Produçao de Bioetanol na Idanha-a-Nova (BEIRA BAIXA)

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
discovery
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta jul 27, 2006 8:37 pm

Produçao de Bioetanol na Idanha-a-Nova (BEIRA BAIXA)

Mensagem por discovery »

oi a todos, acabei agora de ouvir no jornal da sic que o governo quer apoiar aos cultivadores de tabaco a substituir este por plataçao de cana de açucar a fim de produzir bio-etanol a fim de utiliza-lo em bio-combustiveis , pelos estudos e algumas experiencias foram encontrados bons resultados...um abraço


P.Almada
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça mai 30, 2006 1:53 am
Localização: Lisboa

Mensagem por P.Almada »

essa notícia parece interessante. podias dar um link, ou referência para ficarmos a saber mais?


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

muito interessante!!

encontrei isto:
rodução de bioetanol só é viável com redução no imposto
sexta-feira, 30 de junho de 2006
estudo apresentado em idanha mostra potencial da beira interior

o estudo para produção de bioetanol apresentado em idanha-a-nova prevê o aproveitamento de todo o regadio da beira interior, sendo a produção considerada viável, mas dependente do imposto sobre produtos petrolíferos (isp) aplicado
a produção de bioetanol, um aditivo e combustível obtido a partir de plantas, só é viável em portugal se o governo baixar o imposto sobre produtos petrolíferos (isp) para este produto em particular. "o decreto-lei já propõe que haja uma isenção de 50 por cento, mas não é suficiente para viabilizar a produção ao actual nível (cerca de 70 dólares) do preço do barril de petróleo", alertou frederico carvalho, da empresa technoedif, responsável por um estudo de viabilidade de produção. o estudo foi apresentado anteontem em idanha-a-nova, na abertura da feira raiana.
no entanto, questionado sobre qual a percentagem de isenção de imposto que devia ser aplicada, frederico carvalho recusou adiantá-la, frisando ser uma questão a discutir. "não estou a falar na isenção total, mas é preciso discutir esse ponto para valores mais ambiciosos", defendeu.
para além do desagravamento da taxa de isp, o estudo acrescenta que a viabilidade económica para a incorporação do bioetanol está igualmente dependente dos apoios governamentais directos aos agricultores.
considerando o preço da gasolina super de 95 octanas, superior a 1,3 euros por litro, e que um litro de etanol tem um poder calorífico inferior ao da gasolina, entre 25 a 30 por cento (por cada cem quilómetros percorridos com gasolina, realizam-se entre 70 a 75 com bioetanol), o estudo aponta um valor "igual ou inferior" a 0,73 euros como "interessante" para comercialização do combustível.
ainda segundo o documento os custos à porta da fábrica situam-se nos 0,6 euros/litro, enquanto as margens de comercialização e distribuição do bioetanol, incorporando custos de transporte, armazenamento e logísticos estão estimados em 0,13 euros/litro.

vibilidade implica grande área
frederico carvalho apresentou em idanha-a-nova um estudo de produção de bioetanol, aproveitando o regadio da região, sendo a produção considerada viável pelo documento, desde que englobe uma área maior. "é viável a zona que considerámos, abarcando a beira interior e os regadios que vão desde o sabugal (guarda) até ao tejo (vila velha de ródão). não tem limitações, à partida, para poder desenvolver um processo de bioetanol" disse.
a área abrange, para além do regadio de idanha-a-nova, cuja associação de regantes (arbi) promoveu o estudo, toda a área de regadio da cova de beira. frederico carvalho diz não existirem grandes limitações à continuação dos estudos e, concretamente, à existência de uma conjugação de esforços para que a região possa ser "pioneira" numa unidade industrial de produção de bioetanol. destacou, nomeadamente, a área "superior a 20.000 hectares", considerando a zona de regadio como "uma infra-estrutura extraordinária que o pais tem a nível climático, a nível de solos e de dimensão".

fábrica representa investimento mínimo de 35 milhões
três a quatro anos para funcionar
a produção experimental de culturas como o sorgo sacarino e a cana de açúcar na região tem dado "resultados encorajadores" para a produção de bioetanol, frisa ainda o documento. para o especialista, se por hipótese fosse hoje tomada uma decisão de implantar uma fábrica na zona referida, a unidade industrial "demoraria três ou quatro anos para estar a funcionar", sublinhou. segundo o estudo, uma unidade industrial para produção de 75 milhões de litros por ano representaria um custo de investimento entre os 35 e os 45 milhões de euros.

espanha é o maior produtor europeu
directiva comuntária impõe taxa mínima
portugal não produz bioetanol, ao contrário, por exemplo, da espanha, o maior produtor europeu, apesar de uma directiva comunitária ter estabelecido para 2005 a taxa mínima de dois por cento daquele aditivo a incorporar nos combustíveis em geral, nomeadamente na gasolina. uma taxa de dois por cento em portugal significa, segundo o estudo, uma estimativa de consumo de 50 milhões de litros por ano. para 2010 a mesma directiva estabelece uma meta de 5,75 por cento, cerca de 140 milhões de litros de consumo por ano. actualmente, segundo frederico carvalho, a produção de bioetanol na união europeia está estimada em cerca de 600 milhões de litros por ano, ainda assim "deficitária". "com a adopção generalizada da directiva, a europa ficará muito provavelmente importadora de bioetanol", frisa o estudo.
em:http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op ... 728086e4dc


Autor do tópico
discovery
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta jul 27, 2006 8:37 pm

Mensagem por discovery »

p.almada Escreveu:essa notícia parece interessante. podias dar um link, ou referência para ficarmos a saber mais?
infelizmente apanhei essa noticia de surpresa e nao captei tudo mas amanha vou bascolhar alguns jornais caso encontre algo, partilho connvosco! um abraço

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

lamento ser negativo neste assunto mas vamos ser taxados como se nao houvesse amanha quanto vier o novo combustivel....

o meu belo portugal gosta é de taxar mais de 50% do preço do combustivel.. e apesar de nao poluente este "novo" combustivel vai enxer os bolsos ao estado...

em contra partida preve-se que os combustiveis "antigos" venham a sofrer grande declinio na compra e consequentemente... baixa de preços.

é quase luta entre operadores de telemoveis

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

o etanol não é um produto petrolifero, portanto em teoria não se devia cobrar isp... no entanto conhecendo bem o estado manhoso que temos não me admirava nada que o imposto seja aplicado por igual.


h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Mensagem por madeira »

bem, mas se tivermos etanol s menos de 1€ por litro já é um bom preço. o estado tem sempre de ir buscar o dele, desde que não seja exagerado.era óptimo que esse projecto de realizasse, desse modo iamos ter uma maior liberalização dos preços dos combustiveis..........abaixo com o monopólio dos amigos galp/repsol/bp


Luis Otmar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 18, 2006 2:35 am
Localização: Mato Grosso/Brasil

É tudo igual mesmo!!!!

Mensagem por Luis Otmar »

hugo Escreveu:o etanol não é um produto petrolifero, portanto em teoria não se devia cobrar isp... no entanto conhecendo bem o estado manhoso que temos não me admirava nada que o imposto seja aplicado por igual.


h
olá senhores. só para constar: é tudo igual mesmo!!!!

aqui no brasil também produzimos etanol (bioetanol) de cana-de-açúcar.
e, por incrivel que pareça, o mesmo é taxado como um produto de petróleo. paga a mesma quantidade de tributos, como se fosse um combustivel fóssil!!!
ou seja, só muda o país. o resto, a ganancia dos governos, é tudo igual.

posso contribuir com este assunto, pois temos 4 grandes empresas produtoras de etanol num raio de 150 km de onde moro.


_____________
luís otmar

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

atè que enfim!! bem vindo luis, fala-nos do alcool... que carro tens? que modificaçoes fizeste para andar a alcool? ja estava pronto para alcool? é caro o alcool no brasil?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

vamos ver como se dá a cana de açucar com as geadas da beira interior.

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

etanol não é "petrolífero", e portanto, só na promisquidade poderá ser taxado como tal. aí entra a necesside de mexer na legislação ou em alternativa não cobrar. mas a oposição vai defender o consumidor, mesmo só porque é a sua função.

terá de ser super taxado como os outros, mas só depois de alterar a lei. até muita loiça vai ser partida, e muito cana, tubinampo, sorgo e cana se vai ter de semear.

Avatar do Utilizador

zemonte
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

cana na Beira Interior

Mensagem por zemonte »

posso garantir que a geada não é problema. a cana está por aí... bem "vivinha da silva"... e muuuito doce!
orbis Escreveu:vamos ver como se dá a cana de açucar com as geadas da beira interior.
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

tenho medo, connosco a produzir combustível estamos a um passo de sermos atacados pelos americanos.

qualquer dia rebocam-nos os açores, deitam abaixo a administração sócrates, e põem o alberto joão no governo. daí a termos recolher obrigatório em casas de engate, discotecas, clubes de baile, e romarias de gente aos saltos com a bunda ao léu é um passo de nenuco(r).

se calhar um dia vamos ter de formar uma irmandade secreta, e ser questionados da nossa fé na excelência dos combustíveis petrolíferos, sob pena de de andar a pé, descalços.

alucinações de
d.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Idanha produz primeiro bioetanol de cana da Europa

Mensagem por luimio »

idanha produz primeiro bioetanol de cana da europa

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007
combustível alternativo pode atrair investimento de milhões

investigadores da escola superior agrária (esa) de castelo branco produziram, pela primeira vez na europa, bioetanol a partir de cana-de-açúcar. a experiência inclui-se num projecto que poderá levar à instalação de uma fábrica de biofuel na região
daniel sousa e silva *

a empresa “global green” pretende instalar uma fábrica destinada à produção de bioetanol, um aditivo e combustível obtido a partir de plantas, no concelho de idanha-a-nova, num investimento que poderá chegar aos 65 milhões de euros, anuncia álvaro rocha, presidente da câmara local.
em parceria com a escola superior agrária de castelo branco, a empresa “já fez alguns ensaios de produção do bioetanol, com recurso a cana-de-açúcar cultivada na campina de idanha-a-nova, tendo obtido resultados bastante satisfatórios”. neste âmbito, o presidente do município, álvaro rocha, foi recebido na terça-feira da semana passada, dia 23, pelo ministro da agricultura, jaime silva, para “se equacionar a possibilidade de dispensar terrenos, pertença do ministério da agricultura, para a instalação da fábrica”. em vista estão as instalações de uma antiga fábrica de tomate, para além da possível criação de um centro de investigação cientifica ligado as bioenergias. álvaro rocha aponta, igualmente, a criação de 60 empregos directos "e centenas deles indirectos".

como tudo começou
na campina existe já uma cultura "de minifúndio dedicada à cana-de-açúcar", de onde foi obtida a matéria-prima para o bioetanol. "existe uma esperança da fixação das pessoas na agricultura ou, pelo menos, a esperança de que não abandonem o concelho, por não encontrarem local de trabalho", adiantou. poderá estar encontrada a alternativa ao tabaco, que até agora era a cultura dominante, em idanha.
dilip cumar, empresário e agricultor português de ascendência indiana, disse que a produção de cana-de-açúcar utilizada no bioetanol começou na sua propriedade, primeiro por uma questão religiosa. "sou hindu, necessitava de cana para as minhas cerimónias. a partir da necessidade religiosa, nasceu a perspectiva de um negócio", esclareceu.
frisou ainda acreditar que os agricultores da cultura do tabaco, cuja produção decaiu nos últimos anos e deverá terminar até 2009, irão "render-se ao cultivo da cana-de-açúcar".

* com lusa

"vivemos tempos históricos"
"é pioneiro, trata-se do primeiro bioetanol produzido no país e na europa a partir de cana-de-açúcar", anunciou josé monteiro, docente e investigador da esa, ao mostrar cinco pequenas garrafas com o rótulo "global green - bioetanol da beira interior, portugal". "é já deste ano, a cana estava de pé há três semanas atrás". plantada em ambiente agrícola, tendo para o efeito sido utilizados cerca de cinco hectares de terreno, pertencentes a um empresário e agricultor da região, a cana-de-açúcar "resistiu à geada", realça josé monteiro, o que prova que é possível plantá-la, apesar do frio e obter bioetano, "tanto numa escala pequena como numa escala maior".
"basta que mais plantações estejam disponíveis. na próxima primavera contamos ter culturas já com alguma área. acredito que é viável produzir álcool para fins industriais na zona da cova da beira, barragem de idanha e, eventualmente, na zona sul de castelo branco", explicou o investigador.
"são históricos os tempos que estamos a viver. não há como objectivo apenas o lucro para uma empresa, mas sim um projecto viável para toda a região", disse.

fonte: http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op ... b791a8c9cf

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

é disto que o meu povo gosta, ou não.

a iniciativa é bela, espero que venha com ela inovação e postos de trabalho.

thanks by the post,
d.
Imagem

Avatar do Utilizador

zemonte
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

Bioetanol na Beira Interior

Mensagem por zemonte »

estejam atentos aos jornais. ouvi dizer que vai haver mais novidades...
cumps.
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Avatar do Utilizador

JamesPP
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 01, 2007 6:39 pm
Localização: Lisboa - Oeiras

Mensagem por JamesPP »

dbarata Escreveu:etanol não é "petrolífero", e portanto, só na promisquidade poderá ser taxado como tal. aí entra a necesside de mexer na legislação ou em alternativa não cobrar. mas a oposição vai defender o consumidor, mesmo só porque é a sua função.

terá de ser super taxado como os outros, mas só depois de alterar a lei. até muita loiça vai ser partida, e muito cana, tubinampo, sorgo e cana se vai ter de semear.
o imposto sobre produtos petrolíferos (isp) passou a chamar-se imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos para tb poder ser cobrados ao bioetanol e ao biodiesel. a única coisa que pode acontecer é haver uma isenção que neste momento é parcial de 280€/1000l para os grandes produtores (máx. de 205 mil ton/ano)) e total para os pequenos produtores (máx. de 15 mil ton/ano) para o país inteiro.

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Estado deve subsidiar produtores de milho? in CM

Mensagem por EnergiaDiesel »

para quem quiser participar na votação.

"sim

portugal está muito atrasado em relação ao cumprimento do protocolo de quioto. nada foi feito em relação à diminuição das emissões poluentes relativamente aos transportes. se o país quer atingir as metas anunciadas por josé sócrates, o governo tem de dar um sinal de empenhamento inequívoco no apoio às energias alternativas.

miguel alexandre ganhão, editor de economia

não

os agricultores já são subsidiados. um subsídio extra para produzir milho a preços competitivos para o bioetanol é um exagero, até porque se o produto valer a pena a matéria-prima reflectirá o interesse do mercado. aliás, o milho sofreu uma grande inflação nos últimos meses por causa do bioetanol e as pipocas vão aumentar de preço.

armando esteves pereira, editor executivo"


in http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... l=93&p=200

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”