AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

hynek Escreveu:gotcha_21, estás redondamente enganado, podes perfeitamente verificar que na alemanha custa este aquecedor e-hitecheater 119 € (eles tem iva de 19%):
http://www.ventilepflanzenoel.de/en/sho ... pkw-2.html

por isso 125 € cá em portugal é um bom preço e ninguém está enriquecer a custa disso.....

não sei como se vendem na alemanha aqueles aquecedores baratos, mas estes da pevekoil (europecon) tem uma saída muito elevada. os alemães geralmente preferem uma boa relação entre preço e qualidade.
acredito e talvez tenhas razão!
manuelcar Escreveu:este vecar é de morrer a rir....o óleo passa por isto a 100 hora, não estou a ver como é que aquece. a menos que o permutador esteja a 300ºc
essa parte é outra que de deixa a pensar..

não é duvidar, pois ha-de haver certamente alguem aqui no forum que ja se tenha dado ao trabalho de colocar uma sonda de temperatuta no circuito do gazoleo/ov à entrada da b.i. para confirmar.. mas é esquesito como é que em milesimos de segunto o oleo passa de ~ 4/5º para os tais 75º..

é claro que o aquecedor por dentro deve conter algo tipo serpentina (tal como os radiadores) ou algo do genero, o gasoleo/ov deve dar ali umas voltas de modo a "fazer tempo" para que suba a temperatura.. mas n deixa de ser uma subida "drástica"


vou aguardar mais uns dias e informar-me melhor sobre a preço/qualidade de cada um e depois de comprar e instalar vou tentar arranjar maneira de colocar uma sonda de temperatura á entrada da b.i. e divulgarei os resultados

volto a frizar que não estou a duvidar de nada nem de ninguem..
estamos apenas a comentar
Sandro Valente..


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

podes comprar o mais barato e testar em condições reais com um termómetro. se não cumprir os parâmetros, ou compras outro para ajudar ou compras um melhor.
claro que havendo grandezas físicas envolvidas tudo isso deve poder ser calculado sem necessidade de testar.
quanto a mim basta olhar para o volume do dispositivo relativamente à dimensão da vela de incandescência para dizer que se trata de um furo num bloco de alumínio muito pequeno. e isso embora totalmente ineficiente até me deixa descansado porque a tecnologia é tão reduzida que me atrevo a dizer que nem chega para que o combustível chegue à vela de incandescência. isto foi feito com uma máquina de furar a direito. mas pelo menos não corres o risco de incêndio.
a minha opinião é que este objecto foi criado tendo um objectivo muito preciso. e esse objectivo tem menos a ver com o aquecimento de combustivel do que o explorar as pessoas que não estão seguras acerca do funcionamento e eficácia do dispositivo. portanto o seu custo reduzido é o isco. ele não vai cumprir a sua função mas consegue vender porque os clientes desejam realmente que funcione mas pensam que mesmo que não funcione não se perde muito.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

falei hoje com o meu colega e ele disse que existe uma outra loja ali para os lados de sintra que tambem vendem aquecedores de boa qualidade e a preços mais em conta.. esse meu colega é user aqui do forum mas nao dispoe de mt tempo para cá vir..


alguem conhece essa loja?
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

gotcha_21 Escreveu:falei hoje com o meu colega e ele disse que existe uma outra loja ali para os lados de sintra que tambem vendem aquecedores de boa qualidade e a preços mais em conta.. esse meu colega é user aqui do forum mas nao dispoe de mt tempo para cá vir..


alguem conhece essa loja?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

temos uma vaga ideia...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho que a palavra-chave é "também vendem"
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

não percebi..
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

e possivelmente também made in germany
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »


nosso "amigo" tony
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

ele tem site?
Sandro Valente..


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

não posso publicitar o site aqui se não alguém ainda me bate , mas se olhares no fundo desta pagina tens o site ai!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

lol obrigado
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

rpl, ainda sabemos distinguir um post publicitário de uma indicação técnica.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho importante avisar os leitores do fórum que, se querem usar o ov com relativa segurança, devem observar as indicações feitas na secção do ov, nos inamovíveis e também ler os postes que reportam algumas experiências que correram mal.

também tenho de chamar atenção que nem todas as empresas, que publicitam aqui os seus produtos, observam as recomendações feitas neste fórum e que o fórum não se responsabiliza por qualquer dano causado.

tenham muito cuidado e façam as suas escolhas mais seguras possível.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

bem..

presumo que a empresa que estamos a falar seja a biocar ( http://biocar.com.sapo.pt/ )

o aquecedor é que é bastante diferente.. e é montado de outra forma..

Imagem

aquecedor electrico 300w 12v

€65,00

não sei bem como é que isto finciona.. mas parece ser colocado na parte superior do filtro do gasoleo.. e neste caso tanto o pre-aquecimento como depois a permanencia do gasoleo/oleo à temperatura desejada (cerca de 75º) será smp feita electricamente e não com a ajuda da agua do motor..

corrijam-me se estiver errado..


já alguem esperimentou este aquecedor?

resultados?



depois existe este mais completo, mas para outros valores!


Imagem

€135,00

kit aquecedor eléctrico combustível para colocação junto ao filtro do combustível

o aquecimento do combustível é feito pelo aquecedor com um elemento-ptc, o qual se regula electricamente com toda autonomia. quer dizer:

quanto menor a temperatura e o fluxo do combustível, maior a corrente eléctrica para o aquecimento do mesmo. quando o permutador de placas ligado ao circuito do combustível atingir a temperatura indicada, este aquecedor eléctrico reduz a sua potência até se desligar, deixando assim que o permutador de placas exerça toda a sua função.



diâmetro sem a tomada de ligação d=76mm

com tomada de ligação d= 94mm

altura = 21mm

voltagem = 12 v

composição do kit:

1 x aquecedor com elemento-ptc 300w

1 x cavilha de adaptação para a cabeça do filtro do combustível

1 x relé

1 x fusível

1 x termocontactor

1 x tubagem

1 x cabeça de filtro com suporte e todas as ligações

1 x filtro de combustivel

1 x esquema de montagem

1 x homologação

todo o material de ligação (braçadeiras, terminais, parafusos, etc.)





o que teem a dizer?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola o aquecedor não reduz a sua potencia mas sim liga ou desliga dado que e accionado por um rele que da tudo ou nada quanto muito desliga quando atingir certa temperatura tenho no meu carro um destes mas com menos potencia julgo 150w em nenhuma circunstancia ultrapassou 40ºc foi ligado directo de forma permanente desde finais de setembro.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

já existe uma experiência:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1472

este tem 200 w, nem permanentemente ligado e com o retorno ligado à bi conseguia aquecer suficientemente, julgo que é por falta da área de permuta do calor. por isso nem que tivesse 500 w, dava.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

em nenhuma circunstancia ultrapassou os 40º

epa mas 40º é pouco mais que metade da temperatura que se pretende..

talvez este aquecedor nao seja a melhor opção..

e outro que falá-mos em 1º, será que atinge mesmo os 70/75º ?
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
no sistema que estou a montar para o meu carro tenho um filtro aquecido igual ao de origem do carro a montante e depois um permutador combinado da vecar instalei também um termómetro na entrada da bi assim que puser o sistema a funcionar (talvez no final desta semana) vou tentar verificar as temperaturas e depois posto os resultados.assim e melhor do que estar a conjecturar se da ou não da
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

repararem o meu circuito tb tem um aquecedor desses, vem de origem com os opel corsa , e serve-me apenas para complementar um outro hidráulico que se encontra mais perto da bi , a regulação dele ronda os 30ºc sendo suficiente para complementar o aquecimento hidráulico . mas tb confirmo que fiz testes ao permutador e mesmo sem caudal de ov a passar a resistência nunca passa dos 50ºc , talvez se ligarmos a 24vdc. já agora outra "bucha" conceito de ptc:
transcrito wiki
"o ptc (do inglês positive temperature coefficient) é um termistor ou componente electrónico semicondutor sensível a temperatura. utilizado para controle, medição ou polarização de circuitos electrónicos. possui um coeficiente de variação de resistência que varia positivamente conforme a temperatura aumenta, ou seja, a sua resistência eléctrica aumenta com o aumento da temperatura"

normalmente este equipamento é montado em série com o circuito de aquecimento e faz isso mesmo, regula a tensão em função da temperatura, como esta Imagem
ao que me parece existe apenas um simples relé a tomar conta da ocorrência, a não ser que a tal ptc esteja já incorporada na própria resistência , mas quando testei a minha apenas de 170w não vi alteração de consumo (a) dos 20ºc de temperatura ambiente para os 46ºc em que ficou estagnada.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”