QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

paulinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 30, 2006 12:30 pm

Mensagem por paulinho »

[***************] Escreveu::d vivam...

paulo...eu não concordo com essa tua postura tipo "cascadeur"...

uma coisa é ter um interesse em experimentar.. conscientemente ( estudando..avaliando..ponderando..etc...) alternativas aos combustiveis instituidos...

outra coisa é enfiar algo pelo deposito adentro e assumir uma postura tipo "que se lixe..se der o estoiro não se perde grande coisa"..

isto poderá ser interpretado como imbuido de uma certa dose de agressividade..mas não é...é apenas a minha posição de respeito em relação á mecanica em todas as suas envolventes e vertentes..nada mais...

um abraço
[***************]
...compreendo


filipe cunha
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mai 09, 2006 9:22 am

Mensagem por filipe cunha »

boas,

para já nos gtds só meto o que existe na cozinha (pouca coisa) mas o óleo do atum vai directo (filtrado) para o depósito independentemente da quantidade do gasóleo...


paulinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 30, 2006 12:30 pm

Mensagem por paulinho »

filipe cunha Escreveu:boas,

para já nos gtds só meto o que existe na cozinha (pouca coisa) mas o óleo do atum vai directo (filtrado) para o depósito independentemente da quantidade do gasóleo...
hehehe ...
ainda nao me tinha lembrado dessa tb!

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

essa do oleo de atum
já agora isso depois qual é o cheiro ??


pasc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta jun 16, 2006 6:56 pm

Mensagem por pasc »

manuelcar Escreveu:olá pasc, bem vindo ao forum!
parabéns pelo teu carro! fazes bem em conservá-lo e preocupares-te com ele. se usas o carro apenas para alguns passeios de fds, não vale a pena preocupares-te com a quantidade de gasoleo que queimas, ainda que possas poupar uns centavos e reduzir um pouco o impacto ambiental pelo seu uso, se o usas pouco não vale a pena. é no carro do dia-a-dia e das grandes viagens que vale a pena poupares. o uso do oleo 2t é como o fernando diz, eu tenho uma motoca 2t e sei o que esse oleo pode fazer por um motor, e mais ainda por um diesel que tem melhores condições para o queimar totalmente e tem um circuito de injecção para lubrificar. se fizeres alguma experiencia com o outro carro, não te esqueças de a relatar aqui.
saúde da boa!
obrigado a todos pelos conselhos. segundo percebi o óleo 2t terá como interesse, neste caso, lubrificar a bomba injectora, á qual os gasóleos actuais não dão grande saúde certo? nunca me tinha preocupado muito com este assunto, até porque a única intervenção que teve foi a substituição de uma membrana, tipo cabedal, que fazia o relanti ficar acelerado. já agora qual a marca de óleo 2t que usam? sintético ou mineral? qual o interesse da percentagem de gasolina?

mais uma vez obrigado.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

pasc
o oleo a 2t é do mais barato eu tenho da bp.
a relação q faço é de 10% para a quantidade de gasolina.


Zé_de_VConde
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jun 11, 2006 1:16 am
Localização: Vila do Conde

Mensagem por Zé_de_VConde »

viva pessoal do "oleo" e afins

andei fugido ... mas não fui preso, pouco faltará, já que ando a "lezar" o estado em alguns € (sim porque os nossos óleos não pagam isp - mais uma das razões porque gosto de ov).

hoje fiquei a fábrica dos óleos 3as aqui perto com que contava para baixar a minha "factura" de combustiveis, fechou à mais de 2 anos (ok, tenho andado algo distraído, mas também até à bem pouco tempo eu era um "gajo" mais virado aos grelhados)

seja como for em termos de preços, jumbo e continente têm ov de marca pouco conhecida a 0,69€ o litro, pessoalmente não estou convencido com este preço, e não é por ser puritano ... amanhã vou dar um salto à makro para ver a quanto se arranja ... enquanto não arranjar a 0,5 ou 0,55, não descanso ...

também me falaram de um óleo que supostamente terá sido retirado do mercado, por ter propriedades nocivas à saúde (supostamente feito a partir de óleo de motor queimado ?!?!?!) ... seja como for se alguém souber qual a marca, diga, talvex valha a pena tentar um uso alternativo para este "ov" não alimentar

mas nem tudo foi mau durante a semana ... o mecânico que trata dos meus carros (manel gt, que tb é companheiro das expedições a marrocos), a quem eu andava a "esconder" estas brincadeiras com ov por medo de "levar nas orelhas", ligou-me a dizer que já sabia e que achava muito bem e que quando eu fosse lá à oficina haviamos de arranjar uma serpentina para aquecer o sistema de injecção do gr ...
além disso foi s.joão o que para o pessoal do "biodiesel" deve ser uma ocasião especial ... s.joão...farturas...bué de óleo usado ... bué de km

a mensagem já vai longa e eu amanhã tenho que acordar cedo ... continuem ... eu por mim, para a próxima vou meter 50% ov no corsa ... depois digo-vos como correu

abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá pasc.
o uso do oleo 2t serve de lubrificante. as bombas de injecção fazem circular uma grande quantidade de oleo para efeitos de lubrificação dos seus componentes e também dos injectores. ao adicionares oleo 2t aumentas o poder lubrificante do combustivel. também no interior dos cilindros pode fazer diferença, a ralenti o motor não queima o combustivel na totalidade, podendo ocorrer o fenomeno de lavagem das paredes do cilindro (quando o combustivel dilui o oleo lubrificante, reduzindo a lubrificação dos segmentos e pistons. é um cadito caro mas são vários coelhos a cada cajadada
quanto á adição de gasolina, o [***************] tem defendido neste forum que, para além de melhorar a viscosidade do oleo esta melhora a combustão quer do gasoleo, quer do ov, o que tem efeitos na redução de depositos de carbono no interior da câmara de combustão.


joaobarbosajb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 28, 2006 5:11 pm

Mensagem por joaobarbosajb »

boas:

tenho lido muita coisa, por aqui, mas estou baralhado q chegue.
já estive num mecanico (dos antigos) que me disse q podia e devia usar oleo e só oleo de girassol, pelo menos 1lt por depósito.
o meu carro é um peugeot hdi de 90cv 2000cc de 1999.
tou baralhado pq:
- há os que metem ovd sem pré-aquec. outros fazem antes da combustão
- há os que metem oleo usado dos fritos filtrado com preparações de motor, outros até sem preparações.
- há os que metem oleo+gasolina+oleo 2t (respeitando as medidas)
- e ainda o biodiesel.
fico com a impressão que os motores a gasoleo comem tudo...

jbarbosa


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

sim sim

práticamente tudo o que tenha longas cadeias de carbono.

as moleculas quimicas do que mencionaste são todas parecidas...

barbas


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

joaobarbosajb Escreveu:boas:

tenho lido muita coisa, por aqui, mas estou baralhado q chegue.
já estive num mecanico (dos antigos) que me disse q podia e devia usar oleo e só oleo de girassol, pelo menos 1lt por depósito.
o meu carro é um peugeot hdi de 90cv 2000cc de 1999.
tou baralhado pq:
- há os que metem ovd sem pré-aquec. outros fazem antes da combustão
- há os que metem oleo usado dos fritos filtrado com preparações de motor, outros até sem preparações.
- há os que metem oleo+gasolina+oleo 2t (respeitando as medidas)
- e ainda o biodiesel.
fico com a impressão que os motores a gasoleo comem tudo...

jbarbosa

é sinal que ainda não leste o suficiente continua se tens interesse no tema
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá joão
os motores comem tudo mas pode haver consequencias da refeição!
atenção aos motores de nova geração que são mais sensiveis e podem ter temperaturas de funcionamento inferiores. vai estudando a metéria
boa sorte!


johnnygt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jun 11, 2006 2:22 am
Localização: Lisboa

Mensagem por johnnygt »

renault supercinco td com injeçao bosch ,
sempre que tenho ov anda a 100% ov usado no tempo quente
e faço alguma mistura com gasoleo no tempo frio, têm andado assim á cerca de 1 ano
sempre a andar, o cheiro a fritos é que não me larga hehe
o meu carro anda com oleo de fritar


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá johnnygt, bem vindo ao forum
queres descrever as alterações que fizeste no teu carro, bem como o procedimento que usas para filtrar e tirar a humidade do oleo?


johnnygt
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jun 11, 2006 2:22 am
Localização: Lisboa

Mensagem por johnnygt »

na verdade não fiz alteração nenhuma, apenas passei a meter oleo em vez de gasoleo
em relação á limpeza do oleo apenas o filtro com filtros de 125microns daqueles que servem para filtrar a tinta dos automoveis, é a unica coisa mais fina que arranjo para filtrar o oleo, mas já vi que não é suficiente, precisava de algo ainda mais fino porque de 2 em 2 meses tenho de trocar o filtro de combustivel do carro(+/-2.5€)
o meu carro anda com oleo de fritar


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá johnnygt
a meu ver precisas de uma postura mais cautelosa, tens dois problemas para resolver. o primeiro diz respeito ao tratamento do oleo usado. uma filtragem de 125 microns não é suficiente e vai-te provocar problemas a jusante. aqui no forum, na secção do biodiesel podes encontrar muitas dicas para tratares o oleo usado, não se trata apenas de filtrar as particulas, o oleo usado contém agua e sal, para além de uma acidez indeterminada. e tudo isto quer dizer problemas.
para além disto a viscosidade superior do oleo vai provocar stress excessivo na bomba de injecção, para além da produção de residuos de carvão no interior da câmara de combustão aquando do arranque a frio. para além disto se o teu filtro vai ficando tapado por residuos a bomba, por muito boa que seja, não vai durar indefinidamente.
recomendo portanto mais prudencia e um estudo mais aprofundado da adaptação do motor e do oleo. vai lendo os relatorios aqui afixados e estudando os nossos linques.
saúde da boa!


rsduarte
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda jul 03, 2006 10:37 am

Mensagem por rsduarte »

boa tarde

tenho um peugeot 406 stdt de 1997 com 250.000, e aderi ontem ao ovd!
ainda a medo ( principalmente por duvidas ) estou a usar a proporção de 85% gásoleo 15% óleo ( + aditivo diesel que sempre coloquei aconselhado por um mecânico) .
a minha dúvida é, que tipo de bomba tem o meu carro? ( já vasculhei a net, olhei com olhos de leigo para o motor, e não consegui detectar se é ou não bosh! )

já fiz cerca de 100 km, e o que notei foi um responder do carro mais suave e progressivo, e um ligeiro aqueçer do motor ( nos 80 graus ) quando em percurso normal de estrada nacional ( 3ª, 4ª, 3ª ... ) o que equivale a cerca de +5 graus que antes. em auto-estrada nada notei, comportamento normal. quanto ao arranque a frio, tudo normal.

outra duvida que tenho, visto o carro ser usado principalmente em estrada e nunca o meu mecânico ter feito qualquer limpeza ao motor, deverei substituir o filtro de gasóleo? ( a revisão foi feita á 2 semanas ).

estou a pensar no próximo depósito aumentar a percentagem de óleo para 20%. até que percentagem deverei ir sem alterações mecânicas?

parabéns pelo excelente fórum!

renato duarte


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá rsduarte, bem vindo ao forum
precisamos de informações mais completas (cilindrada, modelo do motor...). se for hdi estás limitado a um kit bicombustivel, se não temos que ver.


rsduarte
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda jul 03, 2006 10:37 am

Mensagem por rsduarte »

boas,

o motor é o 1905 cc turbo diesel 92 cv e não é o hdi, é de 1997, em relação ao motor, vou vêr a referência do mesmo ( que vem no manual ) e depois coloco.

renato duarte


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ok, encontrei duas referencias:
peugeot-406-1,9 d turbo/1996-99//1905ccm/55kw/lucas/rp
peugeot-406-1,9 d turbo/1996-99/xud9sdz/

peugeot-406-1,9 d turbo/1995-99//1905ccm/66kw/bosch/rp
peugeot-406-1,9 d turbo/1995-99/xud9btf (dhx)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp/1-tank

portanto, se fôr o motor xud9sdz - tens uma lucas.
se fôr o xud9btf - tás safo.
atenção que a bomba lucas não é impeditiva de queimar ov. apenas tens que ter atenção a alguns detalhes.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”