tentar velocidade máxima de 120 km/h, se conseguir 100 já me dou por contente. (abaixo de 100 km/h para mim é pouco)
-Tempo de execução do projeto, minimo de 2 anos. (altura em que o filhote termina a formação acadêmica em que está envolvido agora). Por motivos pessoais que não são para aqui chamados poderá ir alem deste tempo.
-Aquisição dos artigos - Made in China.
-Autonomia - sem dados para falar, mas abaixo de 100 km para mim é pouco.
-Custo estimado, tendo por base conversões que vi por aqui aponto para oito mil euros (???)
Este valor irá certamente subir se lhe colocar um painel solar no capô e dois no tejadilho tal como está previsto, mas certezas ainda não as tenho.
... e de momento é todo o que eu posso dizer, mas como se diz em Português, até ao lavar dos cestos é a vindima. Convém lembrar que o carro ainda não está cá em casa, em principio virá daqui por 8 dias.

Sobre desenterrar tópicos,... após ler de novo as regras aquela nº3 deixa-me um pouco de pé atrás, e se tiver em conta já ter havido alguém que não gostou de um comentário inofensivo que fiz,...(...) bem, voltemos ao assunto do tópico. Qual o melhor para converter? A mim pareceu-me aquele, como dizes é leve, tem espaço, tem um sistema de suspensão como poucos têm, é baixinho, tem boa estabilidade, tem uma linha desportiva agradável, e eu sempre tive paixão por carros japoneses... o resto logo se vê...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por jmal »

Eu usava a caixa de velocidades, deixo algumas vantagens:

-Podes usar um motor AC (não conheço motores AC hub, se é isso que estás a pensar)
-Podes usar um motor mais fraco e usar a caixa para ter mais torque, o nosso amigo TOZEVE converteu um fiat 126 com um motor muito pequeno, porque usou a caixa, ele explica as vantagens neste tópico: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 192&t=8917
-Usas apenas um motor e um controlador, menos peso e mais simples.
-No caso de usares mais que um motor tens de ter em atenção a diferença de rotação entre eles quando o carro vai a virar, não acho que seja fundamental, mas provavelmente cria maior desgaste nos pneus por ausência de diferencial.

Toda a conversão se torna mais simples e barata.

Oito mil euros é muito curto, mal te chega para as baterias, e se estás a pensar usar vários motores e controladores, então é mesmo muito curto, um controlador de 50 kw por menos de 2000 deve ser complicado.

Quanto ao desenterrar tópicos, penso que este é bem desenterrado, e não vejo que tenhas outro interesse que não seja o juntar mais informação.
:)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu:Eu usava a caixa de velocidades, deixo algumas vantagens:

-Podes usar um motor AC (não conheço motores AC hub, se é isso que estás a pensar)
-Podes usar um motor mais fraco e usar a caixa para ter mais torque, o nosso amigo TOZEVE converteu um fiat 126 com um motor muito pequeno, porque usou a caixa, ele explica as vantagens neste tópico: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 192&t=8917
-Usas apenas um motor e um controlador, menos peso e mais simples.
-No caso de usares mais que um motor tens de ter em atenção a diferença de rotação entre eles quando o carro vai a virar, não acho que seja fundamental, mas provavelmente cria maior desgaste nos pneus por ausência de diferencial.

Toda a conversão se torna mais simples e barata.

Oito mil euros é muito curto, mal te chega para as baterias, e se estás a pensar usar vários motores e controladores, então é mesmo muito curto, um controlador de 50 kw por menos de 2000 deve ser complicado.

Quanto ao desenterrar tópicos, penso que este é bem desenterrado, e não vejo que tenhas outro interesse que não seja o juntar mais informação.
:)
Boas...
jmal, antes de mais e sem estar com intenções de dar graxa, queria dizer que os teus posts no que diz respeito a eletricidade e eletrônica sempre mereceram particular atenção da minha parte, isto nos tempos em que naveguei com mais assiduidade no parte dos biocombustíveis, no óleo vegetal direto. Não só os teus, como os do njay e os do xptosempre. Na sociedade, cara a cara ou frente a frente, boa parte das vezes atribui-se crédito ao que cada um diz ou fala pela forma como o diz, pela forma como gesticula, pela forma como se apresente, etc... aqui é diferente, é pela qualidade, conteúdo e pelo conhecimento que mostra na escrita, e quando vocês os três falavam de eletricidade eu punha-me em sentido e com atenção, sabia que da vossa escrita saiam verdades e aprendia muita coisa. Vocês sempre mostraram domínio e clareza no conhecimento sobre a matéria. Digo isto porque nesta parte mais do que nunca vai dar jeito uma ajuda enorme, e eu espero contar com a vossa ajuda cada vez que vir as coisas cinzentas de mais. Em termos mecânicos a tarefa que tenho não me afronta, nas leis da física também me oriento mais ou menos, mas na eletricidade e eletrônica o assunto arrepia-me. :shock:

Pela ordem dos bold...
-Motores AC hub suponho que te estejas a referir a motor embutido na roda (na cava da jante), se é isso que te referes não o que tenho na ideia.

-Sobre o carro que o TOZEVE converteu eu conheço o trabalho e o tópico, tanto quanto sei até foi o primeiro a ser convertido cá em Portugal. Mas aquele motor é impensavel para o carro que pretendo, digo eu...

-Neste terceiro bold a coisa já é um pouco diferente, vamos lá ver se eu sou capaz de expor a minha duvida.
Sei que a tarefa do diferencial é passar a transmissão mais a uma roda ou a outra consoante as condições em que o carro esteja a circular. Até pode dar-se o caso de fazer girar só uma roda se a outra estiver presa. Com a colocação de dois motores, um por cada roda, eu esperava poder evitar o diferencial. O carro ao virar, a roda de dentro anda menos percurso que a de fora, isso eu sei, no entanto coloco uma pergunta em jeito de busca de conhecimento:
Será que a roda de fora não pode, … ou não deve girar mais que aquilo que foi ordenado pelo controlador que a comanda? Ou seja, por força das condições de circulação pode ser solicitado que a roda de fora rode mais 30% de volta que a de dentro, embora a ordem vinda do controlador que a comanda ordene rotação igual à outra. No entanto a ideia que eu tenho é que ela possa rodar o que lhe foi ordenado, mais aquilo que as condições de circulação obrigaram. Não sei é se isso pode ser assim(???) Li algures que num motor assíncrono de corrente alterna existe uma pequena diferença entre o campo girante e o rotor, e quando, ou se essa diferença (chamada de escorregamento (???) ) deixa de existir o motor pára. Pode acontecer o mesmo aqui??

-Também acredito que 8 mil seja curto, mas… vou usar este número pelo menos em estatísticas senão ainda me assusto demais e desisto do projeto. :lol:

Já agora que falas-te de um controlador de 50 Kw, o que determina de quantos Kw deve ser o controlador, ou controladores que usar? É o pico de potência do motor que ele vai comandar?

Penso que a discussão já está a sair fora do tema do tópico. Solicitava a um moderador que a transferisse para um lugar mais apropriado. ;)

Um abraço…

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:
jmal Escreveu:Eu usava a caixa de velocidades, deixo algumas vantagens:

-Podes usar um motor AC (não conheço motores AC hub, se é isso que estás a pensar)
-Podes usar um motor mais fraco e usar a caixa para ter mais torque, o nosso amigo TOZEVE converteu um fiat 126 com um motor muito pequeno, porque usou a caixa, ele explica as vantagens neste tópico: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 192&t=8917
-Usas apenas um motor e um controlador, menos peso e mais simples.
-No caso de usares mais que um motor tens de ter em atenção a diferença de rotação entre eles quando o carro vai a virar, não acho que seja fundamental, mas provavelmente cria maior desgaste nos pneus por ausência de diferencial.

Toda a conversão se torna mais simples e barata.

Oito mil euros é muito curto, mal te chega para as baterias, e se estás a pensar usar vários motores e controladores, então é mesmo muito curto, um controlador de 50 kw por menos de 2000 deve ser complicado.

Quanto ao desenterrar tópicos, penso que este é bem desenterrado, e não vejo que tenhas outro interesse que não seja o juntar mais informação.
:)
Boas...
jmal, antes de mais e sem estar com intenções de dar graxa, queria dizer que os teus posts no que diz respeito a eletricidade e eletrônica sempre mereceram particular atenção da minha parte, isto nos tempos em que naveguei com mais assiduidade no parte dos biocombustíveis, no óleo vegetal direto. Não só os teus, como os do njay e os do xptosempre. Na sociedade, cara a cara ou frente a frente, boa parte das vezes atribui-se crédito ao que cada um diz ou fala pela forma como o diz, pela forma como gesticula, pela forma como se apresente, etc... aqui é diferente, é pela qualidade, conteúdo e pelo conhecimento que mostra na escrita, e quando vocês os três falavam de eletricidade eu punha-me em sentido e com atenção, sabia que da vossa escrita saiam verdades e aprendia muita coisa. Vocês sempre mostraram domínio e clareza no conhecimento sobre a matéria. Digo isto porque nesta parte mais do que nunca vai dar jeito uma ajuda enorme, e eu espero contar com a vossa ajuda cada vez que vir as coisas cinzentas de mais. Em termos mecânicos a tarefa que tenho não me afronta, nas leis da física também me oriento mais ou menos, mas na eletricidade e eletrônica o assunto arrepia-me. :shock:

Pela ordem dos bold...
-Motores AC hub suponho que te estejas a referir a motor embutido na roda (na cava da jante), se é isso que te referes não o que tenho na ideia.

-Sobre o carro que o TOZEVE converteu eu conheço o trabalho e o tópico, tanto quanto sei até foi o primeiro a ser convertido cá em Portugal. Mas aquele motor é impensavel para o carro que pretendo, digo eu...

-Neste terceiro bold a coisa já é um pouco diferente, vamos lá ver se eu sou capaz de expor a minha duvida.
Sei que a tarefa do diferencial é passar a transmissão mais a uma roda ou a outra consoante as condições em que o carro esteja a circular. Até pode dar-se o caso de fazer girar só uma roda se a outra estiver presa. Com a colocação de dois motores, um por cada roda, eu esperava poder evitar o diferencial. O carro ao virar, a roda de dentro anda menos percurso que a de fora, isso eu sei, no entanto coloco uma pergunta em jeito de busca de conhecimento:
Será que a roda de fora não pode, … ou não deve girar mais que aquilo que foi ordenado pelo controlador que a comanda? Ou seja, por força das condições de circulação pode ser solicitado que a roda de fora rode mais 30% de volta que a de dentro, embora a ordem vinda do controlador que a comanda ordene rotação igual à outra. No entanto a ideia que eu tenho é que ela possa rodar o que lhe foi ordenado, mais aquilo que as condições de circulação obrigaram. Não sei é se isso pode ser assim(???) Li algures que num motor assíncrono de corrente alterna existe uma pequena diferença entre o campo girante e o rotor, e quando, ou se essa diferença (chamada de escorregamento (???) ) deixa de existir o motor pára. Pode acontecer o mesmo aqui??

-Também acredito que 8 mil seja curto, mas… vou usar este número pelo menos em estatísticas senão ainda me assusto demais e desisto do projeto. :lol:

Já agora que falas-te de um controlador de 50 Kw, o que determina de quantos Kw deve ser o controlador, ou controladores que usar? É o pico de potência do motor que ele vai comandar?

Penso que a discussão já está a sair fora do tema do tópico. Solicitava a um moderador que a transferisse para um lugar mais apropriado. ;)

Um abraço…

Os controladores de veículos não são propriamente controladores de velocidade, mas sim de torque (força), digamos que dão corrente ao motor dependendo do acelerador, a rotação/velocidade vem por esse efeito, mais força = mais velocidade, mas o seu objectivo não é controlar a velocidade, assim têm o mesmo comportamento que um veiculo tradicional, alguns têm limitadores de rotação que limita a velocidade para poupança de bateria e do material.

Numa aplicação como a que referes vejo sempre um problema, o controle de potência vs rotação, ou seja, podes estar a dar o mesmo comando de acelerador para ambos, mas infelizmente o ser humano não consegue fazer 2 coisas iguais, haverá sempre um que dará uns pozinhos a mais que o outro, não é que isso meta em causa a segurança do mesmo, ou que desgaste um pneu mais que outro, mas pode complicar o projecto, à quem tenha feito controle por rotação em cada roda e assim minimizar esse efeito, de qualquer maneira eu costumo dizer que é complicar o que é simples, os diferenciais fazem isso na perfeição e de forma simples.

Em curva e especialmente a subir, ambos os motores (rodas) estão a puxar com a mesma força, mas virando para a direita, a roda da esquerda precisará de rodar mais que a direita, a da direita sofrerá uma diminuição de rotação e por consequente aumentará a potência, por outro lado a da esquerda ficará mais livre e diminuirá a a potência, isto tudo naturalmente, porque a potência consumida pelo motor está directamente relacionada com a força/torque que ele produz, o carro vira na mesma, penso que só em casos extremos, de viragens em curto espaço se notará a falta de um diferencial. Por tudo isto eu digo que os pneus devem durar um pouco menos.

Um controlador de 50kw máximos, servirá a meu ver para um veiculo que tenha uma potência media de 25 kw, para o projecto que pretendes não será o ideial, talvez um pouco mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

Penso ter entendido tudo o que escreves-te, no entanto ficaram umas pontas soltas que eu queria tentar perceber, mas antes queria dizer que era minha intenção usar um controlador por cada motor, e pelo que me pareceu estarias a entender que ambos os motores iriam partilhar o mesmo controlador. Ou seja, a minha intenção era dois motores um por cada roda dianteira e dois controladores um por cada motor. Digamos que em lugar de usar um motor mais potente e controlador a condizer, usaria dois motores mais fracos e controladores a condizer com os motores usados. Penso que fica sempre mais caro que usar um só motor e controlador, mas ao serem ambos mais fracos (tanto motores como controladores) talvez que a diferença não seja muito exagerada.
Se usar um motor e um controlador por cada roda, será que não dá para compensar a ausência de diferencial através de algo que possa colocar na coluna de direção? Algo que vá dividir ou aumentar (consoante o angulo de direção) mais potencia para uma ou outra roda...??? Não é minha intenção estar a insistir na mesma tecla, queria apenas perceber por completo o funcionamento da coisa ;)
Já agora, e ainda sobre o mesmo, qual terá sido a estratégia usada no caso que se segue?
https://www.youtube.com/watch?v=DGQQmqyvZiA" onclick="window.open(this.href);return false;
...ou esses outros já visualizados e que a malta colocou aqui, com 4 rodas e um motor por cada roda?
Sei que não nos podemos comparar à tecnologia industrial, queria apenas perceber...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:Penso ter entendido tudo o que escreves-te, no entanto ficaram umas pontas soltas que eu queria tentar perceber, mas antes queria dizer que era minha intenção usar um controlador por cada motor, e pelo que me pareceu estarias a entender que ambos os motores iriam partilhar o mesmo controlador. Ou seja, a minha intenção era dois motores um por cada roda dianteira e dois controladores um por cada motor. Digamos que em lugar de usar um motor mais potente e controlador a condizer, usaria dois motores mais fracos e controladores a condizer com os motores usados. Penso que fica sempre mais caro que usar um só motor e controlador, mas ao serem ambos mais fracos (tanto motores como controladores) talvez que a diferença não seja muito exagerada.
Se usar um motor e um controlador por cada roda, será que não dá para compensar a ausência de diferencial através de algo que possa colocar na coluna de direção? Algo que vá dividir ou aumentar (consoante o angulo de direção) mais potencia para uma ou outra roda...??? Não é minha intenção estar a insistir na mesma tecla, queria apenas perceber por completo o funcionamento da coisa ;)
Já agora, e ainda sobre o mesmo, qual terá sido a estratégia usada no caso que se segue?
https://www.youtube.com/watch?v=DGQQmqyvZiA" onclick="window.open(this.href);return false;
...ou esses outros já visualizados e que a malta colocou aqui, com 4 rodas e um motor por cada roda?
Sei que não nos podemos comparar à tecnologia industrial, queria apenas perceber...
Eu estava a assumir que usarias 2 motores ac com 2 controladores, alias, com motores ac não tens outra hipotese, terá de ter sempre um controlador por motor. Só poderás usar um controlador para 2 motores se ambos foram de escovas.

Existe um projecto portugues onde foram usados 2 motores, um por cada roda, e com 2 controladores, sei que usaram electronica para fazer a compensação. Não me lembro agora do(s) autor(ores) desse projecto, se souber coloco aqui.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Celestino »

Dadas as regras apertadas para posterior legalização que por aqui se têm falado ligadas às alterações de cada componente de um carro convertido, utilizando um motor em cada roda não irá exponenciar eventuais problemas nessa fase burocrática?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

Celestino Escreveu:Dadas as regras apertadas para posterior legalização que por aqui se têm falado ligadas às alterações de cada componente de um carro convertido, utilizando um motor em cada roda não irá exponenciar eventuais problemas nessa fase burocrática?
Pois, isso também não sei. Mas penso que não, pelo que li baseiam-se na tensão...(???)

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”