Conclusão do projecto
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Conclusão do projecto
vivam
há um velho ditado que reza assim :
"quem quer vai..quem não quer manda"...
vem isto a proposito de umas placas que adquiri..de tão afamadas em diversos foruns sobre a utilização de oleo vegetal como combustivel..mas que até ver e feitos já diversos ensaios por si só não atingem os objectivos que pelo menos eu pretendo..servem apenas para fazer a função de estufa..aliviando assim o sistema e componentes que desenvolvi..não digo que criei porque existem similares ainda que projectados para outras funções..
principalmente direccionado para motores equipados com bombas injectoras bosch e que se pretenda que façam uso do oleo vegetal como combustivel numa percentagem entre 70% e 90% deste..
terminei o projecto...teoricamente está terminado..nos ensaios foi bem sucedido..falta apenas a montagem..
alguns prototipos que desenvolvi no percurso não vão constar do "kit" por ou não serem necessários..ou porque viram as funções para eles previstas agregadas a outros dando assim compacticidade ao sistema..
o sistema vai ter apenas 5 pontos chave :
bomba extra
filtro de combustivel aquecido "á la clinicauto"...
bomba injectora aquecida "á la clinicauto" tambem...
tubos de injecção aquecidos "á la heinek" mas numa versão "á la clinicauto"...
taragem de injectores "á la clinicauto" mas efectuadas "á la leal"...
as temperaturas operacionais do combustivel são atingidas em cerca de 15 segundos...a saber :
filtro ....................................65º/70º
bomba injectora.....................65º/70º
tubos injectores..................110º/115º
todo o sistema depende :
numa primeira fase do sistema eléctrico da viatura para a sua alimentação..daí que a bateria seja substituida por uma de maior amperagem..
após o motor ter atingido a temperatura normal de funcionamento o aquecimento passará a depender de um componente(á la clinicauto) que se integrará ao nivel da cabeça de cilindros..intervindo os electricos apenas na insuficiencia deste e nos pontos em que termocontactos "decidirão" da sua necessidade..
luzinhas e ponteirinhos de control..serão aplicados a gosto...
abraços
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há um velho ditado que reza assim :
"quem quer vai..quem não quer manda"...
vem isto a proposito de umas placas que adquiri..de tão afamadas em diversos foruns sobre a utilização de oleo vegetal como combustivel..mas que até ver e feitos já diversos ensaios por si só não atingem os objectivos que pelo menos eu pretendo..servem apenas para fazer a função de estufa..aliviando assim o sistema e componentes que desenvolvi..não digo que criei porque existem similares ainda que projectados para outras funções..
principalmente direccionado para motores equipados com bombas injectoras bosch e que se pretenda que façam uso do oleo vegetal como combustivel numa percentagem entre 70% e 90% deste..
terminei o projecto...teoricamente está terminado..nos ensaios foi bem sucedido..falta apenas a montagem..
alguns prototipos que desenvolvi no percurso não vão constar do "kit" por ou não serem necessários..ou porque viram as funções para eles previstas agregadas a outros dando assim compacticidade ao sistema..
o sistema vai ter apenas 5 pontos chave :
bomba extra
filtro de combustivel aquecido "á la clinicauto"...
bomba injectora aquecida "á la clinicauto" tambem...
tubos de injecção aquecidos "á la heinek" mas numa versão "á la clinicauto"...
taragem de injectores "á la clinicauto" mas efectuadas "á la leal"...
as temperaturas operacionais do combustivel são atingidas em cerca de 15 segundos...a saber :
filtro ....................................65º/70º
bomba injectora.....................65º/70º
tubos injectores..................110º/115º
todo o sistema depende :
numa primeira fase do sistema eléctrico da viatura para a sua alimentação..daí que a bateria seja substituida por uma de maior amperagem..
após o motor ter atingido a temperatura normal de funcionamento o aquecimento passará a depender de um componente(á la clinicauto) que se integrará ao nivel da cabeça de cilindros..intervindo os electricos apenas na insuficiencia deste e nos pontos em que termocontactos "decidirão" da sua necessidade..
luzinhas e ponteirinhos de control..serão aplicados a gosto...
abraços
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vivam...
jossef...
se todos os estudos efectuados sobre a utilização do oleo vegetal como combustivel indicam como condição fundamental o aumento da temperatura do combustivel para operacionalidade..esta foi a forma encontrada para que essa condição seja atingida no mais curto espaço de tempo..
os custos de aplicação do kit serão variaveis...já os componentes creio que deverão situar-se entre os €200,00 e os €300,00
um abraço
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jossef...
se todos os estudos efectuados sobre a utilização do oleo vegetal como combustivel indicam como condição fundamental o aumento da temperatura do combustivel para operacionalidade..esta foi a forma encontrada para que essa condição seja atingida no mais curto espaço de tempo..
os custos de aplicação do kit serão variaveis...já os componentes creio que deverão situar-se entre os €200,00 e os €300,00
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por mim estas a vontadinha perçebo tanto daquilo como de lagares de azeite.
já agora quando poderes montar uma coisa dessas diz.
isso tem q levar 1 manometro da temperatura ou 2 ou 3.
1 para o motor do carro o 2º para a temperatura até a bomba ijectora e o 3º para os ijectores ou basta o do motor (n tarda pareçe um boing)
já agora quando poderes montar uma coisa dessas diz.
isso tem q levar 1 manometro da temperatura ou 2 ou 3.
1 para o motor do carro o 2º para a temperatura até a bomba ijectora e o 3º para os ijectores ou basta o do motor (n tarda pareçe um boing)
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vivam
jossef...
pois é exactamente a parte do boeing que eu não montarei...uma lampada piloto na minha opinião é o suficiente para saber que o sistema está a funcionar...quem gostar de tabliers psicadélicos..pode sempre depois dirigir-se a um electricista para os montar...
quanto á montagem posso executá-la a qualquer momento a partir de amanhã..
por teres tocado nesse assunto..vou fazer um post relativo á montagem...
um abraço
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jossef...
pois é exactamente a parte do boeing que eu não montarei...uma lampada piloto na minha opinião é o suficiente para saber que o sistema está a funcionar...quem gostar de tabliers psicadélicos..pode sempre depois dirigir-se a um electricista para os montar...
quanto á montagem posso executá-la a qualquer momento a partir de amanhã..
por teres tocado nesse assunto..vou fazer um post relativo á montagem...
um abraço
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já agora isto n tem nada a ver com o teu sistema pois n??
http://www.dieselveg.com/landrover_discovery.htm
http://www.dieselveg.com/landrover_discovery.htm
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Montagem do sistema
vivam...
montagem do sistema
a montagem do sistema..conforme eu o preconizo..implica a desmontagem de :
-bomba injectora..(na maioria dos casos aconselho que seja aproveitado o momento da substituição do kit de distribuição)..que será revista..após o que lhe serão aplicadas resistencias externas no corpo da mesma..
-injectores..que serão inspeccionados (eventual substituição dos bicos) e retarados..
-tubos de injecção..para construcção das resistencias envolventes..
montagem de :
-pré-filtro
-bomba auxiliar
-serpentina no 1º tubo de escape
-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros ou outro local do motor
-placa aquecedora envolvente do filtro de combustivel
-termocontactos reguladores de temperatura na bomba, tubos de injecção e filtro de combustivel
-lampada testemunho de operacionalidade
abraços
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montagem do sistema
a montagem do sistema..conforme eu o preconizo..implica a desmontagem de :
-bomba injectora..(na maioria dos casos aconselho que seja aproveitado o momento da substituição do kit de distribuição)..que será revista..após o que lhe serão aplicadas resistencias externas no corpo da mesma..
-injectores..que serão inspeccionados (eventual substituição dos bicos) e retarados..
-tubos de injecção..para construcção das resistencias envolventes..
montagem de :
-pré-filtro
-bomba auxiliar
-serpentina no 1º tubo de escape
-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros ou outro local do motor
-placa aquecedora envolvente do filtro de combustivel
-termocontactos reguladores de temperatura na bomba, tubos de injecção e filtro de combustivel
-lampada testemunho de operacionalidade
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vivam...
jossef...
não..não tem..esse é um sistema para dois depositos...o meu é só para um..
a inovação no meu sistema consiste no aquecimento da bomba injectora e dos tubos de injecção..para estes aproveitei uma ideia do hynek em detrimento de uma que eu tive..por a dele se me afigurar mais eficiente..
e ainda por não constar do meu sistema qualquer permutador de temperatura entre o sistema de refrigeração e o de combustivel..por falta de confiança minha nesse tipo de permutadores
um abraço
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jossef...
não..não tem..esse é um sistema para dois depositos...o meu é só para um..
a inovação no meu sistema consiste no aquecimento da bomba injectora e dos tubos de injecção..para estes aproveitei uma ideia do hynek em detrimento de uma que eu tive..por a dele se me afigurar mais eficiente..
e ainda por não constar do meu sistema qualquer permutador de temperatura entre o sistema de refrigeração e o de combustivel..por falta de confiança minha nesse tipo de permutadores
um abraço
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vivam..
jossef..não o sistema que te referes utiliza permutadores hidraulicos...no meu isso não entre..
quanto á serpentina no 1º tubo de escape...não eleva a temperatura para valores que não possam ser rectificados antes da chegada á bomba...quanto ao material uso tubo de liga identica á dos tubos de injecção por ser mais facil a sua moldagem...o inox é..para mim..mais dificil...
um abraço
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jossef..não o sistema que te referes utiliza permutadores hidraulicos...no meu isso não entre..
quanto á serpentina no 1º tubo de escape...não eleva a temperatura para valores que não possam ser rectificados antes da chegada á bomba...quanto ao material uso tubo de liga identica á dos tubos de injecção por ser mais facil a sua moldagem...o inox é..para mim..mais dificil...
um abraço
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vivam....
já em relação aos resultados...cerca de 18.000kms feitos com o sistema montado...aos 15.000 fiz um diagnostico e não detectei qualquer alteração..tanto no funcionamento do motor como no sistema adaptativo..
por volta dos 15.000 depois de ter feito o diagnostico atestei com gasoleo...tendo adicionado o tal litrinho de gasolina e 1/2 litro de oleo 2t..tipo para matar saudades ...e melhor aferir as diferenças..
sem alteração nenhuma nas afinações de débito..etc..apenas um pouco mais de fumo negro em reaceleração..o que é absolutamente normal dado ter o motor afinado para respostas mais prontas...
rematando...com 90% de ov..10% de gasoleo + a gasolina e o oleo 2t..funciona na perfeição
um abraço
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relativamente ao esquema..nem faço ideia de como o desenhar e colocar aqui..manuelcar Escreveu:boas, fernando:
animador este teu post, aguardamos então o resultado dos ensaios, bem como a publicação de um esquema para visualizarmos melhor aquilo de que falamos.
abraço:
manuelcar
já em relação aos resultados...cerca de 18.000kms feitos com o sistema montado...aos 15.000 fiz um diagnostico e não detectei qualquer alteração..tanto no funcionamento do motor como no sistema adaptativo..
por volta dos 15.000 depois de ter feito o diagnostico atestei com gasoleo...tendo adicionado o tal litrinho de gasolina e 1/2 litro de oleo 2t..tipo para matar saudades ...e melhor aferir as diferenças..
sem alteração nenhuma nas afinações de débito..etc..apenas um pouco mais de fumo negro em reaceleração..o que é absolutamente normal dado ter o motor afinado para respostas mais prontas...
rematando...com 90% de ov..10% de gasoleo + a gasolina e o oleo 2t..funciona na perfeição
um abraço
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viva manuelcar...
faço a descrição....
3 circuitos electricos accionados por um interruptor comum...a saber :
1º circuito com resistencias aplicadas aos tubos de injectores composto por:
resistencias (construidas directamente nos tubos), termo contacto de 135º colocado numa das resistencias, relay.
2º circuito com folha termica aplicada a cilindro que envolve o filtro de combustivel, termo contacto de 65º, relay.
3º circuito com uma ou duas resistencias aplicadas ao corpo da bomba injectora (construidas directamente na mesma), termo contacto de 65º, relay.
opcionalmente a cada circuito poderão ser aplicadas duas lampadas de testemunho...uma para assinalar o fornecimento de energia..ligada á entrada do termo contacto..
e outra assinalando a activação do circuito..ligada á saida do termo contacto.
estes são os elementos electricos.. que atingem a operacionalidade entre 12 a 25 segundos (dependendo da temperatura ambiente) e que se vão desactivando através dos termo contactos com a evolução da temperatura atingida no circuito de combustivel.. a aplicar no sistema base...agora vamos ás alterações..
alterações/adaptações ao circuito do combustivel:
-serpentina aplicada directamente no 1º tubo de escape
-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros
(entre estes é aplicado um "t" em forma de estrela ou forquilha com 3 pontas onde é ligado o tubo de retorno da bomba injectora..
-filtro de combustivel..e daí para a frente o normal do sistema de injecção
alterações a nivel de elementos do sistema de injecção :
retaragem da pressão de abertura dos injectores (aumento de entre 10 a 20%)...mesmo utilizando gasoleo é benéfico..melhor atomização..
dependendo das viaturas e das condições climatéricas (muito baixas temperaturas) da zona em que maioritariamente a viatura circula
poderá ser necessario a instalação de um tubo aquecedor á saida do deposito provido de um circuito electrico semelhante ao do filtro mas comandando aqui duas velas de incandescencia..
opcionalmente poderá ser tambem necessario a aplicação de uma bomba adicional..o que implicará a aplicação de um outro circuito electrico..mas considero desnecessario...
um amigo meu é armazenista de produtos alimentares e dispõe nas suas instalações de camaras frigorificas enormes..no interior estão entre -8º a menos -15º..e o unico problema que tive para fazer o sistema e o motor funcionarem deveu-se á bateria (já velhota..6 aninhos) que não aguentou a exposição ao frio por tanto tempo..1 noite inteira..
ligado o booster..funcionou tudo na perfeição..
deu-me logo a ideia de que talvez seja boa ideia para quem viva em sitios assim tão frios que talvez seja conveniente a aplicação de uma folha térmica aplicada directamente á bateria..para a manter entre os 20º e os 30º...
acho que com esta descrição já te será possivel "picasseares"..
um abraço
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faço a descrição....
3 circuitos electricos accionados por um interruptor comum...a saber :
1º circuito com resistencias aplicadas aos tubos de injectores composto por:
resistencias (construidas directamente nos tubos), termo contacto de 135º colocado numa das resistencias, relay.
2º circuito com folha termica aplicada a cilindro que envolve o filtro de combustivel, termo contacto de 65º, relay.
3º circuito com uma ou duas resistencias aplicadas ao corpo da bomba injectora (construidas directamente na mesma), termo contacto de 65º, relay.
opcionalmente a cada circuito poderão ser aplicadas duas lampadas de testemunho...uma para assinalar o fornecimento de energia..ligada á entrada do termo contacto..
e outra assinalando a activação do circuito..ligada á saida do termo contacto.
estes são os elementos electricos.. que atingem a operacionalidade entre 12 a 25 segundos (dependendo da temperatura ambiente) e que se vão desactivando através dos termo contactos com a evolução da temperatura atingida no circuito de combustivel.. a aplicar no sistema base...agora vamos ás alterações..
alterações/adaptações ao circuito do combustivel:
-serpentina aplicada directamente no 1º tubo de escape
-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros
(entre estes é aplicado um "t" em forma de estrela ou forquilha com 3 pontas onde é ligado o tubo de retorno da bomba injectora..
-filtro de combustivel..e daí para a frente o normal do sistema de injecção
alterações a nivel de elementos do sistema de injecção :
retaragem da pressão de abertura dos injectores (aumento de entre 10 a 20%)...mesmo utilizando gasoleo é benéfico..melhor atomização..
dependendo das viaturas e das condições climatéricas (muito baixas temperaturas) da zona em que maioritariamente a viatura circula
poderá ser necessario a instalação de um tubo aquecedor á saida do deposito provido de um circuito electrico semelhante ao do filtro mas comandando aqui duas velas de incandescencia..
opcionalmente poderá ser tambem necessario a aplicação de uma bomba adicional..o que implicará a aplicação de um outro circuito electrico..mas considero desnecessario...
um amigo meu é armazenista de produtos alimentares e dispõe nas suas instalações de camaras frigorificas enormes..no interior estão entre -8º a menos -15º..e o unico problema que tive para fazer o sistema e o motor funcionarem deveu-se á bateria (já velhota..6 aninhos) que não aguentou a exposição ao frio por tanto tempo..1 noite inteira..
ligado o booster..funcionou tudo na perfeição..
deu-me logo a ideia de que talvez seja boa ideia para quem viva em sitios assim tão frios que talvez seja conveniente a aplicação de uma folha térmica aplicada directamente á bateria..para a manter entre os 20º e os 30º...
acho que com esta descrição já te será possivel "picasseares"..
um abraço
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