atenção!!! realimentação do retorno

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juca_rego
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Mensagem por juca_rego » sábado dez 29, 2007 10:37 pm

boas,

precisava de uma ajuda. tenho um galloper que é equipado com um filtro onde tem uma bombinha superior que dá para encher o filtro de gasoleo nas mudanças. a duvida é se ao ligar o retorno atras do filtro se esta bombinha ajuda a purgar?

obrigado
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klinzter
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Mensagem por klinzter » domingo dez 30, 2007 1:39 am

se efectuares a mudança do filtro, não tens problemas...
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juca_rego
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Mensagem por juca_rego » domingo dez 30, 2007 11:03 am

klinzter Escreveu:se efectuares a mudança do filtro, não tens problemas...
desculpa mas não percebi
Joel Rego

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo » domingo dez 30, 2007 11:53 am

juca_rego Escreveu:boas,

precisava de uma ajuda. tenho um galloper que é equipado com um filtro onde tem uma bombinha superior que dá para encher o filtro de gasoleo nas mudanças. a duvida é se ao ligar o retorno atras do filtro se esta bombinha ajuda a purgar?

obrigado
se a purga a que te referes é purgar o ar que se possa acumular dentro das tubagens do retorno depois de fazer a realimentação, duvido que essa bomba sirva para tal, uma vez que a função dela é puxar o combustivel para enchimento do dito filtro, evitando dessa forma o enchimento prévio deste antes de aplicado.
mas apesar das minhas duvidas não ha como tentar. para utilizares essa bomba certamente tens que desapertar um parafuso de purga que se encontra na sua estrutura, ora como o ar é mais leve, certamente estará mais ao cimo e sairá primeiro. expermenta, pode resultar... toma em conta a resposta que apareça de alguém mais entendido no assunto, malta mais antiga aqui no forum...
um abraço...


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Mensagem por manuelcar » domingo dez 30, 2007 11:45 pm

essa bombinha mais o parafuso de purga fazem o efeito. atenção que pode haver ar no tubo de retorno, pelo que convém dar à bomba até o combustível correr sem bolhas. cuidado também em não dar à bomba sem o parafuso estar aberto.


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Mensagem por juca_rego » segunda dez 31, 2007 9:52 am

obrigado a todos
Joel Rego

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Mensagem por klinzter » quarta jan 09, 2008 3:59 pm

após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.

o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)

no entanto cheguei a esta conclusão

[img=http://img209.imageshack.us/img209/8476 ... vu2.th.png]

gostava que analisassem


cumpris,
jean
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Mensagem por Sag » quarta jan 09, 2008 4:06 pm

se percebi o que disseste tas a dizer q um circuito fechado atravez de t estraga?

è errado, pois num circuito fechado onde quem manda a pressao é a bi, o que acontece é q vai continuar a circular á mesma velocidade dentro do circuito e conforme o combustivel vai sendo consumido vai entrando a pouco e pouco mais atraves do que vem do deposito.
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Mensagem por Eletrico » quarta jan 09, 2008 6:26 pm

klinzter Escreveu:após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.

o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)

no entanto cheguei a esta conclusão

[img=http://img209.imageshack.us/img209/8476 ... vu2.th.png]

gostava que analisassem


cumpris,
jean
ola klinzter
gostava de saber a tua opinião:
se uma bomba em vez de sugar combustível sem pressão a +/- 1,8m-2m de distancia sugar a 0,30-0,50m com pressão, facilita-lhe o trabalho ou não?
alem disso tratando-se de um "t" e mesmo que do lado do filtro faça esforço do outro sempre esta livre por isso assim não e um problema.
cumprimentos


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Mensagem por manuelcar » quarta jan 09, 2008 9:34 pm

vamos lá a ver:
o fluxo de retorno entronca num circuito depressionário, portanto no t não existe pressão o que está correcto. o facto de haver pressão no filtro é vantajoso, por isso muitos fabricantes de kits intercalam um bomba de transferência no circuito por forma a facilitar a sua circulação até à bi (no meu motor existe uma bt mecânica situada antes do filtro).
o teu desenho está bem para um circuito sem bt, mas o depósito auxiliar é redundante, não tem qualquer efeito mesmo no ponto de vista que apresentas. a colocação do permutador está correcta pois apanha com todo o fluxo sendo que o que retorna é muito superior ao que vem do depósito. a única alteração que faria seria encostá-lo o mais possível ao filtro.
finalmente, se entenderes intercalar uma bt, tens que o fazer depois do tê. não é que não seria mais eficaz colocá-la na saída do depósito, mas porque o retorno não deve ser escoado para um circuito com pressão demasiada.

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Mensagem por Flamingo » quarta jan 09, 2008 9:49 pm

pelo que entendi agora escrito e pelo que percebo do assunto, posso acrescentar que a pressão do retorno é ligeiramente inferior à pressão alimentação da bi. em boa parte dos carros, o tubo de retorno é até mais estreito que o tubo de alimentação, mas vejamos: o que suga o combustivel e o faz circular é a bomba instalada no interior da bi. ora, da quantidade de combustivel sugado por esta, parte dele foi queimado pelos injetores, logo a pressão do retorno vai ser inferior à pressão de alimentação. mesmo que parte dessa pressão seja proveniente do combustivel que se escapa para trás dos bicos dos injetores (onde a pressão de injeção é elevada), o conjunto do combustivel formado pela soma do combustivel que a bomba injetora sugou a mais e não injetou, mais o que se passou para trás dos bicos dos injetores, é sempre inferior ao que a bomba injetora sugou para se autoalimentar já que parte dele foi queimado, logo a pressão de retorno é inferior à pressão de alimentação. se fosse superior, é porque no retorno circulava mais caudal que na alimentação, e a vermos bem as coisas, se tal fosse possivel, a curto prazo o sistema desferrava...
um abraço...


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Mensagem por manuelcar » quarta jan 09, 2008 10:39 pm

creio que fazes uma pequena confusão entre pressão e caudal.
se considerares os dois sistemas isolados (i.e. retorno ao tanque) em qualquer ponto dos circuitos podes medir uma depressão na alimentação (provocada pela aspiração da bi, e uma ligeira pressão positiva no retorno (provocada igualmente pela bi). o que se passa é que juntando os dois circuitos por um tê, sendo o caudal que a bomba retorna inferior ao caudal que a bomba aspira (a diferença é exactamente o que os injectores enviam para dentro dos cilindros) a pressão medida neste ponto é ligeiramente negativa e provocada pela dificuldade de aspiração do combustível desde o tanque. é por esta razão que o elsbett substitui os tubos de alimentação de combustível por mangueiras de maior diâmetro, embora ele não proceda à realimentação do retorno. de facto ao realimentarmos estamos a reduzir o caudal necessário para o funcionamento do motor em qualquer regime, uma vez que parte desse caudal circula, aquece e lubrifica a bomba em circuito fechado. se assim não fosse, certamente estaríamos aqui a recomendar a alteração dos tubos que o elsbett preconiza.

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Mensagem por Jorge Santos » quarta jan 09, 2008 10:50 pm

sugiro que se aproveite o fórum para criar um curso de mecânica por correspondência! cada item é uma cadeira! como sou um bocado pró calão não me importo de ficar como ducce.
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Mensagem por Eletrico » quarta jan 09, 2008 11:09 pm

jorge santos Escreveu:sugiro que se aproveite o fórum para criar um curso de mecânica por correspondência! cada item é uma cadeira! como sou um bocado pró calão não me importo de ficar como ducce.
ola jorge santos
e so para quebrar-mos a rotina.
ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
um abraço
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Mensagem por manuelcar » quarta jan 09, 2008 11:30 pm

ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
é bem verdade. mas também é verdade que por vezes isto se torna muito estimulante.

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Mensagem por Eletrico » quarta jan 09, 2008 11:41 pm

manuelcar Escreveu:
ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
é bem verdade. mas também é verdade que por vezes isto se torna muito estimulante.
concordo "manuelcar"
também têem de começar por algum lado so que as vezes podiam ficar mais um bocadito
cumprimentos
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Mensagem por Flamingo » quinta jan 10, 2008 3:04 am

manuelcar Escreveu:creio que fazes uma pequena confusão entre pressão e caudal....
não se trata de confusão nenhuma. do combustivel sugado pela bi, parte foi queimado, logo o que retorna é inferior ao que foi sugado... logo o caudal de retorno é inferior ao caudal de alimentação... da mesma forma a pressão de retorno é inferior à pressão de alimentação...
se assim não fosse, nem precisavamos abastecer, bastava realimentar o retorno...
(aproveito para dizer que logo que tenha o aquecedor electrico resultante do projeto que estou a executar, na montagem vou seguir o teu conselho e colocar o ov a ser aquecido antes de entrar no filtro. estudei o lado fisico do esquema e dá para fazer de forma simples e sem grandes percas sejam de percurso, sejam de temperatura...)
jorge santos Escreveu:sugiro que se aproveite o fórum para criar um curso de mecânica por correspondência! cada item é uma cadeira! como sou um bocado pró calão não me importo de ficar como ducce.
este jorge santos sempre em altas, sempre bem disposto!...
espero que nunca abandones este forum,... nem troques o avatar, ou então só se for por um ainda melhor...
um abraço...

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Mensagem por Jorge Santos » quinta jan 10, 2008 10:45 pm

manuelcar Escreveu:
ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
é bem verdade. mas também é verdade que por vezes isto se torna muito estimulante.
as razões são duas (penso eu de que): para quem ouviu falar no nova energia e aqui chega, depara-se com uma desordenação na informação que baralha o pessoal (por exemplo eu daria outra arrumação aos 8 inamoviveis e 3 anúncios), daí o pessoal não se fixar; a outra razão é o actual preço do oleo, numa altura em que estão a pensar no oleo chegam ao supermercado e vêm que está ao preço do gasóleo, acham que não vale a pena e desistem.
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Mensagem por klinzter » sexta jan 11, 2008 2:11 am

eletrico Escreveu:
klinzter Escreveu:após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.

o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)

no entanto cheguei a esta conclusão

[img=http://img209.imageshack.us/img209/8476 ... vu2.th.png]

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cumprimentos
boas electico,

pelo que me foi informado, que a bi manda combustível para depósito, quero isto dizer quando ele vai para o depósito, vai livre, isto é, não têm enhum atrito...
foi umas das formas, de não obrigar a bi a trabalhar com esforços desnecessários(ao meu ver)
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Mensagem por klinzter » sexta jan 11, 2008 2:16 am

manuelcar Escreveu:vamos lá a ver:
o fluxo de retorno entronca num circuito depressionário, portanto no t não existe pressão o que está correcto. o facto de haver pressão no filtro é vantajoso, por isso muitos fabricantes de kits intercalam um bomba de transferência no circuito por forma a facilitar a sua circulação até à bi (no meu motor existe uma bt mecânica situada antes do filtro).
o teu desenho está bem para um circuito sem bt, mas o depósito auxiliar é redundante, não tem qualquer efeito mesmo no ponto de vista que apresentas. a colocação do permutador está correcta pois apanha com todo o fluxo sendo que o que retorna é muito superior ao que vem do depósito. a única alteração que faria seria encostá-lo o mais possível ao filtro.
finalmente, se entenderes intercalar uma bt, tens que o fazer depois do tê. não é que não seria mais eficaz colocá-la na saída do depósito, mas porque o retorno não deve ser escoado para um circuito com pressão demasiada.
boas manuelcar,

bem, pelo que percebi foi o seguinte:

se o retorno da bi estiver na entrada do filtro, faz o mesmo trabalho que uma b.t(sem o retorno ligado ao filtro)?:roll:

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