Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

para limpar os mesmos 1l de oleo a 2t é do melhor.[/i]

jossef..o oleo 2t funciona muito bem para manutenção do sistema de injecção..e.. creio eu..estamos a analisar problemas no circuito de lubrificação..no qual o oleo 2t não reune qualidades para os prevenir a montante nem os resolver a jusante..

nos casos mais criticos..e antes de se proceder á abertura do bloco para substituição dos segmentos..no caso de o motor apresentar sintomas de segmentos "agarrados"..alem da limpeza do circuito de lubrificação poder-se-á sempre..e após a limpeza do circuito de lubrificação..proceder a uma prática..que implicará sempre mais uma mudança de oleo e filtro..que consiste em aquecer uma mistura de partes iguais de gasoleo/fluido de travões/agua/gasolina e virar o motor através do motor de arranque por consecutivos curtos periodos..essa mistura deverá ser aplicada com uma seringa pelo acesso mais conveniente aos cilindros..nos quais os pistões deverão estar estar o mais alinhados possivel..no caso de um quatro cilindros..basta virar a cambota 90º depois do p.m.s. e deixar essa mistura actuar durante cerca de 10´...decorrido esse tempo acrescenta-se mais um pouco em cada cilindro e faz-se então virar o motor através do motor de arranque..atenção..nesta operação é imperativo que o motor não tenha possibilidade de "pegar"...

em cada 10 experiencias desta pratica resultam apenas cerca de 3..

abraços
[***************]


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

deve estar com soluços..... tenta este:
http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... tivel.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

... limpeza do sistema de injecção e do sistema de lubrificação..existem aditivos próprios para isso..convém..contudo..não pegar nalgumas mixordias que existem nas prateleiras de supermercado..
de notar também que na operações de limpeza..principalmente ao circuito de lubrificação..não se deve deixar o motor trabalhar ao relanti..mas sim com pelo menos mais 50% desse valor...

abraços
[***************]
eu adquiri uma vw passat 1.6 td de 1989 no ano passado, em julho com 232.000 km, e desde inicio que ela apresenta um sintoma para o qual ainda não consegui solução. por vezes em andamento ou até parada mas com o motor a trabalhar, a luz indicadora de pressão de oleo acende, mas com o oleo dentro dos niveis. logo nessa altura mudei o oleo, não sabia à quanto tempo andava lá o outro... aos 235.000 voltei a mudar e pus oleo sintetico made in continente mesmo sabendo que a graduação não era a apropriada, mas a intenção era "lavar" o circuito de lubrificação. aos 240.000 repeti a façanha com o mesmo tipo de oleo e com o mesmo objetivo. a partir daí passei a usar bp 15w40, que segundo indicações do fabricante é a graduação apropriada. só que o tal acender da luz manten-se mais ou menos como andava. já foram verificadas as valvulas indicadoras de pressão e com elas está tudo bem (só se for o resto da ligação electrica das mesmas...) tenho mudado sempre de 5 em 5.000.
o que entende que deva fazer de seguida? estou a pensar utilizar um desses produtos de limpeza do sistema de lubrificação, pode aconselhar-me algum? o motor já consome um bocadinho de oleo, será aconselhavel a utilização de oleo 20w50? e no caso de ser, com essa graduação de oleo não terei problemas com a utilização do ov? estou a andar com ov25
agradecia ajuda ou orientação. obrigado

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

seja lá o que for, não deve ser grave, senão já devia ter descoberto.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo...

se com as valvulas de pressão está tudo bem...isso é mau..convem medir a pressão de oleo com equipamento apropriado ligado nas roscas onde ligam as valvulas e comparar os valores obtidos com os parametros pré-definidos pelo fabricante..somente a partir desse teste se poderá avaliar melhor qual ou quais a(s) causa(s) que concorre(m) para que isso aconteça..

se o fenomeno só ocorresse ao relanti seria um pouco mais facil..a aquidade do conta-rotações desse modelo não é a melhor..e poderia existir discrepancia entre o valor real de r.p.m. e a leitura..

já quanto aos lubrificantes de motor..e tambem tive uma passat dessas..sempre dei preferencia aum 10w40 100% sintético e só mudava de 15.000 em 15.000 kms. ou de dois em dois anos..conforme o que ocorresse primeiro..claro que com reacertos do nivel..esse motor consome um pouco..ah..o nivel nunca deverá ultrapassar os 3/4 do intervalo entre minimo e maximo..

para limpeza do circuito de lubrificação a minha actual preferencia recai sobre o e-1..que por falar nisso tenho de enviar uma embalagem que me pediram aqui...lol...

quanto á utilização do ov como parte do combustivel..basta seguir as vastas descrições e conselhos que encontra neste forum...sem facilitismos...

um abraço
[***************]


flaviochaves
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: terça nov 06, 2007 3:10 pm

kero por biodiesel no meu peugeot

Mensagem por flaviochaves »

alguém me explica o k ktenho e como devo fazer para circular com biodiesel no meu 205 xad? abraço
flavio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

dizemos mas não é aqui.
é mais acima


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

....

outra vez ????!!!!!...

mas quando é que a administração manda verificar os elevadores ?...

ás tantas será melhor colocar instruções bem visiveis..assim do género..:

]leia com atenção as instruções de utilização[/color]

[***************]

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: kero por biodiesel no meu peugeot

Mensagem por hynek »

flaviochaves Escreveu:alguém me explica o k ktenho e como devo fazer para circular com biodiesel no meu 205 xad? abraço
flavio
aqui encontras tudo necessário:
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=30

depois de estudar o assunto podes colocar as perguntas que não tem lá resposta, força....

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Barbanegra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 05, 2007 4:35 pm
Localização: Algarve

Mensagem por Barbanegra »

pior aconteceu-me com um land rover discovery de 97, mesmo motor tdi do que o que motivou este tópico, suponho, que a gasóleo e com óleo e água gripou estupidamente.

abriu uma galeria na cabeça entre cilindros. nunca me explicaram o que tinha acontecido.

o estado geral do motor parece bem. vou iniciar a minha experiência com mistura de ov e virei contar das minhas experiências.

um abraço


srcc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 28, 2007 11:06 pm

Re:

Mensagem por srcc »

flamingo Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...

... limpeza do sistema de injecção e do sistema de lubrificação..existem aditivos próprios para isso..convém..contudo..não pegar nalgumas mixordias que existem nas prateleiras de supermercado..
de notar também que na operações de limpeza..principalmente ao circuito de lubrificação..não se deve deixar o motor trabalhar ao relanti..mas sim com pelo menos mais 50% desse valor...

abraços
[***************]
eu adquiri uma vw passat 1.6 td de 1989 no ano passado, em julho com 232.000 km, e desde inicio que ela apresenta um sintoma para o qual ainda não consegui solução. por vezes em andamento ou até parada mas com o motor a trabalhar, a luz indicadora de pressão de oleo acende, mas com o oleo dentro dos niveis. logo nessa altura mudei o oleo, não sabia à quanto tempo andava lá o outro... aos 235.000 voltei a mudar e pus oleo sintetico made in continente mesmo sabendo que a graduação não era a apropriada, mas a intenção era "lavar" o circuito de lubrificação. aos 240.000 repeti a façanha com o mesmo tipo de oleo e com o mesmo objetivo. a partir daí passei a usar bp 15w40, que segundo indicações do fabricante é a graduação apropriada. só que o tal acender da luz manten-se mais ou menos como andava. já foram verificadas as valvulas indicadoras de pressão e com elas está tudo bem (só se for o resto da ligação electrica das mesmas...) tenho mudado sempre de 5 em 5.000.
o que entende que deva fazer de seguida? estou a pensar utilizar um desses produtos de limpeza do sistema de lubrificação, pode aconselhar-me algum? o motor já consome um bocadinho de oleo, será aconselhavel a utilização de oleo 20w50? e no caso de ser, com essa graduação de oleo não terei problemas com a utilização do ov? estou a andar com ov25
agradecia ajuda ou orientação. obrigado

ja pensou em mudar bomba de oleo , tenho mercedez 190d com 950000km e aconteceu uma vez fiquei com pressao em 1bar mudei bomba e ficou 100% , e somente uma opiniao minha

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

essa é uma das possibilidades, ou retificar (se der) aquela que lé existe. mas à dias tirei a valvula que está na cabeça do motor a indicar a pressão, soprei lá para dentro pelo furo com a pistola do compressor acho que aquilo ficou bom. reduzi o piscar da dita luz em 95%. penso que os outros 5% se deve ao facto do oleo que anda lá ser demasiado fino para aquele motor. é smi-sintetico e marca continente (que é como que dizer, marca roscofe...) na proxima muda já verifico...
um abraço...


smtp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 04, 2007 5:22 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por smtp »

idem aspas

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

sobre o problema que tinha na lubrificação da minha carrinha (vw passat 1.6td 1989), retirei a valvula de indicação da pressão que se encontra na cabeça do motor do lado da caixa de velocidades, e com a pistola do compressor de ar soprei lá para dentro. estava o compressor carregado com 8 bar, e soprei até ele descarregar e chegar aos 5 bar: voltei a montar a valvula e o problema deixou de existir. reduzi em cerca de 98% o problema. não resolvi na totalidade porque o oleo que anda lá não tem a graduação apropriada, logo só terei a certeza quando meter 15w40... o que anda lá é mais fino...


pedrofano
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 28, 2007 9:57 am

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por pedrofano »

boas estam a dizer para deitar no deposito de combustivel 1l de oleo a 2t, para limpar os injectores?
deposito cheio de gasoleo ou com a mistura normal de ovd ?
Antes fazer mal que estragar

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Abertura do filtro depois de colmatado...

Mensagem por Flamingo »

tal como afirmei neste tópico:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160

cá estão as fotos do filtro aberto depois de colmatado..

Imagem
o filtro ainda inteiro

Imagem
sem tampa, o lixo dentro...

Imagem

Imagem
a zona amarela mais carregada (colmatação) onde o combustivel não passa...

Imagem
aqui se pode ver naquela zona amarela mais a pormenor com cerca de 1,5 centimetros, aquilo que veio do depósito misturado com o combustivel. juntamente com o oleo vegetal formou uma pelicula dura, parecia cola seca, impedindo o combustivel de passar por ali...

Imagem
o lixo que contém pelo meio da zona filtrante a negro...

Imagem
aqui se pode ver melhor...

Imagem
a peça de material plastico (ou identico) onde o material filtrante é enrolado. o material filtrante é uma tira comprida com cerca de 20 centimetros de largura (neste filtro), depois é dobrado passando a 10 centimetros de largura e depois enrolado em volta da peça que se vê anteriormente, ficando a dobra para baixo e os limites laterais da tira depois de dobrada para cima.

Imagem
a zona que fica no fundo do elemento filtrante, mantendo certa distancia entre o elemento filtrante e a carcaça. no fundo deste há uma purga para purgar a àgua que aí se vai depositando.
no pequeno tubo que se vê ao centro é por onde sobe o combustivel direito à bi

Imagem
a saída do combustivel como a seta indica.

Imagem
a entrada, também indicada pela seta...
espero ter contribuido para enriquecer o conhecimento do forum no que diz respeito ao colmatar do filtro...
um abraço.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Eletrico »

flamingo tens uma coisa a cada lado.
começaste num tópico e continuaste noutro
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
qual é o problema de o ov ir quente para o depósito???
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”