Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

flamingo Escreveu:na sequencia do que tem sido falado neste tópico, já efetuei um primeiro teste, uma resistencia com fio de 1,4 mm e um total de comprimento de fio de 3 metros. lá resolvi comprar um multimetro, e efetuados os testes da mesma constatei que esta tem uma capacidade baixa, não é suficiente para o que se pretende... apenas 48 watts. medida a temperatura com sonda encostada dava cerca de 210º, mas mergulhada no combustivel e com este a circular estou convencido que não seja o suficiente. vou tentar fio mais grosso, talvez 1,6 mm, se houver...
pretendo obter mais rapidez no aquecimento, mas pelo que li aqui mais atraz escrito pelo red-baron, também não pretendo ir a tanta rapidez. dou-me por satisfeito com o atinjir 70º de temperatura em tempos abaixo dos 60 segundos...
viva flamingo!
não precisas de fio mais grosso, basta cortares esse de modo a ficar mais curto. se por exemplo cortares esse fio ao meio, ele passa a conduzir o dobro da corrente para a mesma tensão aplicada ( 12v), deste modo a potência tambem duplica e passa a ser de 96w.
o fio que empreguei era de 1,2mm e o comprimento era de aproximadamente 40 cm.
abraço.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

mas ao fazer isso vou encurtar a zona de permuta, coisa que eu não pretendo. prefiro aumentar a espessura do fio e manter o comprimento da zona de permuta/aquecimento. assim o aquecimento da-se de uma forma mais progressiva e numa zona maior, com mais area. é mais garantido...
tenho quase 20 cm de comprimento, com as expirais quase encostadas umas às outras...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

depois de problemas informáticos caseiros (julgo que finalmente ultrapassados) as primeiras fotos do que fiz sobre o "charuto"...
tal como descrito no post anterior, não me dei por satisfeito com os valores de temperatura atinjidos por esta resistencia. mas aqui ficam as fotos:

Imagem
Imagem

o fio tem uma espessura de 1,4 mm, 3 metros de comprimento, e os helicoidais tem um diâmetro exterior a rondar os 9,2 mm...
irão ser realizados testes com fio de espessura superior...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

cá está a nova resistencia, feita a partir de fio com 1,8 mm de expessura e 2,7 metros de comprimento.
acusa uma despesa de 5,7 ampéres tendo por base contas efetuadas a partir da leitura do multimetro, e entre 6 a 6,5 ampéres, indicado no carregador de bateria quando ligada a este para teste de temperatura.
testada a temperatura com a sonda do multimetro chegou as 302º. penso que seja suficiente para aquecer o ov até os 75º pretendidos, tantos quantos os graus a que abre a valvula de limite de temperatura. encostei papel à mesma depois de quente e não queimou, mas quase... certamente também não vai queimar o tubo onde vai ser inserida...
na foto é a mais grossa, a de cima...

Imagem

agora falta o resto, tubo para a enfiar , etc...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

testada a temperatura com a sonda do multimetro chegou as 302º. penso que seja suficiente para aquecer o ov até os 75º
viva flamingo.
a temperatura que o combustível irá atingir à saída do charuto andará muito perto destes cálculos:

temperatura de entrada no charuto + (a energia fornecida pela resistência/caudal) - as percas térmicas devido a um melhor ou pior isolamento do charuto.

factores que condicionam a temperatura de entrada:
o combustível que entra no charuto prove de dois sítios diferentes, do depósito para repor o consumo do motor e do retorno da bi e injectores.
a temperatura do combustível do depósito depende essencialmente da temperatura ambiente, já a temperatura do retorno está dependente da temperatura do motor incluindo a própria bi e filtro de combustível e que é influenciada pelo aquecimento dado pelo próprio charuto, esta sobe gradualmente com o passar dos minutos.
já foi aqui demonstrado que é necessário 0,722 watt/hora para elevar 1ºc num litro de óleo vegetal.

a resistência que está na foto consome cerca de 6,5a a 13v isso dá cerca de 85w.

falta aqui um dado importante, qual vai ser o caudal de combustível a passar no charuto?

se fosse para aplicar no meu fiat punto esse caudal seria de aprox. 26 litros por hora, já o skoda com motor de 90cv este caudal anda pelos 35l/hora com filtro limpo.

energia fornecida pela resistência (charuto) vai-se manifestar sob a forma de calor provocando um aumento na temperatura do fluido que por ela passar. este aumento pode-se calcular com facilidade.

supondo o caso mais favorável, 26l/hora, o calor desenvolvido na resistência tem uma capacidade de 117,7ºc/litro/hora. se dividirmos pelo caudal de 26l dá um aumento de 4,52ºc o que me parece muito pouco mas nada como a prática para o demonstrar.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vou arriscar avançar com aquela mais grossa, logo se vê as suas capacidades. se conseguir que depois do arranque inicial seja atinjida a temperatura em aproximadamente 1 minuto, já me dou por satisfeito. de qualquer maneira, o charuto terá sempre um gasto inferior ao aquecedor que tenho numa diferença consideravel, 6,5 ampéres contra 42 do aquecedor atual...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vivam...
ora cá está o tão falado e anunciado "charuto".

marerial
Imagem

record um pouco limado para não fazer expessura exagerada, e com furo onde liga a resistencia. encaixa de fora para dentro. (a mesma forma nas duas extremidades...)
Imagem

esquema de como foi efetuada a ligação aos record`s. a abraçadeira aperta tudo...
Imagem

colclusão...
Imagem

e voi-lá, um charuto feito.

material:
-30 cm de tubo de 12 mm interior (de 10 mm a resistencia entrava forçada, logo não interessava para não ficar encostada à fonde de calor. não iria existir ov entre a resistencia e o tubo...)
-1 record 3/8 com escama de 12 mm
-1 record com escama de 8 mm e zona lisa de 12 mm (para fazer de emenda entre o tubo de combustivel que é de 8 mm e o "charuto". será por aí que vai entrar a carga positiva...)
-resistencia de 1,8 mm de expessura e 2,7 metros de comprimento do fio (pode ver-se mais atráz...)
-2 abraçadeiras.
custo total 11,5€

resta saber se vai cumprir os requesitos.


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

boas,já há uns tempos que estava para postar aqui as fotos do meu "novo" permutador.já o montei,e sinceramente estou muito contente,pois aumentei um pouco a percentagem de ovu,e as prestações continuam muito boas pois não noto nada de extraordinário no carro,fora os consumos.quando coloco grandes percentagens de oleo,ou seja mais de 50% de ovu,os consumos ficam mais altos.a unica preocupação que tenho é deixar o carro aquecer uns minutos,3 a 4,antes de iniciar a marcha,de resto é oleo e gasoleo e sempre a andar.o permutador ficou montado entre o filtro e a bi,pelo que tenho lido no forum devia ficar antes do filtro,mas como quem o montou achou um pouco mais facil ficar assim,eu não recusei,pois sorte já eu tive em me ajudarem na montagem.
Anexos
MVC-004L.JPG
MVC-004L.JPG (64.91 KiB) Visto 7631 vezes
MVC-003L.JPG
MVC-003L.JPG (95.03 KiB) Visto 7630 vezes
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

este era o permutador que eu tinha antes de ter montado o que tenho agora.estava montado atras da cabeça do motor a uns 7 a 8 cm da bi.aquecia da mesma maneira que o novo,ou seja atraves da agua de arrefecimento do motor.foi montado em dezembro e na altura andava com percentagens de 30% de oleo novo,e o corsa sempre se portou bem,mas como queria aumentar um pouco as percentagens,e este permutador não era o ideal,decidi comprar o que tenho agora,que é muito mais robusto.
Anexos
MVC-006L.JPG
MVC-006L.JPG (40.96 KiB) Visto 7623 vezes
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Njay »

flamingo, em relação ao charuto,

- esse fio de resistência não é electricamente isolado, pois não? isso tem estrutura rigida o suficiente para não ocorrerem curto circuitos, mesmo com violenta a vibração do carro e da estrada?

- não te esqueças de meter um fusível.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

njay, desde já agradeça a chamada de atenção...
a ligação agora inicial, (para testes), vai ser exatamente a mesma que tinha no outro aquecedor, com a diferença que agora não vai existir aquela valvula que estava roscada no aluminio do outro, que limitava a temperatura a 90º no caso da bi desferrar e eu me esquecer de desligar, caso a ignição estivesse on. só que o fusivel que tinha para o outro é forte para este..
o outro, as 3 velas juntas davam 42a e tinha um fusivel de 50a, este anda nos 6 a 7 ampéres, tenho que artimanhar um fusivel para o mesmo lugar mas mais fraco, só para teste. depois se a coisa funcionar coloco um apropriado.
sobre as fixações e curto circuito espero não ter problemas, mas não estou em condições de afirmar nada. confesso que estou com algum receio, mas na experiencia que fiz com a resistencia ligada, expermentei se queimava papel, e nada! no entanto com o sonda de temperatura do multimetro, medi temperaturas na casa dos 300º.
tal como descrevi, o que aperta o fio no record são as proprias abraçadeiras que apertam o tubo.
a ver vamos o que isto vai dar, na primeira experiencia a mangueira da água vai estar perto...
ah, esquecia. o fio não é isolado, não. fica diretamente em contacto com o ov, e claro, com os records para receber a corrente.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

tenho que artimanhar um fusivel para o mesmo lugar mas mais fraco,

podes usar um fio fino (tipo cabelo) que aguenta 5a
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por jmal »

aconselho mesmo um fusível, seja no esquema ou aplicação que seja, sempre um fusível, esse fio por exemplo pode ficar incandescente e provocar um incêndio.

segurança acima de tudo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

klinzter Escreveu: podes usar um fio fino (tipo cabelo) que aguenta 5a
também já me lembrei disso...para os 7 ampéres, talvez juntar dois e torce-los...???

jmal Escreveu:aconselho mesmo um fusível, seja no esquema ou aplicação que seja, sempre um fusível, esse fio por exemplo pode ficar incandescente e provocar um incêndio.

segurança acima de tudo.
concordo, mas no primeiro teste,... que será com o carro imobilizado,... tiro a tampa do fusivel (que é um só e está perto da bateria) e mantenho-me atento...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..creio que será boa ideia aplicar um filtro a montante do "charuto" para retenção de eventuais residuos carbonosos..

avança lá com os testes a isso pois de facto será um dispositivo bastante valido se a pratica vier..e estou convicto que sim..a comprovar a teoria..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

boa ideia é, não tenho muitas duvidas. só se for um filtro de pequenas dimensões e que aguente a temperatutra pretendida, mas desconheço o que possa ser... . o "charuto" já se encontra montado depois do filtro (só falta ligar a parte eletrica)... mas não creio que a resistência seja capaz de criar esses depósitos carbonosos, acho que não tem capacidade/potência para isso.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...
flamingo Escreveu:boa ideia é, não tenho muitas duvidas. só se for um filtro de pequenas dimensões e que aguente a temperatutra pretendida, mas desconheço o que possa ser... . o "charuto" já se encontra montado depois do filtro (só falta ligar a parte eletrica)... mas não creio que a resistência seja capaz de criar esses depósitos carbonosos, acho que não tem capacidade/potência para isso.
flamingo..quase todas as bi teem um pequeno filtro (de malha mais larga que o filtro de combustivel mais exposto) aplicado na entrada do combustivel..a ideia que sugeri é para evitar ter que ir muitas vezes ao da bi...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

instalação do "charuto".
as fotos não tem muita qualidade mas apesar disso dá para ver o processo e os passos seguidos. nelas está a execussão da ideia que tive na instalação do mesmo, claro que essa ideia é possivel de ser trabalhada no sentido de conseguir melhorias...

Imagem
Imagem
ligação do lado negativo ao bloco do motor e ao mesmo tempo fixação do "charuto" a este...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
de referir aqui que optei por eliminar um anel/friso em volta do record que em meu entender não fazia falta nenhuma, para poder ter mais comprimento de record, e nele poder ter espaço para vedar o combustivel e fazer a ligação da corrente...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
o aspeto final, mais disfarçado do que estava antes. os vermelhos das resistencias dos injetores é que não da para evitar.

Imagem
o fusivel improvisado...
veremos se funciona, será prematuro fazer previsões. fica a faltar os testes, eu confesso não estar muito optimista no que toca à potencia da resistencia...
perguntas, comentários, conselhos, eu agradeço tudo isso. estão à vontade...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

o fusivel improvisado...
veremos se funciona, será prematuro fazer previsões. fica a faltar os testes, eu confesso não estar muito optimista no que toca à potencia da resistencia...


o fusível que tens ai é de avontade de 30a
não estavas com ideias de 6a?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

jmal Escreveu:aconselho mesmo um fusível, seja no esquema ou aplicação que seja, sempre um fusível, esse fio por exemplo pode ficar incandescente e provocar um incêndio.

segurança acima de tudo.
isso só é válido para acima de 5a...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”