AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.



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AQUECEDOR OLEO

Mensagem por GoTcHa_21 » quarta nov 21, 2007 8:17 pm

boas

falaram-me hoje no trabalho de um aquecedor que aquece o gasoleo/ov a 75º em cerca de 30seg, (para facilitar no arranque a frio) mantendo depois a temperatura. funciona paralelamente ao circuito de agua, caso a agua ultrapasse os 75º, o aquecedor desliga automaticamente e passa a ser a agua a manter a temperatura do gasoleo/ov quente..

já dei uma vista de olhos pelo forum mas não encontrei nada disso.. [/u]
Sandro Valente..



manuelcar
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Mensagem por manuelcar » quarta nov 21, 2007 9:27 pm

tens que procurar na secção de classificados. assim de repente lembro-me de duas empresas que vendem equipamentos para ovd. aquilo que procuras chama-se "aquecedor combinado" e tem este aspecto:
Imagem

como podes ver, tem ligações para a mangueira de combustivel, para uma mangueira vinda do circuito de abastecimento, vela de incandescência (2 creio) e um termocontacto que desliga as velas uma vez atingida a temperatura. isto necessita de alguns acessórios para poder funcionar, mas faz bem o serviço.

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Mensagem por klinzter » quinta nov 22, 2007 12:49 am

boas,

manuelcar,

eu vou ter a necessidade de colocar isso, visto que, tive que baixar a % de ovd (isto porque o carro em baixa rotação, engasgava-se), a solucão que tive foi colocar mais gasóleo de forma a baixar a % do ovd estava com 50%

além desse acessório (tubos e fios) o que é necessário?

cumpris,
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Mensagem por hynek » quinta nov 22, 2007 10:03 am

klinzter Escreveu:boas,

manuelcar,

eu vou ter a necessidade de colocar isso, visto que, tive que baixar a % de ovd (isto porque o carro em baixa rotação, engasgava-se), a solucão que tive foi colocar mais gasóleo de forma a baixar a % do ovd estava com 50%

além desse acessório (tubos e fios) o que é necessário?

cumpris,
procura aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... sc&start=0

tens lá kits com base nestes aquecedores que trazem tudo necessário + esquema e manual de montagem
Um abraço
Hynek
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Mensagem por GoTcHa_21 » quinta nov 22, 2007 8:07 pm

manuelcar e hynek o meu muito obrigado

è mesmo isto!

vou agr abrir o link que o hynek colocau para interiorizar melhor a coisa..

1 abraço
Sandro Valente..

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Mensagem por GoTcHa_21 » quinta nov 22, 2007 10:01 pm

pré-aquecedor eléctrico do combustível e-hitecheater, de 400 w de potência.


preço: 125,00 € (incluindo i.v.a. de 21 % + portes de envio)

vantagens:

temperatura do combustível de 72 °c em 25 segundos!
arranque ao frio - o aquecimento do combustível de 75°c dentro de 2- 3 km (protege o motor, a bomba e poupa o combustível de arranque - gasóleo)
não há contacto das velas incandescentes com o combustível!
montagem muito rápida e simplesconstrução profissional a partir das peças robustas e de qualidade (cnc)
labirinto optimizado com grande superfície de contacto
transmissão rápida do calordupla protecção por termocontacto, seguro contra sobreaquecimento ou curto-circuitoligação através de um relé 12v/40a (fusível de 45 a ou 50 a) – à parte
incluindo 2 ligações do tubo de combustível (10 mm)
este pré-aquecedor do combustível serve para pré-aquecimento rápido e eficiente do biocombustível (óleo vegetal) nos motores a gasóleo. e-techeat auxilia os permutadores de calor e aquece o combustível até ao momento quando o motor está em condições de transmitir o calor necessário.

se o vosso carro estiver equipado com um permutador, este pré-aquecedor do combustível auxiliar ajuda melhorar o arranque ao frio e diminui o consumo do gasóleo nos sistemas com 2 depósitos. este pré-aquecedor é indicado tanto para sistemas de 2 depósitos como de 1 depósito (kit). não há necessidade de outro aquecimento nem de outros sistemas complexos em caso de ligação do retorno de combustível da bomba injectora à admissão da bomba de transferência.

aviso: embora este componente funciona perfeitamente e com toda segurança em centenas de viaturas, por motivo da legislação válida em portugal, temos de advertir o comprador que este componente não foi oficialmente aprovado para o funcionamento em viaturas e a sua instalação, como aliás qualquer outra modificação das viaturas, está completamente por risco do proprietário da viatura.
Sandro Valente..

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Mensagem por GoTcHa_21 » quinta nov 22, 2007 10:04 pm

não existem outras lojas que vendam isto? 125€ ainda é um pouco puxadote..
Sandro Valente..

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Mensagem por Eletrico » quinta nov 22, 2007 10:42 pm

gotcha_21 Escreveu:não existem outras lojas que vendam isto? 125€ ainda é um pouco puxadote..


se souberes falar alemão talvez mas cuidado as vezes o barato pode sair caro.

http://www.vecar.de/shpsr.php?c=&w=&p1= ... =0&c=g&cp=
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Mensagem por GoTcHa_21 » quinta nov 22, 2007 10:57 pm

eletrico Escreveu:
gotcha_21 Escreveu:não existem outras lojas que vendam isto? 125€ ainda é um pouco puxadote..


se souberes falar alemão talvez mas cuidado as vezes o barato pode sair caro.

http://www.vecar.de/shpsr.php?c=&w=&p1= ... =0&c=g&cp=
epa acho que vou arriscar.. agrande diferença de preço..

alguem tem informação sobre este pre-aquecedor alemão?

abraços
Sandro Valente..

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Mensagem por hynek » quinta nov 22, 2007 10:59 pm

uma excelente ideia, compra esse barato e podemos fazer alguns testes de comparação de eficácia e do funcionamento. depois podemos publicar aqui os resultados. eu forneço o outro (mais caro) para testes.....
Um abraço
Hynek
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Mensagem por Eletrico » quinta nov 22, 2007 11:01 pm

cuidado num outro tópico foi mencionado isto:
hynek Escreveu:a melhor maneira de saber se o aquecimento é suficiente ou não é medir a temperatura do combustível na entrada da bi. o aquecimento deve ser o mais rápido possível (desde frio até 75 ºc) com capacidade de manter a temperatura perto de 75 ºc. se for mais de 80 ºc pode causar danos na bi, se for menos de 70 ºc, a combustão começa ser deficiente o que trará problemas no futuro ao motor.

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Mensagem por GoTcHa_21 » quinta nov 22, 2007 11:04 pm

ok

eu até acredito que a qualidade este suposto mais fraco até nem seja assim tão má, o baixo preço pode resultar do fato de existir grande concorrencia na venda destes equipamentos.. nao podems esquecer que isto na alemanha já existe à bastante tempo.. cá é que ainda é novidade.. e como são raras as empresas que vendem, "pedem os preços que querem"

Imagem



ohne direkten kontakt zwischen glühkerze und öl/diesel !

glühkerze ist spaltlos verbaut - somit höchster wirkungsgrad !

12 volt - 170 watt heizleistung

inkl. neuer glühkerze

inkl. kompl. kabelsatz

dieser pflanzenöl- bzw. dieselheizer wurde speziell dafür entwickelt, um beim fahren mit pflanzenöl dieses auf eine temperatur von 70 grad celsius zu erwärmen. um einen dieselmotor sicher und langfristig mit pflanzenöl zu betreiben, ist es wichtig, dieses zu erhitzen. pöl hat eine wesentlich höhere viskosität als diesel- ab ca. 70 grad celsius jedoch hat es die konsistenz vergleichbar mit wasser.

einsatzort:

als zusatzheizer direkt vor der einspritzpumpe - so wird gewährleistet, das das pflanzenöl auch wirklich mit der gewünschten temperatur von ca. 70° celsius an der esp ankommt. dieses zusatzmodul ist durch seine kompakte bauweise so leicht, dass es direkt in die dieselschläuche eingesetzt und von diesen gehalten wird. eine montage über montagebohrungen an der karosse ist somit nicht notwendig !

funktionsweise:

abhängig vom verbrauch erhitzt der heizer das pflanzenöl auf ca. 70 grad celsius. ab dann schaltet das bimetallthermostat automatisch ab. sinkt die temperatur wieder unter 60 grad ab erfolgt wieder die zuschaltung. natürlich kann auch weiterhin diesel getankt werden. gerade im winter schont dieser heizer ihren dieselmotor. beim einbau vor der einspritzpumpe kommt dann auch hier warmes pöl an; sonst könnte bei niedrigen temperaturen und kaltem pöl die esp sehr schnell verschleißen und zerstört werden.

somit ist dieser vorwärmer für alle diesel im winter interessant, um den motor zu schonen !

folgende vorteile :

- universell für alle dieselfahrzeuge !
- durch schaltautomatik kein manuelles abschalten nötig !
- höchster wirkungsgrad durch seine geringe baugröße - heizt sofort hoch !
- automatischer überhitzungsschutz durch bimetall-thermostat - eigensicheres system !
- kein direkter kontakt zwischen kraftstoff und glühkerzen, d.h. erheblicher sicherheitsgewinn - kein cracken des pöls !
- keine tüv-abnahme und eintragung im fahrzeugbrief notwendig, da keine änderungen am motor vorgenommen werden !
- einfache selbstmontage und auch ausbau beim verkauf des kfz (einfach in neues kfz mitnehmen!) !

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Mensagem por Eletrico » quinta nov 22, 2007 11:14 pm

pois boa descrição mas como para mim e chinês prefiro a língua de camões quer disser isto e só uma opinião
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Mensagem por hynek » quinta nov 22, 2007 11:17 pm

um aquecedor deste não pode ser um simples cubo de alumínio com buraco para passar o combustível (e supostamente aquecer), com uma ou duas velas e um termocontacto. a superfície de contacto é muito pequena para poder permutar a energia térmica e aquecer o ov.

um aquecedor decente tem de ter as capacidades descritas acima, ie. aquecer o mais rápido possível e manter a temperatura conveniente. esse que custa 125 € é uma peça feita na máquina cnc, com um labirinto fresado que garante a superfície de permuta suficiente. além disso tem mais alguns segredos que garantem um bom funcionamento e uma longa vida útil tanto das velas como do componente inteiro.

um aquecedor com potência de 340 w, naquele site alemão, custa 69 €, portes rondam uns 30 €, ligações para mangueiras são em latão o que não é bom. parece uma peça só, por isso tem só os orifícios simplesmente furados, para passar combustível pelo corpo aquecido..... não me parece que vale os 69 €.....
Um abraço
Hynek
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Mensagem por juca_rego » quinta nov 22, 2007 11:24 pm

eletrico Escreveu:cuidado num outro tópico foi mencionado isto:
hynek Escreveu:a melhor maneira de saber se o aquecimento é suficiente ou não é medir a temperatura do combustível na entrada da bi. o aquecimento deve ser o mais rápido possível (desde frio até 75 ºc) com capacidade de manter a temperatura perto de 75 ºc. se for mais de 80 ºc pode causar danos na bi, se for menos de 70 ºc, a combustão começa ser deficiente o que trará problemas no futuro ao motor.
boas só uma questão que me intigra.

como após o aquecimento do ovd pela parte electrica, passa para o aquecimento atraves da agua do motor, qual será o problema se a temperatura da água passar os 80ºc? o meu carro tem a temperatura normal de 90ºc e quando puxa numa subida com o reboque carregado ainda sobe mais um pouco. será projedicial utilizar o permutador nesta situação?

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Mensagem por hynek » quinta nov 22, 2007 11:30 pm

gotcha_21, estás redondamente enganado, podes perfeitamente verificar que na alemanha custa este aquecedor e-hitecheater 119 € (eles tem iva de 19%):
http://www.ventilepflanzenoel.de/en/sho ... pkw-2.html

por isso 125 € cá em portugal é um bom preço e ninguém está enriquecer a custa disso.....

não sei como se vendem na alemanha aqueles aquecedores baratos, mas estes da pevekoil (europecon) tem uma saída muito elevada. os alemães geralmente preferem uma boa relação entre preço e qualidade.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por hynek » quinta nov 22, 2007 11:40 pm

juca_rego Escreveu:
eletrico Escreveu:cuidado num outro tópico foi mencionado isto:
hynek Escreveu:a melhor maneira de saber se o aquecimento é suficiente ou não é medir a temperatura do combustível na entrada da bi. o aquecimento deve ser o mais rápido possível (desde frio até 75 ºc) com capacidade de manter a temperatura perto de 75 ºc. se for mais de 80 ºc pode causar danos na bi, se for menos de 70 ºc, a combustão começa ser deficiente o que trará problemas no futuro ao motor.
boas só uma questão que me intigra.

como após o aquecimento do ovd pela parte electrica, passa para o aquecimento atraves da agua do motor, qual será o problema se a temperatura da água passar os 80ºc? o meu carro tem a temperatura normal de 90ºc e quando puxa numa subida com o reboque carregado ainda sobe mais um pouco. será projedicial utilizar o permutador nesta situação?
com temperaturas acima de 80 ºc podes dar cabo da bi (dilatação excessiva).
Um abraço
Hynek
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Mensagem por juca_rego » quinta nov 22, 2007 11:44 pm

então é inconveniente utilizar essa peça?

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Mensagem por hynek » sexta nov 23, 2007 12:02 am

juca_rego Escreveu:então é inconveniente utilizar essa peça?
digamos que se corre um risco excessivo.....

usando ov há sempre algum risco, procuramos é diminuir este risco para um nível aceitável.

os sistemas que não tem capacidade de aquecer rapidamente o ov e manter a temperatura, têm um risco mais elevado que sistemas mais sofisticados, mas é sempre melhor que nada.

o excesso do ov num sistema não adaptado pode levar ao aparecimento de problemas dentro de 500 a 15.000 km, com um kit pouco sofisticado o prazo dobra. um bom sistema, sofisticado e fiável, correctamente utilizado, não tem impacte sobre a vida útil da viatura.

algumas pessoas afirmam não usar qualquer adaptação e andar a ov100, até com bi lucas, mas ainda não tive oportunidade de acompanhar uma experiência dessa e confirmar. pelo contrário, sabemos, de muitas fontes, que o nível de problemas é muito elevado.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por manuelcar » sexta nov 23, 2007 12:52 am

este vecar é de morrer a rir....o óleo passa por isto a 100 hora, não estou a ver como é que aquece. a menos que o permutador esteja a 300ºc

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