AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

ola
exactamente rpl aprofundaste um pouco mais o que ja tinha dito, alem disso como trabalho com controlo de temperatura poço disser que equipamentos de aquecimento proporcional envolvem muito mais do que simples reles e na generalidade envolvem muita electronica e por isso via de regra dobram o preço alem de que para estas tenções (12vdc) não e muito comum o seu uso. com respeito a ligar equipamentos de 12vdc a 24vdc e bom pensar que existem riscos associados a menos que o equipamento especifique isso eu pela pratica de trabalho em eletricidade não o faço. mas como ja por aqui se tem dito cada um sabe o nível de risco que esta disposto a correr.
um abraço
Última edição por Eletrico em domingo nov 25, 2007 1:53 pm, editado 1 vez no total.

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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

há ainda me faltava um ponto a ptc e um equipamento de medida que e necessário ligar a um equipamento de controlo equipamento este que ate pode ter reles mas em nenhum caso e única e exclusivamente um rele.
cumprimentos
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Mensagem por GoTcHa_21 »

muito obrigado pelos vossos testemunhos


e em relação ao a este aquecedor, será que aquecerá o gasoleo/oleo á temperatura que especificam (70/75º)?

Imagem
Sandro Valente..


RPL
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Mensagem por RPL »

talvez o fabricante te possa dizer! ele anda por ai
Boas frituras
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Mensagem por GoTcHa_21 »

rpl Escreveu:talvez o fabricante te possa dizer! ele anda por ai
aguardemos entao o parecer do fabricante e se possível de alguns testemunhos c/ experiencia propria..
Sandro Valente..

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hynek
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Mensagem por hynek »

o fabricante não anda por aí, mas o representante está aqui

este pré-aquecedor do combustível pode ser ou só eléctrico ou eléctrico combinado com permutador. a temperatura do combustível de 72 °c atingida em 25 segundos, 75°c dentro de 2- 3 km (2 - 3 minutos).

isso tudo podem saber no site da empresa sobre ov:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2813

estes aquecedores já estão instalados, cá em portugal, em 14 viaturas.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por GoTcHa_21 »

ok, obrigado pela explicação

diz-me uma coisa, algum desses 16 veículos com o aquecedor instalado, é um golf ii 1.6 tdintercooler?
Sandro Valente..

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Mensagem por GoTcHa_21 »

outra situação, diz-nos só se é básicamente assim que o aquecedor funciona:

Imagem





[/img]
Sandro Valente..

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hynek
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Mensagem por hynek »

o único vw foi vw-passat-1,9 tdi
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3659

dos equiparáveis:
renault-megane-1,9 dti/1997-99/f9q 730/734/4cyl./1870ccm/72kw/97,92ps/bhp/4000min-1/bosch/rp/
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3695

quanto a intercooler, está comprovado que passa funcionar melhor lubrificado por ov....

funcionamento é aquele que indicas, só com uma pequena correcção, a parte eléctrica, depois do motor quente e o aquecimento feito por permutador, mantém a temperatura entre 72 e 77 ºc, ie. supera as pontas. o permutador por si só não tem capacidade de manter temperatura perto de 75 ºc, dependendo muito da temperatura do motor.

é altamente aconselhável realimentar a bi pelo retorno. não convém devolver o ov aquecido ao depósito, onde contribui à oxidação e polimerização do ov. convém aquecer só o que se consome.
Um abraço
Hynek
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hynek
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Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
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Mensagem por RPL »

upps

desculpa lá pá não era fabricante era representante, o que interessa é que sabes do assunto.

"quanto a intercooler, está comprovado que passa funcionar melhor lubrificado por ov.... "
intercooler lubrificado????
Boas frituras
Rui Leal
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hynek
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Mensagem por hynek »

ups... tens toda razão, confundi com outra coisa. intercooler serve para só para baixar a temperatura do ar admitido....

o ov tem as propriedades de lubrificação superiores ao gasóleo.... por isso os componentes, por onde passa, costumam aguentar mais....
Um abraço
Hynek
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Mensagem por GoTcHa_21 »

hynek


envias o aquecedor á cobrança para lisboa?

isso tem algum tipo de garantia?


estou interessado e irei comprar um nos proximos tempos..

o pessoal interessado podia era reunir-se todo e fazer-mos todos a compra ao mesmo tempo.. podería ser que aqui o hynek
fizesse um valente desconto

1 abraço
Sandro Valente..


visitante
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Mensagem por visitante »

vivam ...

apesar de não ser adepto de permutadores hidraulicos adianto que a forma mais rapida de atingir a temperatura mais alta através do circuito de refrigeração passa por intercalar o permutador no circuito primario da refrigeração..vulgo "circuito de chauffage"..já que até este circuito atingir a temperatura normal de funcionamento o termostato estará fechado para o circuito principal..

abraços
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Mensagem por GoTcHa_21 »

[***************] Escreveu:vivam ...

apesar de não ser adepto de permutadores hidraulicos adianto que a forma mais rapida de atingir a temperatura mais alta através do circuito de refrigeração passa por intercalar o permutador no circuito primario da refrigeração..vulgo "circuito de chauffage"..já que até este circuito atingir a temperatura normal de funcionamento o termostato estará fechado para o circuito principal..

abraços
[***************]
bem visto!

pois o permutador deve estar o mais perto possivel da b.i. e se o intercalarmos no sistema primario ficará bastante longe.
neste caso a melhor opção será continiar com o permutador o mais proximo possivel da b.i. e retirar o termoestato de modo a agua aquecer toda por igual o mais rapido possivel.

não?
Sandro Valente..


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

pois o permutador deve estar o mais perto possivel da b.i. e se o intercalarmos no sistema primario ficará bastante longe
ligeira rectificação. o permutador deve ficar o mais próximo possível do filtro, uma vez que é aí que está a maior restrição à circulação.

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

apesar de não ser adepto de permutadores hidraulicos adianto que a forma mais rapida de atingir a temperatura mais alta através do circuito de refrigeração passa por intercalar o permutador no circuito primario da refrigeração..vulgo "circuito de chauffage"..já que até este circuito atingir a temperatura normal de funcionamento o termostato estará fechado para o circuito principal..

abraços
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sr fernando, como estou perto de instalar um permutador hidráulico que eu proprio fiz e que a seu tempo espero colocar por aqui as fotos da "fabricação" do mesmo mas ainda não sei em que capitulo, dava jeito uma ajuda, até porque segundo o sr diz, já teve um carro desta gama (vw passat 1.6 td, no meu caso é a carrinha). eu estava para ligar a alimentação da água quente para o permutador a partir do tubo que vem do motor para o radiador, mas suponho que iria estar a fazer uma grande asneira!!! pelo que aqui atraz foi dito, o melhor será colocar um t no tubo de água que vai para a chaufage, que dos dois será certamente o mais quente, o que sai da cabeça do motor, certo? e outro t no regresso dessa mesma água, junto por exp. à bomba, ou seja, entre a bomba de água e o filtro de oleo, para a saida da água do permutador. em termos fisicos e tendo em atenção o permutador que fiz, dava jeito que fosse mais ou menos nesse lugar. estarei a proceder bem desta maneira? eu não me dou muito mal com a mecânica, mas vejo lá bastantes tubos e baralho-me... outros carros que tive eram mais simples.
obrigado, um abraço


visitante
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vivam ...

gotcha..

retirar o termostato é das piores coisas que se podem fazer contra a "saúde" de qualquer motor..e nos motores mais recentes..de hão uns 25 anos a esta data..é impraticavel já que são na sua maioria termostatos de 2 vias..pelo que retirar o termostato irá provocar cavitação que conduzirá a um sobre-aquecimento do motor..

o dispositivo de aquecimento..seja através de permutador hidraulico..do qual não sou adepto..muito antes pelo contrario..ou qualquer outro deverá..como bem referiu o manuelcar..ser instalado antes do filtro de combustivel e nunca antes da bi..principalmente os hidraulicos..já que a temperatura da mistura será bastante superior a 70º á entrada da bi..

pessoalmente prefiro o sistema que descrevi em http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=358

abraços
[***************]


visitante
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Mensagem por visitante »

vivam ..

flamingo..

desculpe mas não entendi bem a descrição do que se propõe fazer..

mas..considerando que o permutador hidraulico que construiu se assemelhe a outros que estão aqui descritos..com fotos e tudo..o seu terá tambem duas entradas e duas saidas..duas vias para o circuito de refrigeração e duas vias para o combustivel..será assim ?..

se assim for..basta..para o circuito de refrigeração..intercalar o permutador no tubo do circuito que leva o liquido da cabeça de cilindros para o radiador de chauffage..sem necessitar de "tês" ou seja lá o que for..á excepção..claro..de abraçadeiras..

abraços
[***************]

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ..
se assim for..basta..para o circuito de refrigeração..intercalar o permutador no tubo do circuito que leva o liquido da cabeça de cilindros para o radiador de chauffage..sem necessitar de "tês" ou seja lá o que for..á excepção..claro..de abraçadeiras..
abraços
[***************]
agradecido pela ajuda.
hoje durante o dia pensando no assunto, acabei por ter essa ideia, fiquei bastante convicto que poderia ser assim, mas há que agir com prudência.
posteriormente, quando instalar o permutador faço conta de colocar aqui um poste com as fotos todas sobre a sua construção/fabricação bem como a aplicação do mesmo no motor, não sei é em que capitulo as colocar, mas adiento aqui uma breve descrição dele.
é composto por uma serpentina de um material que além da informação dada pelo vendedor eu também testei em casa em água a ferver para saber a sua resistencia térmica, envolvida por um tubo de inox de 90 mm e duas bolachas de aluminio nos topos. as bolachas são apertadas uma na direção da outra por uma aste de aluminio no seu interior e um parafuso m10 em cada um dos lados. claro que tudo isto devidamente estanque por vedantes e outros... necessários a respectiva funcionalidade. a água ao circular por dentro do tubo de inox inunda a serpentina por onde passa o combustivel.... se vai funcionar bem ou não, não sei, o tempo o dirá. mas logo que o coloque em funcionamento colocarei na mesma altura aqui as fotos de tudo.
um abraço

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