Introdução ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Introdução ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros

Mensagem por hynek »

aqui está resumida a informação básica sobre como usar ov nos veículos. percentagens segundo o tipo de bomba injectora, época, adaptação, etc.
responde à maioria das perguntas colocadas aqui todos os dias.
um pormenor muito importante:
quem não se esforçar escrever correctamente em português poderá ser ignorado quando perguntar alguma coisa


http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... sodoov.jpg

cuidado, esta tabela é de origem francesa, segundo alguns estudos e experiências mais recentes é recomendável uma maior prudência. alguns comerciantes dos kit's recomendam percentagens ainda mais elevadas a usar com kit's que não cumprem as exigências técnicas para tal o que pode levar à destruição do motor a curto ou médio prazo (10 a 30 mil km). por isso disponibilizamos uma tabela alternativa com valores que consideramos seguros:

http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg

como fazer misturas de óleo vegetal (ov)
conforme esta tabela indica, sem adaptação é possível usar uma certa mistura. mistura designada ov10 (ou 10% do ov) significa que no volume total (100%) de mistura está 10% do óleo vegetal, 88% do gasóleo e 2% da gasolina - (adicionar sempre - baixa o ponto de inflamação da mistura e facilita arranque com motor frio).

é aconselhável fazer primeiro um check-up ao carro, ver injectores, as velas incandescentes. se o carro tiver alguns problemas ao nível do motor, o uso do ov pode acelerar os problemas.

o uso do ov começar a partir de 10% ov (ov10) e gradualmente aumentar até 30%, em 3 depósitos. usar o ov novo para excluir esta origem de eventuais problemas, se surgirem alguns. se tudo correr bem, mais tarde pode-se passar para o ov usado, devidamente filtrado (até 1 mícron).

cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas de gasóleo sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, está na altura de mudar o filtro. a não seguir esta regra, o filtro colmata e o carro deixa de andar por falta de combustível. não vale a pena arriscar isso.

se eu tiver uma bi lucas ou outra bi fraca?

é muito frequente um modelo do carro estar equipado tanto com uma bi bosch ou lucas. em caso de ter o azar e tiver uma lucas no seu carro, é preferível comprar uma bi bosch usada e substituir. é preciso comprar bi com carreto, suporte, tubos de alta pressão e, dependendo do carro, os injectores. julgo que custará entre 200 a 300 €, para maioria dos carros médios. montagem qualquer mecânico faz.

se alguém quiser, posso perguntar na svp auto, onde costumo comprar as peças usadas. enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.

qual o kit mais apropriado para meu carro? quanto custa?

depende do carro e do seu uso (viagens curtas ou longas, km/ano).
se o carro tiver uma bi altamente compatível com ov (a maioria de mercedes benz até ano 2000, bi bosch), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov90 a ov100).

se o carro tiver uma bi compatível com ov (bosch, kiki, denso), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov60 a ov70). para percentagens acima é preciso um kit de 2 depósitos.

se o carro não tiver uma bi compatível com ov (lucas, rotodiesel....), terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov60 a ov70).
um kit para estas bi fica caro. por isso é preferível trocar bi por uma melhor.

em caso de sistema common-rail ou injector-bomba, terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov70 a ov90). o kit tem de ser altamente sofisticado.

um kit de 1 depósito custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 300 a 700 € (incluindo iva e montagem).
um kit de 2 depósitos custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 780 a 1.600 € (incluindo iva e montagem).

para mais informação, enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.

como verificar o óleo do motor

com uso do ov a degradação do óleo do motor é mais rápida. o ov mal queimado passa para óleo do motor onde polimeriza. por isso é aconselhável mudar o óleo e filtro em metade do período normal de mudança (motores sem adaptação, sistemas de 1 depósito) e em aprox. de 2/3 do período normal de mudança (sistemas de 2 depósitos - dependendo da sofisticação)

pode ser feito um teste simples:
- com motor quente tirar a vareta de controle do nível de óleo e colocar uma gota num guardanapo branco, deixar umas horas e analisar a mancha. deve ser circular, com uma parte completamente preta no interior (essa é sujidade - podemos concluir a % de desgaste do óleo). quando essa parte preta chegar quase à metade da toda mancha (uns 45 a 55%), é preciso mudar óleo e filtro.
- outro teste importante consiste em esfregar um pouco de óleo entre os dedos. se sentir uma tendência de colar (óleo peganhento), é um índice de forte presença do ov e da sua polimerização. então é preciso mudar imediatamente o óleo do motor e o filtro.

qual a diferença entre kit de 1 e de 2 depósitos?


http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... depos.html



continuação........
Última edição por hynek em terça nov 27, 2007 11:28 am, editado 13 vezes no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


husky
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

tabela muito util !!! parabens

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

o filtro vai entupir quer com oleo novo quer com oleo usado?
costuma demorar mto?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o filtro vai entupir porque o oleo vegetal é detergente e vai dissolver toda a porcaria que o gasóleo deixou acumulada no tanque e nos tubos. depois de limpo deixa de haver problemas. isto depende da percentagem de oleo que estás a usar e do uso que o carro fez a gasoleo. não temos maneira de quantificar isso. eu mudava aos 5000 km de ov30 ou 2000 de ov100.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

atenção que o filtro do óleo do motor também deve ser mudado mais assíduamente caso se consuma ovd.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Kill Me
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça mai 15, 2007 11:54 am

Mensagem por Kill Me »

boas, sou novo por aki, começo por dizer k a tabela ta mt fixe,
mas ta super grande e a deformar os outros posts do topico, mais vale por so o link...

depois eu gostaria de saber que é o tipo de injectores do meu carro, visto n ter nenhuma pratica d mecanica,
é um jipe kia sportage 2.0 mr turbo, de 1997...

agradeço ajuda, cumprimentos


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

kia-sportage-2,0 tdi/1996-04//1998ccm/61kw/bosch/rp

será isto?


Kill Me
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça mai 15, 2007 11:54 am

Mensagem por Kill Me »

manuelcar Escreveu:kia-sportage-2,0 tdi/1996-04//1998ccm/61kw/bosch/rp

será isto?
sim, é isso tudo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

kill me Escreveu:boas, sou novo por aki, começo por dizer k a tabela ta mt fixe,
mas ta super grande e a deformar os outros posts do topico, mais vale por so o link...

depois eu gostaria de saber que é o tipo de injectores do meu carro, visto n ter nenhuma pratica d mecanica,
é um jipe kia sportage 2.0 mr turbo, de 1997...

agradeço ajuda, cumprimentos
uma boa ideia, já alterei para link

quanto ao teu carro, está equipado com a bi bosch rotativa, em princípio não deve haver problema com uso do ov, mas com juízo!!!!!
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Kill Me
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça mai 15, 2007 11:54 am

Mensagem por Kill Me »

hynek Escreveu:
kill me Escreveu:boas, sou novo por aki, começo por dizer k a tabela ta mt fixe,
mas ta super grande e a deformar os outros posts do topico, mais vale por so o link...

depois eu gostaria de saber que é o tipo de injectores do meu carro, visto n ter nenhuma pratica d mecanica,
é um jipe kia sportage 2.0 mr turbo, de 1997...

agradeço ajuda, cumprimentos
uma boa ideia, já alterei para link

quanto ao teu carro, está equipado com a bi bosch rotativa, em princípio não deve haver problema com uso do ov, mas com juízo!!!!!
ok, obrigado , qualquer coisa dou noticias


ps: parebéns pelos 1000 posts


rdias
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta mai 16, 2007 2:53 pm

Mensagem por rdias »

boas!
sou novo por estas andanças...
para já queria dar os parabéns aos moderadoers deste fórum...

queria começar a utilizar óleo directo, já analisei a tabela acima mas não sei como encontrar a informação sobre a bomba injetora do meu carro.
alguém me poderá ajudar?
é um opel corsa b 1.5 td sport de 1997...

obrigado
saudações a todos...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

rdias Escreveu:boas!
sou novo por estas andanças...
para já queria dar os parabéns aos moderadoers deste fórum...

queria começar a utilizar óleo directo, já analisei a tabela acima mas não sei como encontrar a informação sobre a bomba injetora do meu carro.
alguém me poderá ajudar?
é um opel corsa b 1.5 td sport de 1997...

obrigado
saudações a todos...
estás com sorte, este suporta bem ov (com juízo e regras):

opel-corsa-b-1,5 d turbo/1996-00/x15dt (t4ec1)/4cyl./1488ccm/49kw/66,64ps/bhp/4600min-1/bosch/rp/1-tank

tem uma bi bosch rotativa
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


rdias
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta mai 16, 2007 2:53 pm

Mensagem por rdias »

obrigado!

fico muito agradecido pela informação!!

agora já sei que posso estar descansado, vou ler bem este forum e vou iniciar o uso de óleo vegetal...
para já vou usar directo depois logo vou ver...

depois vou dando notícias...

abraços...
rui dias


gudipn
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mai 22, 2007 8:54 am

Mensagem por gudipn »

boas hynek e restantes users
tb sou um novo user

tenho um seat ibiza tdi 1.4 75cv 2003,
e desde há umas semanas tenho ficado mais curioso com o uso de oleo vegetal no carro mas tenho certas duvidas tais como:

- posso utilizar oleo vegetal virgem directo da garrafa sem necessitar de filtos/ 1 ou 2 sistema de deposito?
- ou só utilizo o filtros/ 1 ou 2 sistemas de deposito para uso directo de oleo vegetal usado(restaurantes...)?
- o meu tdi terá problemas? é compativel com ov?qual o maximo de % que aconselham para o mesmo

obrigado pela atençao


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

será isto?
seat-ibiza/cordoba-1,4 tdi pd/2002-05//1422ccm/55kw/bosch/ui

a sigla "pd" significa "pump duse" e a "ui" significa "unit injector" ambas se referem aos injectores/ bomba, um moderno sistema de injecção directa a alta pressão que requer algum cuidado. 10% para já e atenção ao pegar do motor. para elevadas percentagens só kits 2t.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

gudipn Escreveu:boas hynek e restantes users
tb sou um novo user

tenho um seat ibiza tdi 1.4 75cv 2003,
e desde há umas semanas tenho ficado mais curioso com o uso de oleo vegetal no carro mas tenho certas duvidas tais como:

- posso utilizar oleo vegetal virgem directo da garrafa sem necessitar de filtos/ 1 ou 2 sistema de deposito?
- ou só utilizo o filtros/ 1 ou 2 sistemas de deposito para uso directo de oleo vegetal usado(restaurantes...)?
- o meu tdi terá problemas? é compativel com ov?qual o maximo de % que aconselham para o mesmo

obrigado pela atençao
olá e bem vindo nesta comunidade de gente boa, o teu carro é:
seat-ibiza/cordoba-1,4 tdi pd/2002-05/amf/3cyl./1422ccm/55kw/74,8ps/bhp/4000min-1/bosch/ui/2-tank

sistema de injecção é bomba-injector. é um sistema bastante sensível que necessita o sistema de 2 depósitos sofisticado, para andar com percentagens altas do ov.

sem adaptação podes usar a percentagem indicada na tabela, como fazer misturas também está indicado neste post. podes usar o óleo novo sem filtragem, geralmente este está filtrado a 1 mícron ou menos.

começa com ov novo, se correr tudo bem vais procurar informação como tratar e filtrar o óleo usado (reciclar).

tens de estar atento ao óleo do motor e mudá-lo em 2/3 do período habitual.

se aparecerem quaisqueres problemas, deixas de usar ov e pedes ajuda aqui. ok?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

boas tenho o mesmo modelo e fiz como na tabela com oleo novo e zero problemas, agora como ando de transportes encostei completamente, no entanto aconselho te vivamente se fazes muitos km's a pedir orçamento para o sistema 2 depositos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rdias
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta mai 16, 2007 2:53 pm

Já comecei a utilizar o óleo vegetal directo...

Mensagem por rdias »

boas!

depois de confirmar com o hynek que o meu carro marchava com o óleo vegetal directo já comecei a utilizar.
comecei com os 10% (ov10) novo como sugerido, até agora tudo bem... até já notei que faz menos fumos...

quando poderei passar para 20% (ov20)? estou a acabar um depósito.
posso chegar aos 30% (ov30)?

abraços...
___
rui dias


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

um tanque em cada patamar parece-me suficiente
se se confirmam as condições para a queima de ov podes chegar aos 30. depois tens que pensar em realizar pequenas adaptações no circuito de combustível. atenção que se trata de pequenas alterações para um pequeno aumento de percentagem (50). ambições maiores requerem adaptações maiores.
saúde da boa!


luislobo
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jun 06, 2007 12:10 am
Localização: Vila Nova de Santo André

NOVATO...

Mensagem por luislobo »

ola pessoal! sou um novato nisto e estou a começar a aderir a essa do oleo porque ouvi falar. tenho um clio 1.9d de 1998 com 220.000km , não fiz qq transformação e comecei a juntar ao diesel oleo ( fiz o seguinte : por cada 40litros de diesel ponho 3l de oleo.. é uma boa mistura? posso por mais oleo? volto a dizer que não fiz nenhuma alteração mecânica nem nada, nada de kits.. ate quanto posso aumentar esta percentagem? ja li ai umas coisas de juntar também gasolina. vou no meu 2º deposito e o que notei foi que o carro me esta a gastar menos ( e de que maneira.... ). obrigado

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”