atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

boas...

eu utilizei acessórios em pead de 12mm (acessórios pretos de rega) e coloquei duas torneiras, também em pead, uma no retorno ao circuito de alimentação (no loop, portanto) e outra a ligar o loop ao tubo de retorno que vai para o depósito. não necessitei de válvulas de retenção (anti-retorno) pois o meu ibiza só tem a bi a puxar combustível e esta nunca se engana no sentido

fechando a torneira do loop e abrindo a do tubo de retorno para o depósito, ponho o circuito em funcionamento "normal" e purgo o ar da tubagem. trocando as aberturas, ponho o circuito a funcionar em loop. isto custou-me uns 3 euros. um purgador de ar custa uns 50 euros.

pena é que as torneiras só fazem falta quando se mexe na tubagem ou se mudam os filtros de gasóleo, o que é muuuuiiiiito raramente. mas são só 3 euros... eh.
João Nunes

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

cuidado com o material que usa para o circuito de gasóleo eu optei pelo mesmo sistema e obtive algumas recomendações ora veja:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=4130
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

estou a utilizar há uns 3 meses e não deu qualquer problema até agora.
é verdade que não testei o pead com gasóleo para saber se são compatíveis, mas até agora não detectei corrosão.

aliás, encontrei referências na net a jerrycans para combustível (referência directa a diesel e óleo usado) feitos em pead (hdpe em inglês).

obrigado
João Nunes


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

polietileno de alta densidade.
neste caso podias poupar ainda mais dinheiro uma vez que basta uma torneira para resolver esse problema.
se instalasses uma torneira entre a admissão e retorno antes do filtro, ao abrir a torneira a bomba de injecção chupa todo o combustível que retorna. ao fechar, o retorno é forçado para o tanque de combustível. eu já experimentei e funciona muito bem e com resultados notáveis ao nível da temperatura do óleo que entra no filtro.
outra vantagem adicional é que não há o risco de deixares as duas torneiras fechadas por negligencia
Última edição por manuelcar em sexta out 26, 2007 11:40 pm, editado 1 vez no total.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu: se instalasses uma torneira entre a admissão e retorno antes do filtro, ao abrir a torneira a bomba de injecção chupa todo o combustível que retorna. ao fechar o retorno é forçado para o tanque de combustível. eu já experimentei e funciona muito bem e com resultados notáveis ao nível da temperatura do óleo que entra no filtro.
outra vantagem adicional é que não há o risco de deixares as duas torneiras fechadas por negligencia
concordo e confirmo esse principio e o que funciona no meu velhinho corsa e não falha (embora ainda la ande ainda as 2 torneiras mas ta tudo aberto ) o único retorno ao tanque e ar
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ao ler as ultimas mensagens colocadas, parece-me que eu ando a estudar e a procurar sulução para problemas que possivelmente não vou ter. pelo que se diz aqui, a coisa quando bem executada e tomando as devidas precauções sobre problemas que possam aparecer como por exemplo o tal problema do ar, não há que temer...
no meu caso, eu pretendo substituir os tubos de retorno que interligam os injetores e a ligação destes com o tubo que retorna da bi. é que todos eles já conheceram melhores dias, um deles então, com o motor a trabalhar parece ilastico, treme por todos os lados, não tem genica nenhuma. então já que vou mexer faço tudo...
de qualquer maneira, estou disposto a ajudar da forma que me for possivel, quem tiver problemas desse tipo. a ideia que eu tive de fazer uma espécie de valvula para purgar o ar quando este aparecer como descrevi em mensagem anterior, manten-se. se agora não tiver esse problema, não quer dizer que amanhã ou outro dia com outro carro que venha a adquirir não possa vir a ter...
aproveitando a ideia do manuelcar sobre a ceramica, porcelana, pedra pomus,... eu tenho ainda um outro material a acrescentar. o grafitte. è um material que se usa na industria de moldes, e não só, e que também permite o mesmo, saida do ar e retenção do combustivel. este fim de semana será para tirar medidas e estudar o trabalho a executar, posteriormente colocarei aqui fotos para que se possa ver o que foi feito.


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

manuelcar Escreveu:polietileno de alta densidade.
neste caso podias poupar ainda mais dinheiro uma vez que basta uma torneira para resolver esse problema.
se instalasses uma torneira entre a admissão e retorno antes do filtro, ao abrir a torneira a bomba de injecção chupa todo o combustível que retorna. ao fechar, o retorno é forçado para o tanque de combustível. eu já experimentei e funciona muito bem e com resultados notáveis ao nível da temperatura do óleo que entra no filtro.
outra vantagem adicional é que não há o risco de deixares as duas torneiras fechadas por negligencia
tens razão. só pensei nisso depois... mas já estava feito
fi-lo porque pensei que viria sempre ar pelo tubo de retorno que vai para o depósito (pensei que esse tubo não ia até ao fundo do depósito e podia apanhar ar).
afinal até posso utilizá-lo para alimentar o sistema, tal como já referiste algures.

joão nunes
João Nunes

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

este tópico perdeu a piada!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, mas tinha que ser...
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

fiz recentemente a realimenteção do retorno da minha carrinha (vw passat 1.6 td de 1989), e quero aqui dizer o que fiz com vista a ajudar algém que precise, uma vez que existem muitos carros com o mesmo tipo de filtro, mas também o que faria agora com muito menos investimento. o que fiz foi ligar o retorno com a alimentação, antes do filtro, sem desfazer o que já existia, ou seja, 2 t, um no retorno e outro na alimentação e um tubo a ligar os dois com uma torneira no caminha para anular se precisar. para mais pormenor pode verse a foto em baixo.

Imagem

mas tenho quase certeza absoluta que também se pode fazer atravéz da peça de cor branca que se encontro no topo do filtro, bastando para isso colocar um pequeno pedaço de tubo com um parafuso numa extremidade e duas abraçadeiras como se vê na foto seguinte. mas para isso é neceçário retirar o miolo da dita peça para que o retorno não tenha dificuldades no seu caminho. nesta situação a operação será:
anular a ligação entre o filtro e o tubo rigido do retorno que se encontra mais junto ao chassi.
colocar um "tampão" como se vê na foto na saida do retorno na dita peça branca que se encontra no topo do filtro.
colocar um "tampão" identico no tubo junto ao chassi para não entrar lixo.
e por fim retirar o miolo da dita peça para que o retorno descarregue facil e diretamente no filtro.

Imagem


simples e barato. eu actualmente tinha feito assim. caso não resulte teria que comprar a dita peça branca cujo custo são 6,20€ e que cheguei a comprar mas por receio da que existe estar muito ressequida e partir.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

sim, isto parece viável, mantém-nos informados. o trabalho parece ser bem executado, parabéns.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

retorno

Mensagem por 205Forever »

fogo estou a ficar maluco. o meu carro nao gosta de retornos. apos algum tempo de expriencias em standby, voltei a carga e nada.


apliquei um filtro de gasoleo aquecido a agua, vou tentar arranjar um electrico para trabalhar em linha. vou aplicar uma vela de preaquecimento no filtro aquecido a agua ou no electrico depende, no que der mais geito. para andar depois a 80+20+2
lol.

mas nao consigo meter o caneco do retorno a trabalhar. dame fugas nos injectores. sera que o problema e so os tubos velhos?, e o ar abaffa logo a carro.
tentei ligar o retorno dos injectores ao deposito e o retorno da bomba a entrada da bomba mas dame fuga nos injectores.
qual e o problema?
OVD=Ecologico,Económico,Inovador

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o sistema apanha ar e está com ar - tens de verificar a tubagem, apertos, substituir o que está mal e purgar o sistema....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
no caso do meu carro deixei os tubos todos ligados admissão e retorno.
no caso do retorno do tanque ficou um pouco mais alto para as bolhas de ar ficarem la foi montado também um anti-retorno para passar o ar para o tanque e não passar do tanque para a bomba.

pode ser que te estimule a imaginação.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

Re: retorno

Mensagem por greenmove »

apliqei um filtro de gasoleo aquecido a agua, vou tentar arranjar um electrico para trabalhar em linha. vou aplicar uma vela de preaquecimento no filtro aquecido a agua ou no electrico depende, no que der mais geito. para andar depois a 80+20+2
lol.

sabe me dizer, que tipo de filtro é esse aquecido a água? gostava de arranjar1..
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: retorno

Mensagem por Flamingo »

greenmove Escreveu:sabe me dizer, que tipo de filtro é esse aquecido a água? gostava de arranjar1..
ora vivam!
se bem conheço, o filtro aquecido a água não é de grande eficácia, depois de ver um, pus a ideia desse tipo de filtro de parte. nas voltas que eu tenho dado sobre estes assuntos foi-me mostrado um da renault, e pude observar que a água apenas circula num canal que existe na parte superior do filtro, faz meia volta e sai. a zona de contacto da água com o aluminio no topo do filtro é muito pequena, penso que pode ser uma pequena ajuda se pretender instalar um aquecedor electrico no filtro, aí talvez seja uma boa ideia, mas se for só para tirar partido da temperatura da água e dessa forma aquecer o ov, não pense nisso, a não ser que haja outros mais eficazes...

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... c&start=40

observe este tápico, nele estão fotos de um desses filtros.
205forever Escreveu:fogo estou a ficar maluco. o meu carro nao gosta de retornos. apos algum tempo de expriencias em standby, voltei a carga e nada.


apliquei um filtro de gasoleo aquecido a agua, vou tentar arranjar um electrico para trabalhar em linha. vou aplicar uma vela de preaquecimento no filtro aquecido a agua ou no electrico depende, no que der mais geito. para andar depois a 80+20+2
lol.

mas nao consigo meter o caneco do retorno a trabalhar. dame fugas nos injectores. sera que o problema e so os tubos velhos?, e o ar abaffa logo a carro.
tentei ligar o retorno dos injectores ao deposito e o retorno da bomba a entrada da bomba mas dame fuga nos injectores.
qual e o problema?
205forever
sobre o retorno, penso que a ideia da estanquecidade eficaz em todas as ligações que com ele tem a ver é uma excelente ideia. é caso para dizer que se anda ar dentro dos tubos de algum lado vem, embora neste caso não se possa pensar bem assim. no meu caso substitui os tubos dos injetores por novos, um dos que lá andava parecia uma pirisca, os outros eram resvestidos de tecido por fora mas estavam demasiado ressequidos. não estive a cortar pontas para voltar a por o mesmo tubo, se estão ressequidos deixam de ter deformação elastica e passam a ter deformação mais plastica, logo não vedam. há alturas em que a borracha até parte, por isso, tubos novos e iliminei aparentemente dali a possibilidade de problemas. o que vem dos injetores à bi também é novo. coloquei abraçadeiras que se moldam melhor de volta tubos e o restante está descrito mais acima... lá podes verificar que o lugar onde se encontra o t no tubo de retorno é um lugar um tanto alto em termos de nivel, e como o ar sobe aos pontos mais altos penso que isso pode ajudar. o t na alimentação ainda está mais alto e está antes do filtro

sobre colocares dois filtros a trabalhar em linha não acho muito boa ideia, se não tens bomba auxiliar/transferencia, a bi vai fazer mais esforço para sugar o combustivel, e eu já li por aqui que como o ov é mais denso, poderse-á dizer que a bi vai ficar demasiado carregada.
leva isso com calma, começa por rever tudo e iliminar todas as possiveis razões ou motivos causadores de ar no retorno.

um abraço
Última edição por Flamingo em quinta nov 22, 2007 11:23 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

também tenho aqui um da renault e também partilho da mesma opinião: a zona de contacto é muito pequena, pelo que acho que não o vou instalar.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a melhor maneira de saber se o aquecimento é suficiente ou não é medir a temperatura do combustível na entrada da bi. o aquecimento deve ser o mais rápido possível (desde frio até 75 ºc) com capacidade de manter a temperatura perto de 75 ºc. se for mais de 80 ºc pode causar danos na bi, se for menos de 70 ºc, a combustão começa ser deficiente o que trará problemas no futuro ao motor.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

a melhor maneira de saber se o aquecimento é suficiente ou não é medir a temperatura do combustível na entrada da bi. o aquecimento deve ser o mais rápido possível (desde frio até 75 ºc) com capacidade de manter a temperatura perto de 75 ºc. se for mais de 80 ºc pode causar danos na bi, se for menos de 70 ºc, a combustão começa ser deficiente o que trará problemas no futuro ao motor.

permite-me rectificar algo sobre o que acima está afirmado...a combustão não tem lugar na bi..essas temperaturas são.. isso sim..as indicadas para que a bi não sofra de abuso no esforço de admissão e elevação de pressão..já que a distribuição na bi só é realizada quando a pressão atingida supera a contra-pressão..pré-calibrada..efectuada no injector..e neste..se não estiverem reunidas as condições necessarias para que o ov apresente o mesmo grau de fluidez que o gasoleo..irão surgir problemas a nivel de agulha e bico injector (o porta-injector)..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”