ESA investiga produção de Bioetanol

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

ESA investiga produção de Bioetanol

Mensagem por luimio »

ciência investigação
esa investiga produção de bioetanol
joana vidigal leal, 31/01/2007, 15:41

a escola superior agrária (esa) do instituto politécnico de castelo branco, tem vindo a desenvolver diversos trabalhos de investigação acerca da viabilidade da produção de bioetanol a partir de culturas alternativas para a região da beira interior, nomeadamente de sorgo sacarino (sorghum bicolor (l.) moench.) e de cana-de-açúcar (saccharum officinarum l.).

no âmbito da incessante tentativa de contribuir para a busca de mais e melhores alternativas económicas para os agricultores da sua zona de influência, a esa tem vindo a participar em ensaios de culturas que até aqui eram consideradas como menos adequadas às condições edafoclimáticas da região. um primeiro ensaio de adaptação de uma variedade asiática de sorgo sacarino às condições naturais do distrito de castelo branco foi desenvolvido, no período de verão/ outono de 2006, na quinta da sra. de mércules propriedade da escola. foram testados aspectos como a densidade de sementeira e a forma de propagação da cultura – por sementeira e por transplantação, tendo os resultados sido bastante animadores.

de acordo com a esa, nestes ensaios, e no que aos produtos obtidos diz respeito, foram controlados aspectos como a produção de matéria-verde, a doçura das plantas, o teor em sumo e algumas características físicas, como a altura, o peso e outros detalhes botânicos. por outro lado, e no que concerne à utilização industrial das plantas, foi ainda feita a extracção do sumo do caule do sorgo, tendo em seguida sido conduzida a respectiva fermentação em condições controladas e a posterior destilação, com produção de bioetanol.

conduzidos no quadro dos trabalhos de doutoramento de um dos docentes da esa, estes ensaios têm vindo, nos últimos meses, a versar igualmente a avaliação da viabilidade e do valor intrínseco de novas variedades de cana-de-açúcar para a região da beira interior. neste último caso, a escola tem estado a seguir a produção e a fazer a avaliação do desenvolvimento de cana produzida na exploração agrícola de um empresário da região, concretamente no concelho de idanha-a-nova. foi feito o estudo do potencial de produção de bioetanol a partir da fermentação e posterior destilação do sumo de cana-de-açúcar, trabalhos que decorreram nos laboratórios da esa sob supervisão de josé tomás monteiro. dos dados já disponíveis, quer o grau de doçura (avaliado por meio do chamado “grau brix”) – que chegou ultrapassar, em dezembro, os 20º brix, quer o volume de sumo produzido por quilograma de cana fresca, quer ainda o volume de álcool extraído do sumo de cana parecem indiciar a viabilidade da exploração da cana-de-açúcar nas condições do perímetro de rega da barragem de idanha.

contudo, a escola está apostada em ir mais além neste assunto, estando prevista a continuação destes trabalhos de ensaio de ambas as culturas, se possível já em condições de exploração em ambiente de empresa agrícola real, no que conta com a prestimosa colaboração de alguns agricultores da região. por outro lado, os ensaios deverão, já na próxima campanha, ir para além da região de idanha-a-nova, devendo estender-se à região da cova da beira e do campo albicastrense, ou seja, na zona sul do distrito.

outras fontes de energia em estudo na esa
finalmente, refira-se que a escola está igualmente envolvida no estudo de outras fontes de energia de fontes renováveis, nomeadamente do biodiesel. neste quadro, decorreu na esa já um primeiro trabalho de fim-de-curso de uma sua aluna que versou o estudo da viabilidade de produção de biodiesel por recurso aos óleos de fritura usados produzidos pelas infra-estruturas – refeitórios e residências – que servem os alunos do ipcb. deste estudo resultou que, a implementar-se um esquema de recolha daquele sub-produto, seria possível colmatar as necessidades do combustível gasóleo da esa em cerca de cinco por cento.

mas a escola está igualmente a estudar o valor de algumas espécies vegetais para a produção de óleos passíveis de ser utilizados na produção dos chamados biocombustíveis, nomeadamente algumas oleaginosas, como o rícino (ricinus communis l.), o pinhão-manso (jatropha curcas l.), e também o cardo (cinara cardunculs l.).

imagem: sorgo sacarino (no caso, o transplantado, com detalhe das plantas em viveiro)

fonte: http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14461


fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”