AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.



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hynek
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por hynek » segunda fev 11, 2008 10:52 pm

flamingo, parabéns, este é o trabalho profissional, mas receio que não consegues o aquecimento necessário. a superfície em contacto com ov continua reduzida (podes acrescentar mais com zig-zags fresados). parece-me também que vais ter problema com as velas que vão queimar com frequência. pensa como resolver isso......
Um abraço
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » segunda fev 11, 2008 10:56 pm

poque acha que as velas vão queimar com frequencia???

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hynek
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por hynek » segunda fev 11, 2008 11:03 pm

flamingo Escreveu:poque acha que as velas vão queimar com frequencia???
porque a permuta do calor entre velas e o corpo do aquecedor será deficiente, não basta fazer um orifício à medida.... as velas estarão sempre em brasa = vida útil curta
Um abraço
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » segunda fev 11, 2008 11:42 pm

hynek Escreveu:(...) não basta fazer um orifício à medida.... as velas estarão sempre em brasa = vida útil curta
quando estiver em utilização, o tempo o dirá!... depois logo vejo o que devo fazer, se de facto tiver que fazer algo...
haveria um ou dois pontos que eu poderia aqui acrescentar que talvez, repito, talvez contrariassem aquilo que você diz ou defende. mas prefiro ser prudente, e até ao lavar dos cestos é a vindima. as ocorrencias serão aqui colocadas....

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por hynek » terça fev 12, 2008 12:24 am

flamingo Escreveu:
hynek Escreveu:(...) não basta fazer um orifício à medida.... as velas estarão sempre em brasa = vida útil curta
quando estiver em utilização, o tempo o dirá!... depois logo vejo o que devo fazer, se de facto tiver que fazer algo...
haveria um ou dois pontos que eu poderia aqui acrescentar que talvez, repito, talvez contrariassem aquilo que você diz ou defende. mas prefiro ser prudente, e até ao lavar dos cestos é a vindima. as ocorrencias serão aqui colocadas....
não estou a criticar, estou a tentar orientar. já passei por estas experiências e estou a chamar atenção para o que vai acontecer. podes aproveitar ou não. de qualquer modo estás a fazer um excelente trabalho.... oxalá alguns "profissionais" tivessem este cuidado e profissionalismo....
Um abraço
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por RPL » terça fev 12, 2008 7:17 pm

parabéns flamengo esse permutador está com um óptimo aspecto , boa sorte para os testes iniciais depois vai postando aí os resultados pode ser que tenhas venda para o produto sempre podias fazer concorrência a certos impostores que vendem gato por lebre!
Boas frituras
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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por GoTcHa_21 » terça fev 12, 2008 11:02 pm

ora aí está o tão esperado!

quero dar-te os parabens pela elaboração do projecto e da força de vontade que tiveste!

è de louvar tambem a tua vontade de partilhar com todos nós, pois como toda a gente sabe, continua a existir pessoal que gosta e prefere manter os seus projectos reservados a eles proprios, o que é de lamentar!

espero que continues, pois estás no bom caminho.. embora não nos conheçamos pessoalmente, sabes podes contar comigo no que poder ajudar!

grande abraço e mais uma vez parabens!
Última edição por GoTcHa_21 em terça fev 12, 2008 11:11 pm, editado 1 vez no total.
Sandro Valente..

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » terça fev 12, 2008 11:07 pm

como tinha dito aquando da colocação das fotos do aquecedor eletrico, a valvula que irá controlar a temperatura do combustivel situa-se mesmo à entrada da bi. para muitos aqui do forum, essa valvula já é conhecida, mas para quem não é aqui ficam as fotos:
Imagem
as abraçadeiras que se encontram mais à esquerda não são para ficar. para o lugar dessas irão outras mais vistosas...

Imagem
aqui se pode ver o meu permutador aplicado e mais à esquerda a dita valvula...

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » segunda fev 18, 2008 11:01 pm

boas...
como o menos agradavél também se deve partilhar então cá vai alguma coisa.
sobre o permutador que fiz do qual se podem ver fotos na pagina 4 deste tópico e que tenho instalado na minha carrinha, tenho duas pequenas correções a fazer aos materiais utilizados.
1-os o`rings utilizados na vedação da água que estão situados nas bolachas de aluminio terei que os substituir por outros ou então por pasta para juntas auto. aqueles não me parecem estar a aguentar muito bem a temperatura, apesar de não verter água, apresentam uns esbeiçados na ranhura que fica entre o tubo inox e o rasgo na bolacha de aluminio.
2-o outro problema tem a ver com aqueles tubos cor de rosa que se veem nele. aquele tipo de tubo é utilizado na água quente nos moldes, na fabrica onde trabalho. mas para ov não serve. pode verse na foto que tirei nas escadas na sua construção que o tubo que se encontra dentro do permutador onde circula o combustivel, entra dentro do tubo rosa e na parte de fora tem até uma abraçadeira. logo seguido está uma peça metálica de aço que faz de união mas que tem as extremidades diferentes, é uma peça de hidráulica. essa peça está encostada ao tubo interior e o tubo rosa só faz a união. mas apesar disso, o ov quente tornou esse tubo demasiado flexivel...mole. parecia camara de ar de bicicleta. terei que arranjar tubo proprio para combustivel com 10 mm interior mas 16 mm por fora...

subscrevo por isso aquilo que já foi dito aqui que para ov não serve qualquer tubo. pode aguentar temperatura, mas não aguentar o ov. por acaso aquele tubo já tinha feito bastantes quilometros, mas apenas com diesel ou com percentagens mais baixas de ov. agora levou com 50/50 para ir a lamego e vir e queixou-se, só fez a ida... não passou de ameaça porque eu ia prevenido e tomei as providencias a tempo...

por ultimo, com 50/50 a carrinha em causa pega bem esteja frio ou nem por isso, sem problemas ( vw passat 1.6 td 1989)

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » domingo fev 24, 2008 11:32 pm

sobre o problema que anteriormente relatei neste mesmo post que tem a ver com o meu permutador, espero telo resolvido com a aplicação de tubo próprio para combustivel. em causa não está arranjar o tubo mas sim também arranja-lo nas medidas pretendidas. 10 mm por dentro e 16 mm por fora. ja está novamente ligado, mas a parte do combustivel ainda não. também já instalei o aquecedor electrico mas também ainda não liguei. esperava colocar aqui umas fotos hoje mas o cabo usb do télémovel pifou...
espero colocar em breve...
sobre as ligações do combustivel, recordo aqui umas indicações que o sr manuelcar me deu. já agora e se ele ler este post gostaria de uma opinião ao seguinte. se colocar por esta ordem: depósito, realimentação do retorno, permutador, filtro, aquecedor electrico, e por fim bi. penso que não fica mal... é que deste jeito mudo o filtro para outro lugar, encurto o caminho do combustivel e ganho em temperatura...
Última edição por Flamingo em domingo fev 24, 2008 11:35 pm, editado 1 vez no total.

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por orbis » domingo fev 24, 2008 11:35 pm

depois relate aqui o desempenho do aquecedor eléctrico. vai ficar isolado para não perder muito calor?

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » domingo fev 24, 2008 11:38 pm

no caso não vai, ou pelo menos por agora... mas no lugar onde o coloquei espero não ter muitas percas em termos de temperatura. ele encontra-se mais ou menos entre a tampa da cabeça do motor e os injetores e está em linha com o motor... faltam as fotos...

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por orbis » domingo fev 24, 2008 11:40 pm

vai ter muitas perdas vai por radiação, especialmente se for em alumínio ou noutro material bom condutor do calor. não quer dizer que não atinja, a temperatura pretendida, só que vai aumentar o consumo eléctrico sem necessidade.

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » segunda fev 25, 2008 12:17 am

orbis Escreveu:vai ter muitas perdas vai por radiação, especialmente se for em alumínio ou noutro material bom condutor do calor. não quer dizer que não atinja, a temperatura pretendida, só que vai aumentar o consumo eléctrico sem necessidade.
perdas por radiação??? não tou a perceber...
mas em algum lado tinha que o colocar, se vir que ali não funciona...mudo para outro lugar... mas agora vai ser ali!... como está por cima do motor recebe o calor que vem do motor que o ajuda a manter quente e não apanha muito vento. fica muito perto da forra do capô,... mas como tenho dito, logo vejo se funciona ou não e optimizarei o que for necessário, tal como fiz recentemente e aqui descrevi sobre o permutador...

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por orbis » segunda fev 25, 2008 12:35 am

sim, tudo bem. todos os corpos quentes emitem radiação de infravermelhos que seria muito reduzida com o isolamento.

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » terça fev 26, 2008 7:35 pm

do jeito que pretendo efetuar as ligaçãoes de combustivel na minha carrinha, do jeito que pretendo efectuar o percurso, tenho a necessidade de mudar o lugar do filtro para outro lado. mas nisso não tenho problemas. o problema que eu estou a ver é o seguinte: onde o pretendo fixar, deixa de estar no chassi para ficar pegado/fixo à estrutura do motor, o que quer dizer que quando o motor estiver a trabalhar vai partilhar as vibrações com o filtro. há algum problema ou alteração no trabalho do filtro se este estiver a sofrer essas vibrações??? a qualidade do seu trabalho vai ser alterada com essa torbulencia no filtro???
agradecia que alguém com conhecimento sobre isso me desse uma ajuda...
obrigado.


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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por visitante » terça fev 26, 2008 8:56 pm

vivam ...

flamingo...não tem problema absolutamente nenhum...aliás diversas marcas..mercedes-benz..citroen..etc..teem os filtros fixados aos motores..

abraço
[***************]

p.s.- até acaba por ser uma mais valia no que respeita ao aquecimento do filtro..

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » terça fev 26, 2008 11:59 pm

obrigado...
pelo calor do motor não direi muito porque em principio o filtro não ficará bem bem encostado ao motor, mas também posso estudar melhor isso... será sim uma grande ajuda poder ser desse jeito porque para além de poupar em tubo, o que não é importante demais porque nisso só gastava uma vez, poupo no esforço da bi e em termos de temperatura tenho uma redução bastante elevada das percas. fica o caminho muito mais curto e manten-se por cima da zona do motor recebendo o calor vindo deste...

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo » quinta fev 28, 2008 10:11 pm

Imagem

resolvido o problema do cabo usb do télémovel, que é a maquina fotográfica que disponho, cá estão as fotos...
a razão da pergunta anterior pode ver-se bem aqui na foto.
fazendo proveito do que aprendi aqui, é minha intenção fazer passar o ov pelo filtro depois de já ter passado pelo permutador. como tal, e olhando para o espaço fisico do motor e do compartimento do mesmo e numa tentativa de reduzir as percas térmicas ao minimo bem como esforço da bi, cheguei à conclusão de que o filtro ficava bem na zona que aponto com o cabo do alicate fixado naquela barra metálica, mas vou estudar e trabalhar a ideia do sr fernando e ver se me é possivel fixalo ao bloco do motor mas naquela zona, assim ajudava no seu aquécimento...
sulucionei o pequeno problema do permutador anteriormente descrito mas ainda nada está ligado. espero que em breve...
um abraço...

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Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por hynek » sexta fev 29, 2008 12:35 am

é melhor o retorno passar pelo filtro. o esquema mais funcional é:

- depósito - t (para ligar retorno) - pré-filtro - filtro - permutador - aquecedor eléctrico - bi

num ponto mais alto do circuito um outro t com derivação para facilitar purga do ar do sistema. o permutador parece grande, se aquecer demais, seria melhor incluir uma válvula para limitar passagem da água ou até fechar. o permutador deve estar em paralelo.

uma boa continuação.....
Um abraço
Hynek
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