Citroen Berlingo Electrique

Responder
Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por hmgp »

bluesky Escreveu:é verdade, estive pois. o que o rui fez é notável e espero que mais possam aplaudir esta recuperação de um ev moribundo. é possivel... é aconselhavel...é desejável.
não me digas que andaste perto de sintra e não me disseste nada...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por rocker_pt »

só não percebo o que faz o depósito de água e o radiador no carro eléctrico. se for para arrefecer o motor eléctrico mais vale arrefece-lo com ar forçado. qual a função do radiador?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RPL »

o deposito de agua é para o aquecimento da sofagem, e o radiador é para as baterias, usado principalmente quando as baterias estão em carga de manutenção quando esta aquecem bastante. e sim o motor electrico arrefece a ar forçado.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por hmgp »

se bem que se fosse também para arrefecer o motor não fazia mal visto a água ser 36 ou 38 vezes melhor a dissipar calor, comparando com o ar claro...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por rocker_pt »

sempre pensar que nos carros electricos seria melhor aquecer com bomba de calor semelhante ao ar condicionado. pelo menos penso que os novos carros que irão sair terão todos ar condicionado.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por ventoinhas »

serges em relação aos encontros teria todo o gosto de ir mas a autonomia deixa-me pelo caminho!!! lol mas estou a aperfeiçoar um antigo gerador a gasolina alterado para trabalhar com o famoso hho vamos ver no que d, sabem como é falta de tempo.

um hibrido caseiro .uma ideia a aperfeiçoar, boa coragem
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por Bluesky »

encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por serges »

bluesky Escreveu:encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...

muitos, de mais, mas desde que entrei para a ane vi os seus preços inflacionarem...
pode-se e deve-se buscá-los...

uma pessoa, empresa que soubesse recuperá-los era muito bom, mais ainda legalizá-los!
só vejo oportunidades de negócio!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por ventoinhas »

encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...



muitos, de mais,

nao seram tantos assim pois ainda nao vi nenhum nem conheco alguem que visse e nao é à falta de procurar
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RJSC »

infelizmente ve com motores dc não têm nada de eternos, basta ver o que aconteceu com este nosso amigo.
comprou a carrinha avariada porque a escova se desfez com um parafuso solto, depois teve um segundo problema nas escovas/enrolamentos do rotor.

um motor ac de indução (gaiola de esquilo) tem apenas um rotor maciço de laminações de ferro com barras de alumínio ou cobre em curto circuito. são incrivelmente fiáveis duráveis e resistentes, e o tipo de motor de eleição para trabalho em ambiente industrial pois são os únicos que aguentam todos os abusos, e que têm manutenção fácil.

por isso é que me manifestei sempre contra nos tópicos de ve com motores dc (aqui, no tópico do ford, no fiat 126...).
ter o trabalho de fazer ou converter um ve e depois meter-lhe um motor com escovas é trabalho praticamente desperdiçado! vejam que este nosso amigo já teve problemas nas escovas / enrolamentos móveis duas vezes. com um motor ac de indução nada disto tinha acontecido.

até me doeu ao ver o tópico do ford, com tanto trabalho e tão bem feito, com baterias de lítio e com a tecnologia de motor mais ranhosa que existe (motor com escovas). foi uma verdadeira nódoa!

fujam dos motores com escovas! nem sequer nos meus aviões de aeromodelismo os uso mais!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:infelizmente ve com motores dc não têm nada de eternos, basta ver o que aconteceu com este nosso amigo.
comprou a carrinha avariada porque a escova se desfez com um parafuso solto, depois teve um segundo problema nas escovas/enrolamentos do rotor.

um motor ac de indução (gaiola de esquilo) tem apenas um rotor maciço de laminações de ferro com barras de alumínio ou cobre em curto circuito. são incrivelmente fiáveis duráveis e resistentes, e o tipo de motor de eleição para trabalho em ambiente industrial pois são os únicos que aguentam todos os abusos, e que têm manutenção fácil.

por isso é que me manifestei sempre contra nos tópicos de ve com motores dc (aqui, no tópico do ford, no fiat 126...).
ter o trabalho de fazer ou converter um ve e depois meter-lhe um motor com escovas é trabalho praticamente desperdiçado! vejam que este nosso amigo já teve problemas nas escovas / enrolamentos móveis duas vezes. com um motor ac de indução nada disto tinha acontecido.

até me doeu ao ver o tópico do ford, com tanto trabalho e tão bem feito, com baterias de lítio e com a tecnologia de motor mais ranhosa que existe (motor com escovas). foi uma verdadeira nódoa!

fujam dos motores com escovas! nem sequer nos meus aviões de aeromodelismo os uso mais!
poderia na mesma ter acontecido, basta entrar um parafuso lá para dentro para dar cabo dos enrolamentos. mas ainda assim são de facto os melhores a nível de durabilidade e fiabilidade, nos controladores é que "a porca torce o rabo", são fiáveis na mesma, mas na utilização num ve são muito "carotes" devido ás suas caracteristicas e tensões de trabalho, que obriga também a ter uma bateria mais dispendiosa.

um motor brushless dc também tem as mesmas vantagens, apenas não pode ir tão além na temperatura por causa dos imans, mas os controladores são muito mais acessíveis e trabalham a tensões mais baixas, menos custo de bateria.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por Bluesky »

tens razão rjsc, mas para quem tem carros a combustão interna é como passar da noite para o dia mesmo falando dos mais fracos dos motores electricos, o dc de escovas. bem vistas as coisas não é assim tão mau, pois nao? estamos a falar de pessoal que mexe um pouco na mecanica e electronica, certo? o que custa mudar umas escovitas ou um enrolamento? vamos pelo lado positivo da questão...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RJSC »

bluesky Escreveu:estamos a falar de pessoal que mexe um pouco na mecanica e electronica, certo? o que custa mudar umas escovitas ou um enrolamento? vamos pelo lado positivo da questão...
na berlingo não sei, mas no ford, pelas fotos que vi, com todas as coisas que estão colocadas em cima do motor (baterias e todos os módulos electrónicos, etc.) perde-se muito tempo para chegar ao motor.


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RPL »

depois duns tempos de férias agora chego ao fórum e vejo a discussão, bem acesa "dc ou ac eis a questão" na minha berlingo para tirar as escovas é manhoso tem que se tirar o motor e caixa para o chão, tem de troca 30 minutos já com o motor no sítio lol, é como limpar o rabinho a bebes. no caso das baterias já me falaram em baterias de lítio, motores ac agora agua para arrefecer o motor. bem é assim:
1º-a carrinha saiu assim de fábrica;
2º-è funcional;
3º-os carros novos têm baterias de lítio? que autonomia tem esses carros?justifica? qualidade/preço? sabem o que acontece a partir +/- de dois anos de carga e descarga das baterias de lítio? alguém já viu uma bateria de lítio a explodir ? e os controladores manhosos para cada modulo carga descarga temperatura?
4º- o motor é arrefecido a ar forçado por um ventilador que nunca o vi a passar da velocidade mais baixa, temperatura normal do motor durante circulação 35º.
5º- é minha, eléctrica, trabalha, faz km e por ai fora...
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RJSC »

bem, eu acho que o pessoal não se importava de ter uma assim, desde que não houvesse melhor...
isto é um pouco como pessoas que eu vejo ainda nos dias de hoje que preferem um veículo com motor de combustão sem injecção electrónica (sim, ainda os há, embora estejam limitados a carros usados antigos).

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por hmgp »

rpl Escreveu:depois duns tempos de férias agora chego ao fórum e vejo a discussão, bem acesa "dc ou ac eis a questão" na minha berlingo para tirar as escovas é manhoso tem que se tirar o motor e caixa para o chão, tem de troca 30 minutos já com o motor no sítio lol, é como limpar o rabinho a bebes. no caso das baterias já me falaram em baterias de lítio, motores ac agora agua para arrefecer o motor. bem é assim:
1º-a carrinha saiu assim de fábrica;
2º-è funcional;
3º-os carros novos têm baterias de lítio? que autonomia tem esses carros?justifica? qualidade/preço? sabem o que acontece a partir +/- de dois anos de carga e descarga das baterias de lítio? alguém já viu uma bateria de lítio a explodir ? e os controladores manhosos para cada modulo carga descarga temperatura?
4º- o motor é arrefecido a ar forçado por um ventilador que nunca o vi a passar da velocidade mais baixa, temperatura normal do motor durante circulação 35º.
5º- é minha, eléctrica, trabalha, faz km e por ai fora...
tens aí alguns mitos, principalmente ao nível das baterias. como o explodir, a carga ao fim de 2 anos, etc.

mas concordo contigo, tens um ve, funciona, era assim de origem. para quê gastar mais €'s enquanto ele te satisfaz as necessidades? concordo plenamente que o deves manter enquanto servir os teus propósitos.

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RPL »

novo record pessoal de autonomia 93km precorridos com uma carga, e a mala cheia de tralha, penso que este record pode ser batido brevemente.


citroen berlingo electrique 2700km feitos sem gastar pitrol
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por O_volt »

rpl Escreveu:novo record pessoal de autonomia 93km precorridos com uma carga, e a mala cheia de tralha, penso que este record pode ser batido brevemente.


citroen berlingo electrique 2700km feitos sem gastar pitrol
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por Bluesky »

e se anda bem esta berlingo, anda muito bem, um espetaculo. experimentem.as "bombas" de litio já nao explodem, isso é coisa do passado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Citroen Berlingo Electrique

Mensagem por RPL »

em relação á berlingo podes crer é um espetaculo, estou a ver se arranjo maneira de ir ao encontro de viaturas electricas mas logo se vê. em relação ás "bombas " de litio não me convençes.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”