Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

eu vou continuar a utilizar biodiesel como toda a população de portugal que tem carros a diesel utiliza.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Oinq »

la por todos usarem, não quer dizer que seja legal...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

é tanto legal como obrigatório, tou a falar dos 3% que a galp incorpora.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Rui Pedrosa »

oinq Escreveu:
xaviermaluco Escreveu:se temos no livrete um tipo de combustivel, legalmente não podemos utilizar outro a menos que seja alterada essa cláusula e desde que a legislação o permita. (...) ou será que estou errado por ser maluco?
estás certissimo
afinal o gajo não é tão maluco quanto parecia

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Eletrico »

oinq Escreveu:la por todos usarem, não quer dizer que seja legal...
ola
uma das coisas que por aqui se procura neste fórum (e se quiser se dar ao cuidado de ler só um bocadinho ) e saber como isto encaixa na lei pois as pessoas que por aqui andam estão preocupadas com o assunto. e não e só pelas multas e também por respeito a autoridade imposta.
assim como tal já alguns de nos procuramos decretos e portarias para ver se conseguíamos perceber o ponto da situação ,porem ainda não vi por aqui ninguém que seja jurista afirmar com base neste ou naquele pressuposto que e ilegal ou legal.
no entanto pode ate ser que por aqui aja quem saiba mas dizer e que e mais dificil.
pois reina ainda a caça a multa que por enquanto e mais viável do que manter os cidadãos informados.
assim se sabe algo que não sabemos tenha a bondade de compartilhar connosco.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Oinq »

jmal Escreveu:é tanto legal como obrigatório, tou a falar dos 3% que a galp incorpora.
ou seja, não metes mais nada no deposito sem ser o que sai da bomba de combustivel não?
eletrico Escreveu:uma das coisas que por aqui se procura neste fórum (e se quiser se dar ao cuidado de ler só um bocadinho ) e saber como isto encaixa na lei pois as pessoas que por aqui andam estão preocupadas com o assunto.
ja devo ter lido mais do que um bocadinho do forum... plo menos tenho mais um ano de leitura que o amigo electrico...
eletrico Escreveu:pois reina ainda a caça a multa que por enquanto e mais viável do que manter os cidadãos informados.
e acha mal? as multas só se passam quando as leis não estão a ser cumpridas... as forças poliçiáis só cumprem o seu dever... se fazem cumprir a lei, é porque andam à caça à multa, se não a fazem, são uns chulos que não fazem nenhum... por mim, ja que tenho de lhes pagar o ordenado, ao menos que façam o seu trabalho. (é claro que esta questão dos combustiveis, não afecta ninguem directamente, pois então podem ser um pouco mais condescendentes, mas na pratica é fugir aos impostos, e por mim quem foge aos impostos devia levar uma talhada de alto a baixo, quer fuja legal, quer fuja ilegalmente)
eletrico Escreveu:assim se sabe algo que não sabemos tenha a bondade de compartilhar connosco.
se soubesse, ja o tinha publicitado à muito tempo o que eu sei, é que no meu livrete na parte de combustivel diz que o veiculo consome gasoleo ou diesel; ora se eu adicionar biodiesel ou oleo vegetal no depósito, poderei dizer sem mentir ou omitir à autoridade que o combustivel que se encontra no deposito é o mesmo que saiu da bomba? que por acso é o que esta homologado nos livretes?


continuem, com a saudavel discussão, se houver algo a acrescentar...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

oinq, tás a complicar pra quê, vê isto, no livrete diz que o motor consume diesel, se hoje em dia ninguém te vende diesel 100%, que interessa o que lá metes, outra situação são os autocolantes que alguns fabricantes metem nas tampas da entrada de combustivel para o deposito, diz lá "recomenda-se diesel" e "não usar biodiesel", se eu fosse neste momento comprar um carro novo e que tivesse lá esse autocolante, só fazia negócio se o vendedor retira-se o autocolante e me desse uma declaração que o carro está autorizado pelo fabricante a usar os combustiveis de acordo com as normas europeias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Eletrico »

ola oinq
de todo não acho mal as multas quando aplicadas com justiça pois e para evitar os abusos que elas servem e para que a lei se cumpra.
também como pode ver no post nada tenho contra as autoridades.
a questão e não certezas definitivas sobre o assunto, os seu receios são os de todos.
com respeito a antiguidade no forum não levei muito em conta peço desculpa por isso ,no entanto levado pelas questões aqui colocadas pareceu-me que tais topicos lhe tinham passado ao lado.
com respeito ao livrete de certo não diz que o diesel pode ter um % de bio pois não?
o certo e que pode conter e nem sequer sabemos qual a % quando vamos a bomba .e acha que devíamos ser multados por isso ? afinal não esta no livrete.
por fim espero que não se tenha ofendido com o post anterior mas o assunto embora ja bem debatido esta longe de nos dar certezas,e quando se repete varias vezes questões que segundo o que se sabe ja foram respondidas,da que pensar .....
mas não se chateie talvez de para ainda comermos por ai uma sardinhada enquanto falamos das fritadeiras
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Oinq »

jmal Escreveu:oinq, tás a complicar pra quê, vê isto, no livrete diz que o motor consume diesel, se hoje em dia ninguém te vende diesel 100%, que interessa o que lá metes, outra situação são os autocolantes que alguns fabricantes metem nas tampas da entrada de combustivel para o deposito, diz lá "recomenda-se diesel" e "não usar biodiesel", se eu fosse neste momento comprar um carro novo e que tivesse lá esse autocolante, só fazia negócio se o vendedor retira-se o autocolante e me desse uma declaração que o carro está autorizado pelo fabricante a usar os combustiveis de acordo com as normas europeias.
eletrico Escreveu:ola oinq
de todo não acho mal as multas quando aplicadas com justiça pois e para evitar os abusos que elas servem e para que a lei se cumpra.
também como pode ver no post nada tenho contra as autoridades.
a questão e não certezas definitivas sobre o assunto, os seu receios são os de todos.
com respeito a antiguidade no forum não levei muito em conta peço desculpa por isso ,no entanto levado pelas questões aqui colocadas pareceu-me que tais topicos lhe tinham passado ao lado.
com respeito ao livrete de certo não diz que o diesel pode ter um % de bio pois não?
o certo e que pode conter e nem sequer sabemos qual a % quando vamos a bomba .e acha que devíamos ser multados por isso ? afinal não esta no livrete.
por fim espero que não se tenha ofendido com o post anterior mas o assunto embora ja bem debatido esta longe de nos dar certezas,e quando se repete varias vezes questões que segundo o que se sabe ja foram respondidas,da que pensar .....
mas não se chateie talvez de para ainda comermos por ai uma sardinhada enquanto falamos das fritadeiras
um abraço

ehh não tou chateado com nada, nem com ninguem, desculpem se fui mais aspero com alguem, mas é do meu modo de falar, desculpem...

so digo que o pessoal de tempos a tempos vem bater de novo na mesma tecla, quando a coisa está clarissima. depois de porem oleo ou percentagens elevadas de bio, podem afirmar que o que está no deposito é o combustivel homologado? que eu me lembre a ultima discussão que li por aqui é que havia uma portaria que dizia que o diesel da bomba pode ter até 5% ou terá de ter 5% de bio, ( agora ja n me lembro qual era a expressão ) isso é o combustivel homologado na tal portaria...

quanto aos autocolantes, n servem de nada se depois de uma avaria no motor, conseguirem ver que foi provocada por combustivel que não tinha os parametros x, y ou z...
uma altura quando ainda tinha o skoda, fui ao concessionário, e meti a questão. o meu carro tem de cá vir de 7500 em 7500 km trocar oleo, enquanto o filtro so troca de 15000 em 15000 km, ja que leva oleo mineral não podemos por oleo sintético e passa a vir de 15000 em 15000 trocar o oleo e filtro? responderam, pode, mas perde a garantia, perguntei o porquê, não tem logica, pois estou a meter consumiveis de superior qualidade. disseram que o que estavam homologado para aquele veiculo era assim, não podia ser trocado... claro que foi a penultima revisão do concessionario, acabou a garantia, e passei a fazer 15000 em 15000 oleo sintetico e filtros...

quero com isto dizer que as coisas estao definidas, não vale a pena inventar... é claro que o meu 206 anda entre 10 e 15% vegetariano, pois considero melhorar o ambiente, nem é pla poupança por assim dizer... e como nem pertenço aquela classe que nem direito a deduzir irs tenho, não é por esses centimos de imposto, que o gato vai às sardinhas... sardinhas arghh dispenso... agora uns bons entrecostos ou entremeadas... ui!!!
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Eletrico »

oinq Escreveu:... agora uns bons entrecostos ou entremeadas... ui!!!
temos de tratar disso na zona oeste há uns sítios engraçados com jeito vai antes umas bifanas e ainda levamos o óleo usado para as fritadeiras
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por XavierMaluco »

meus caros

legal ou ilegal, eu continuo a consumir ov...! afinal de contas se o governo faz tanta cagada, porque é que nós não podemos fazer uma mijada (de o v ) para dentro do deposito.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

só quero dizer mais uma coisa, e isto foi o meu mecânico que disse, a maioria dos problemas que os motores a diesel têm são resultantes do combustível que lá se mete, seja diesel ou biodiesel. quem me garante que o diesel que se vende está em boas condições.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Rui Pedrosa »

boa noite

a qualidade dos combustiveis alterada é uma realidade, eu próprio sou testemunha disso, tenho 2 viaturas com sistemas de injeção mais recentes (common rail) e só funcionam bem com o gasóleo mais caro, enquanto os outros mais antigos queimam tudo. anda por aí muita murraça e misturas ordinárias no que respeita a gasóleo normal. quem sabe até propositadamente para que as pessoas se apercebam disso e consumam o gasóleo mais caro.


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Rui Pedrosa »

boas

ao consultar legislação sobre os biocombustiveis encontrei este endereço que acho ter interesse para os membros deste fórum.

http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/t ... 1_0001.htm

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

1 - os produtores e os importadores de biocombustíveis destinados a serem incorporados em produtos petrolíferos ficam obrigados a entregar todos os biocombustíveis, exclusivamente, a titulares de entrepostos fiscais de produtos petrolíferos ou energéticos, que procedem à introdução no mercado do produto obtido.
viram como estava certo acerca de culpar um posto de abastecimento por causa daquilo que meto no depósito.

quantos ás multas, penso que apenas esta nos pode tocar, e penso que não vamos ter problemas.
contra-ordenações

e) a violação do disposto no n.º 1 do artigo 10.º
artigo 10.º



utilização de carburantes com teor de biocombustível superior a 5%



1 - quando haja utilização de biocombustível em mistura com o gasóleo em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Eletrico »

jmal Escreveu:artigo 10.º



utilização de carburantes com teor de biocombustível superior a 5%



1 - quando haja utilização de biocombustível em mistura com o gasóleo em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera.
o pior e que quando alertas para isso eles nas inspecções não fazem nenhum procedimento diferente de um carro só a gasóleo pelo menos a julgar pelo que me foi dito a dias num centro de inspecções.e medir normalmente os gases e sempre a andar.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Octanas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 28, 2008 8:58 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Octanas »

viva... fui como corsa a cheirar a batata frita pra inspecção e passou... enquanto não houver ordens para eles fiscalizarem melhor o uso de ov no combustivel eles passam na boa, medem co e opacidade, e se tá dentro dos limites está bom... sei que a maioria funciona assim porque ando sempre em cima das leis de alterações de veiculos!!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

eletrico Escreveu:o pior e que quando alertas para isso eles nas inspecções não fazem nenhum procedimento diferente de um carro só a gasóleo pelo menos a julgar pelo que me foi dito a dias num centro de inspecções.e medir normalmente os gases e sempre a andar.
os centros de inspeção têm normas de procedimento para as inspeções e não podem desviar delas. todos os procedimentos e seus valores efectuados a um veiculo passam atraves de programa informatico para a antiga dgv (não sei o nome deles agora) e para o mai (ministerio da administração interna).

o que voçês podem fazer é pedir uma copia carimbada pelo centro de inpeção do teste de co2, para em caso de paragem por uma brigada, justificarem que apesar do cheiro a fritos ainda emitem menos co2 que outro qualquer veiculo, seria uma boa ideia ter sempre no portaluvas uma copia do decreto ou portaria que regula o valor de co2 permitido.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Jorge Santos »

xaviermaluco Escreveu:meus caros

eu também queimo ov.
mas claro que ando ilegal como todos os que o fazem, basta seguir a lógica e a coerência.
se temos no livrete um tipo de combustivel, legalmente não podemos utilizar outro a menos que seja alterada essa cláusula e desde que a legislação o permita.
caso contrário o tipo de combustivel viria omisso no livrete. ou será que estou errado por ser maluco?
eu cá só coloco 5% (não sou é muito bom em contas), mas se tem mais a cupla é das bombas onde abasteço habitualmente! malvados!
uma pessoa a pagar gasóleo e eles a meterem ov! malandros!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

pois é xaviermaluco, este tópico desenvolveu-se muito na minha ausência. com que então o teu sogro foi apanhado a consumir gasóleo verde e o carro não foi apreendido? estranho.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”