boas...
regresso à actividade...lol...
como a vida dá muitas voltas, no ano passado, (mais precisamente em junho), resolvi adquirir um pequeno carro, um citadino, de preferência com mecânica a diesel. e após umas pesquisas na net, eis que encontro aqui perto de onde moro um fiat uno 1.3 diesel de 4 portas, de 1988. calculava que não estivesse em muito bom estado, mas confesso que dia após dia comecei a ficar surpreendido pela positiva, por um lado porque nunca foi grande simpatizante da marca, por outro lado a idade não perdoa, mas o certo é que desde essa data o carro apenas precisou de:
-um fole numa transmissão dois ou três dias depois de o comprar (romperam o anterior antes de vir para as minhas mãos a meterem uma rótula no triangulo da suspensão dianteira, para levarem à reinspecção).
-um automático no alternador (não estava a carregar bem)
-uns pneus na frente (trazia uns já rodados que lhe meteram para o levar à inspeção, mas face ao estado em que se encontravam mais pareciam de plástico).
-e uma bateria nova, (a outra além de ser fraca para este motor, já se encontrava no fim de vida).
é um carro com que ando quase todos os dias, pega bem, tem um trabalhar certo, mas penso que pelo barulho do trabalhar devia levar uma limpeza de injectores, e parece-me que devia levar era um rolamento na direção perto do volante, nota-se ali alguma folga. fora isso, o que ele tem precisado é diesel para andar, e essa parte é o que eu gosto menos, mas quero ver se em breve ele começa a fritar, estão à espera 350 litros dele usado.
deixo aqui algumas fotos da mecânica e do estado em que se encontra, para se poder comparar depois de lhe fazer o que pretendo fazer. não liguem aqueles negros que vão ver, isso foi o resultado de me ter esquecido de lhe por a tampa do oleo na cabeça do motor numa altura em que lho estive a mudar,
não a perder já foi uma sorte...lol.
uploaded with
imageshack.us
uploaded with
imageshack.us
de um modo geral, as operações a efectuar podem-se descrever da seguinte forma:
-construção de um "charuto" novo para lhe aplicar/esconder debaixo da proteção do motor (como podem ver dá bem para fazer isso).
-realimentação do retorno
-ligação eléctrica do charuto com positivo para alimentar a bobine do relé a sair do sinal de carga do alternador.
-botão on-off no interior do carro.
... e penso que seja tudo.
amanhã partilho aqui fotos do charuto que andou na passat, na altura estava sem meios fotográficos, e depois acabou por me passar. agora não porque o sono está a ditar as suas leis.
um abraço...