Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Rui Pedrosa »

flamingo Escreveu:para quem tem resistencias nos tubos dos injetores é que é mais complicado... o melhor é providenciar uma tampa para o motor como tem os motores de agora. assim não metem lá o nariz...
boas

tenho um vizinho que é inspector num centro de ipo e perguntei-lhe a uns dias o seguinte; "porque é que vocês abrem sempre o capom, se no motor vocês não conferem dados nenhuns?" a resposta dele; " essencialmente para verificar se há kits instalados para utilização de outros combustiveis, está no plano de inspecção".

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

rui pedrosa Escreveu: tenho um vizinho que é inspector num centro de ipo e perguntei-lhe a uns dias o seguinte; "porque é que vocês abrem sempre o capom, se no motor vocês não conferem dados nenhuns?" a resposta dele; " essencialmente para verificar se há kits instalados para utilização de outros combustiveis, está no plano de inspecção".
mas como atrás referi, continuam a abrir o capô, só que deixam de ver o motor e passam a ver a tampa

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

e se nos deixássemos do diz que disse?
em primeiro lugar acho aqui uma coisa estranha: o capô ser aberto no fim. normalmente é logo a primeira coisa a ser aberta, e claro para ver o estado do motor e dos sistemas que se abrigam debaixo do capô.
em segundo lugar, continuamos à espera da ficha de inspecção com a reprovação. sem ela isto não passa de especulação.
se existissem assim regras tão rigorosas nesta matéria e elas fossem cumpridas haveria aqui muitos carros chumbados. ora parece que este é o primeiro...logo as coisas não são assim tão lineares.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

penso... e espero... que o mco não esteja a mentir...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

também acho que não....só quero saber o motivo do chumbo...ou seja o que lá está escrito.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

não prometo nada mas amanhã vou ver se dá pra passar aqui no centro de inspeções e falar com o dirigente daquilo pra ver o que ele me diz. vou estudar uma maneira de o abordar... mas não prometo se amanhã dá pra lá ir...

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Jorge Santos »

rui pedrosa Escreveu: "porque é que vocês abrem sempre o capom, se no motor vocês não conferem dados nenhuns?" .
salvo erro, quando abrem o capot, também é lá que conferem o nº do motor e chassis....
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

o nº de motor não é conferido porque não vem no livrete.
o nº de chassis vem normalmente em vários sítios e nem sempre é preciso abrir o capô.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ...

pelo que me tenho apercebido nas ipo a abertura do capot é obrigatoria para verificação de um componente..que na maioria das viaturas se situa na baía do motor..a fixação da bateria..e tambem para na maioria dos veículos a gasolina ligar o dispositivo de control de regime para aferir a leitura dos niveis de co..

talvez eu seja dos que mais apresentam carros á inspecção com dispositivos "estrambolicos"..desde frascos de vidro com liquido a borbulhar ligados á admissão até suplementos refrigeradores..e salvo a curiosidade do inspector que me interpela acerca das razões para a sua (dos dispositivos) presença..que.. como em mim é usual.. satisfaço explicando detalhadamente..nunca tive problemas..o que interessa é que as leituras dos equipamentos de teste/diagnostico se enquadrem dentro dos parametros legais estabelecidos..tudo o resto é "folclore"..

abraços
[***************]
Última edição por visitante em sábado mar 08, 2008 12:11 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Jorge Santos »

A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Rui Pedrosa »

jorge santos Escreveu:
rui pedrosa Escreveu: "porque é que vocês abrem sempre o capom, se no motor vocês não conferem dados nenhuns?" .
salvo erro, quando abrem o capot, também é lá que conferem o nº do motor e chassis....
precisamente por eu reparar que eles não conferem esses dados, que em meu entender eram os que deveriam ter maior interesse é que eu fiz a tal pergunta. mas!!! cada cabeça sua sentença.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por hynek »

confirmo informação dada por mco.

ele ligou-me quando surgiram problemas com inspecção. falei com inspector, expliquei e situação, falei sobre directiva da ue. disse-lhe que existem bastantes carros com kit's para ov e que ainda ninguém teve problemas na ipo. ele disse que uma adaptação desta natureza tem de vir mencionada no livrete. o carro passou sem problemas, cumpre todos os parâmetros e normas de segurança e de poluição. só não podem deixar passar a adaptação, embora simpatizem com o conceito e acham que isso pode ser um dia o futuro. acabaram por anular a ipo e mco pode tentar sorte noutro lado. nem todas as ipo's criam problemas. penso que é mais uma questão de vontade dos inspectores (sensibilidade e bom senso), talvez excesso de zelo. a burocracia foi criada para perseguir pessoas, não para ajudar melhorar as nossas vidas. é completamente cega e é aplicada mesmo quando não faz sentido. não aconteceria absolutamente nada se o inspector tivesse deixado passar o carro na ipo.

como já foi mencionado neste fórum, existem pedidos desde há de 2 anos, na dgv a solicitar alteração do livrete. sem resposta, não existe legislação neste sentido.

a associação novaenergia.net foi criada com propósito de desenvolver iniciativa no sentido de ajudar a legalizar também a adaptação a ov. por isso apelo à direcção que tome nota e comece a ajudar resolver este problema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

qual é o ipo? que é pó pessoal se prevenir.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

não dá para se iludir. enquanto essas adaptações não forem regulamentadas, não podemos ficar a mercê do oficial que vai examinar. se assim for, todo o proprietário de um carro adaptado não vai dormir enquanto não passar na inspeção.

enquanto não vem uma solução política, acho que esses kits deveriam ser possíveis a sua remoção para fins de inspeção.

o fabricante do kit deveria oferecer esse serviço de retirada e reinstalação. é de pensar em soluções que facilitem essa troca rápida.

enquanto isso, a associação novaenergia já se movimenta para agir politicamente.
façam a sua parte, apoiando a associação, através de seu fortalecimento, para o bem de todos nós.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Eletrico »

luciano kaefer Escreveu: ..., acho que esses kits deveriam ser possíveis a sua remoção para fins de inspeção.
pois por mim isso foi ponto assente desde o inicio o kit que tenho e desse tipo.e facil de retirar,mesmo porque ainda vou fazendo alguns ajustes e como o carro e preciso todos os dias tenho de ser breve nas intervenções.com um pouco de arte e engenho isso e possivel e ate o próprio proprietário da viatura pode trocar os sistemas.e pelo menos no mínimo por enquanto o mais seguro.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

boas,

o ipo que não me deixaram passar foi em são joão da madeira, também achei estranho levantarem só no fim o capo mas assim fizeram.

também me dirige ao de santa maria da feira mas antes falei com responsáveis que até disseram que faziam a inspecção mas antes se queriam informar. também disseram se o kit tivesse dentro de uma caixa ou algo do género em que não fosse bem bem visível os inspectores não poderiam ir verificar o que lá estava.

durante a tarde dirigi-me ao ipo de oliveira de azeméis e também antes falei com um responsável mas disse que o sistema era só para aquecer o gasóleo (um pequena mentira para ver se resolvia o problema) o qual disse que podia fazer a inspecção sem problema, na altura da inspecção ele veio ter comigo e perguntou se não usava ov (devido ao cheiro) e lá tive que pedir desculpa pela pequena mentira e expliquei a situação que me tinha acontecido da parte de manha. segundo informações do responsável do ipo em oliveira de azeméis eles não têm nada que proiba os carros com ov mas também não tem nada que aceite, até chegou a dizer que já lá tinham aparecido camiões mas nunca carros.

sobre o papel vermelho eles não me deram porque perguntaram se queria fazer a anulação da inspecção e devolviam-me o dinheiro, e assim o aceitei. a abertura do capo não pode ser feita para ver o número do veiculo porque o meu encontra-se num autocolante na porta do lado direito e está gravado debaixo da roda suplente.

cumprimentos.
Última edição por mco em sábado mar 08, 2008 8:28 pm, editado 1 vez no total.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por k__x »

mas passam la os carros com kit ov? sou da murtosa, costumo ir a estarreja... vou me informar na ipo..

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

k__x Escreveu:mas passam la os carros com kit ov? sou da murtosa, costumo ir a estarreja... vou me informar na ipo..

em oliveira de azeméis (que não fica muito longe de estarreja) eles passam sem qualquer problema, aconselho só a retirar o depósito da mala.

só em são joão da madeira é que não deixaram

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por k__x »

mco Escreveu:
k__x Escreveu:mas passam la os carros com kit ov? sou da murtosa, costumo ir a estarreja... vou me informar na ipo..

em oliveira de azeméis (que não fica muito longe de estarreja) eles passam sem qualquer problema, aconselho só a retirar o depósito da mala.

só em são joão da madeira é que não deixaram

cumprimentos.
porquê tirar o deposito?porque é que eles podem implicar? ja agora, se a policia me perguntar alguma vez para que serve o deposito que digo?tenho um comercial... a 1º coisa que fazem é pedir para abrir a mala...

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

já há uns anos que não tenho ligação com ipo's mas tanto quanto me lembro o ipo só pode chumbar se tiver legislação nesse sentido e/ou comunicados da antiga dgv ou do mai (ministerio da administração interna) que normalmente informam de alterações á dgv que depois comunica aos ipo's.
para chumbar um veículo, têm de escolher uma ou várias anomalias de uma lista no programa informático, cada anomalia tem um código e é identico em todos os ipo's. então para chumbar o carro tiveram de escolher uma anomalia da lista. como não foi postado a descrição da anomalia, penso que se terão baseado na modificação do veiculo sem aprovação da ex-dgv e não estar mencionado no livrete. mas como tinha dito anteriormente a ser assim tinham de ter pelo menos um comunicado enviado por carta ou por fax da ex-dgv a informarem os ipo's de todo o país a partir de uma determinada data a procederem daquela forma naquelas situações e não apenas o ipo de s. joão da madeira. talvez neste caso seria recomendável chamar o responsável do ipo (engº ... qualquer coisa) para justificar e provar o procedimento.
lembrem-se que têm o direito de pedir o decreto-lei, portaria ou outro que estão na base do chumbo.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”