Filtro de OV Usado 2

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Filtro de OV Usado 2

Mensagem por jossef »

depois de fazer e mostrar aqui como se pode filtrar óleo usado sem muitos resíduos e ocupando um espaço muito pequeno desta vez o projecto é bem maior e dá para filtrar óleo já com um maior grau de impurezas este projecto foi uma copia do hynek.
os direitos de autor foram pagos

Imagem

esta é uma bomba de oleo da mercedes de uma sucata

Imagem

Imagem

o filtro de água

Imagem


Imagem

um filtro de gasoleo velho

Imagem

da bomba ao filtro

Imagem

do filtro da agua ao filtro do gasoleo

por fim é ligar o a bomba ao berbequim e já está .
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

muito bem, está aprovado, aprendes (copias ) rapidamente. até copiaste a abraçadeira para desmontar o filtro.

parabéns. é muitíssimo importante usar só óleo bem filtrado e sem água. se não estiver, depois da filtragem, limpo e transparente, aconselho a não usar. devolver ao restaurante para que o leve a empresa de recolha.

mete, no início, mais um filtro +grosso. vais poupar nos filtros seguintes.

cuidado com pressão, o filtro, ao colmatar, vai fazer aumentar a pressão. convém ter um by-pass com válvula regulada para 3 bar, no máximo (acho que pode ser a de usada nos sistemas de água - deve custar uns 15 €).

deixa o óleo descansar uns dias antes e uns dias depois e não despejar todo o conteúdo. o que ficar no fundo, não usar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

olá jossef, também eu tou a montar um sistema de flitragem para ov usado, gostava de poder mostrar com fotos mas não sei como...
em relação ao teu sistema devias (penso eu) por um filtro de rede inox antes desse de 60 microns em plástico para reter as impuresas maiores e poderes lava-lo sempre que seja nessesário, como no meu caso, basta colocares outro copo azul antes desse.
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

jossef colocaste o oring de plástico no encaiche do elemento flitrante, se não o oleo não vai ser todo flitrado... vai passar oleo pela folga do mesmo
.
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

balurcos Escreveu:jossef colocaste o oring de plástico no encaiche do elemento flitrante, se não o oleo não vai ser todo flitrado... vai passar oleo pela folga do mesmo
.
é verdade, isso pode ter folga. bem observado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

quase tudo de contrução é comigo
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas se n me engano até o filtro do gasoleo é igual e o melhor é q até os nossos "carros" são iguais (mas o meu é mais bonito)
tenho um filtro de gasoleo dos pequenos antes da bomba de oleo .
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

nanana o meu é mais bonito... este fim de semana vou lá abaixo aos balurcos com a minha 1º experiencia de ovu (usado, há frontera vais dar o litro naqueles montes). depois conto como foi, e como se põe fotos neste forum ainda não entendi...


a todos bom fim de semana!!!
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

balurcos Escreveu::) nanana o meu é mais bonito... este fim de semana vou lá abaixo aos balurcos com a minha 1º experiencia de ovu (usado, há frontera vais dar o litro naqueles montes). depois conto como foi, e como se põe fotos neste forum ainda não entendi...


a todos bom fim de semana!!!
não te esqueces levar contigo uns filtros de reserva. se o óleo não estiver bem limpo, entope o filtro. os sintomas:
- começa perder potência
- as rotações máximas começam baixar

quando isso acontecer, é melhor encostar num sítio mais apropriado e substituir o filtro. não eperar até o carro não poder mais. não vale a pena. pode ser, depois dos primeiros sintomas, uma questão de poucos km.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

5 estrelas... o oleo usado para mim é o futuro!!!

hynek correu tudo bem, eu filtrei o oleo por 2 meios: decantação
mecanico

o meu sistema também foi inspirado pelo teu mas eu vou explicar como tá diferente...

1º recolho o ovu nuns restaurantes perto da minha zona
2º numa barrica de 200 litros coloco 70% de gasóleo em relação ao oleo usado que consegui arranjar e misturo tudo junto com um berbequim depois assenta por uns 3 a 4 dias
3º com uma bomba de esgoto águas sujas sujas, decanto para outra barrica até cerca de 25cm do fundo, ficando a borra e algum oleo no fundo, na outra barrica fica mais 2 ou 3 dias
4º filtragem final com outra bomba de esgoto de águas sujas para uma canalização em ppr por 2 filtros iguais aos do jossef um de 60 microns e outro em 5 microns para um depósito de 1000 litros que espero um dia conseguir encher, se não paciencia... atenção que na segunda barrica também deixo cerca de 25 cm a bomba acima do fundo, ficado a sugidade em baixo, esta borra toda tiro das barricas com um filtro de limpeza dos áquários a maior e repito todo o prosesso quando conseguir arranjar mais oleo usado. acho que é simples e prático e o facto de misturar o gasóleo no oleo sujo ñao me preocupa só ligo 2 botões e é ver o oleo correr limpinho pró depósito com mais fluidés .
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

acho que a compra de oleo usado está para vir á baila qualquer dia destes... para quem gasta muito como é o meu caso a prioridade agora é a montagem dos kits nos pópós...
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas isso n tem fotos???
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

balurcos,

este teu sistema parece-me bem. misturado com muito gasóleo, decantado e só depois filtrado, mas não até ao fundo. tenta arranjar um filtro em seda de polipropileno, para 0,5 mícron. assim fica mesmo a 100%.

quanto a óleo usado, depois da recolha deve se deixar descansar uns dias até uma semana. para melhorar a filtragem, aquecer. depois de filtrado, descansar outra vez o mesmo período. nunca filtrar tudo, deixar uns 20% (ou quando aparece a sujidade). os resíduos que sobram dá para queimar na lareira ou recuperador.

se o óleo usado for muito escuro, não usar, está muito oxidado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

olá, eu vou seguir os teus conselhos hynek vou dar uma volta pela rua de são paulo em lisboa e ver o que há de filtros de 0,5 micron, eu ainda estou a aprefeiçoar esta gingajoga mais ideias vão surgindo entre elas uma mangueira com torneira directa do depósito para o carro e um t para retirar uma amostra do oleo passado para verificação antes de depositar no depósito...

em relação a fotos eu depois coloco umas para o pessoal copiar mediante licença !! , não sei como mas convido desde já o jossef para tratar das fotos depois do sistema estar ok. pode ser?[/img]
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

pode ser pode.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

pronto já telefonei prós filtros e o que existe é 1 micron lavável para este tipo de filtros, penso ser suficiente... não é 0,5 mas sempre melhor que 5 não é 100% mas tá quase...

jossef depois mando uma mensagem privada para combinar a sessão fotográfica
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

quanto custa o cartucho?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

olá hynek, entre 25 e 30 €. vem da tua terra... viseu!

mas atenção os filtros de 5 microns de linha de algodão e com buracos dos dois lados não prestam eles abanam dentro do copo e o oleo passa nas folgas sem ser filtrado, o filtro não pode mexer, tem de tar fixo o que asegura uma boa filtragem. recomendo os cartuchos laváveis e com orig pelas razões apontas
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

vem da tua terra...
então só daqui a um mes é q chega aqui.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

será que em viseu andam ainda de carroça???
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”